quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ENDREÇO PROVISÓRIO DO MEU BLOG


  ENDREÇO PROVISÓRIO DO MEU BLOG

        HTTP://BLOFLAVIOCHAVES.WORDPRESS.COM                                   

Julgamento de Gil Rugai entra no terceiro dia




SÃO PAULO – O julgamento de Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta, em março de 2004, entra no terceiro dia nesta quarta-feira, no Fórum Criminal da Barra Funda, na Zona Oeste. Os trabalhos devem ter início por volta das 9h30m. O júri vai continuar a ouvir as testemunhas arroladas pela defesa do réu.
Nesta terça-feira, o júri terminou por volta das 21h30m e foi marcado por trocas de acusações e bate-bocas entre defesa e acusação em plenário. Os advogados de Gil tentaram desqualificar os depoimentos do instrutor de voo Alberto Bazaia Neto e do delegado Rodolfo Chiareli, que presidiu o inquérito policial na ocasião. Ambos são testemunhas arroladas pela acusação e foram ouvidos nesta terça-feira.
A defesa tentou, inclusive, relacionar a morte de Luis Carlos Rugai a um suposto esquema de tráfico de drogas cuja base seria o aeroporto do município paulista de Itu, onde Bazaia Neto dava aulas de voo para o pai de Gil. A acusação disse que o objetivo é “desviar o foco”.

Campanha virtual pede cancelamento de registro de Silas Malafaia como psicólogo



O que o pastor Silas Malafaia tem em comum com Renan Calheiros, o “Veta, Dilma!” (contra o novo Código Florestal) e os índios guarani-caiová?
O líder evangélico também virou tema de um abaixo-assinado na Avaaz.org, como as listadas acima. E, por conta dele, está sendo investigado pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.
A turma da internet se voltou contra Malafaia após sua participação no programa “De Frente com Gabi” (SBT), da jornalista Marília Gabriela.
A Avaaz.org é uma organização de ativistas criada em 2007 que faz mobilizações sociais através da internet. A palavra Avaaz significa “voz” nos idiomas hindi e persa e “som” em urdu (dialeto paquistanês).
Fonte: Folha de São Paulo

Dilma e Aécio abrem campanha presidencial de 2014



Dois no palanque Dilma Rousseff e Aécio Neves inauguram hoje a campanha de 2014. A presidente usará o discurso na festa do PT para reforçar a continuidade entre o seu governo e o de Lula e atacar a “subcultura do medo” dos que criticaram o governo pela redução da tarifa de energia. No Senado, o tucano dirá que sempre que teve de “escolher entre o Brasil e o partido”, o PT optou por si. Citará a eleição de Tancredo Neves e o apoio a Itamar Franco, ao Plano Real e à Lei de Responsabilidade Fiscal.
E um ausente Esperado na festa do PT hoje, o também presidenciável Eduardo Campos (PSB) –um dos poucos governadores aliados que faltaram à pajelança do Brasil Sem Miséria ontem– optou por comparecer à missa de sétimo dia do ex-ministro Fernando Lyra, em Recife.
No barco Já o ex-prefeito Gilberto Kassab, que ainda não embarcou oficialmente no governo Dilma, confirmou presença no convescote.
Precedência Texto do convite oficial do PT, assinado por Rui Falcão, para o evento de hoje: “A presidência do PT convida para o ato inaugural das comemorações dos dez anos do Governo Democrático e Popular. O presidente Lula e a presidenta Dilma estarão presentes”.
Seletivo Em exposição fotográfica nos corredores da Câmara dos Deputados na qual resgata cronologicamente sua história, o PT “pulou” 2005, ano em que eclodiu o escândalo do mensalão.
Oremos Sites evangélicos que ajudam no mutirão de adesões para oficializar a Rede, novo partido de Marina Silva, chamam a ex-ministra de “missionária Marina”.
Na estrada Depois de emitir nota rechaçando candidatura de Michel Temer ao governo paulista em aliança com o PT, o PMDB convocou Paulo Skaf e Gabriel Chalita para um giro pelo interior aos sábados a partir de março.
Bolão Alheios ao decantado favoritismo de Heleno Torres e Humberto Ávila, ministros do Supremo torcem por um “azarão” para a vaga de Carlos Ayres Britto: o subprocurador da República Eugênio Aragão. Apesar de ser ligado ao procurador-geral, Roberto Gurgel, Aragão tem bom trânsito com petistas.
Da água… O ministro do Turismo, Gastão Vieira, fez menção ontem às especulações sobre a sua eventual substituição durante a posse do novo diretor de Relações Internacionais da pasta, Acir Madeira Pimenta Filho.
… para o vinho ”Todos sabem que estamos fazendo um excelente trabalho. Tanto que o ministério, que antes estava nas páginas policiais, hoje é cobiçado”, desabafou.
Carona… Antes de deixar a presidência da Câmara, Marco Maia (PT-RS) arquivou requerimento em que Rubens Bueno (PPS-PR) requeria acesso à lista de passageiros em aviões oficiais com presidente da República, ministros e parlamentares. O pedido foi feito em 2011.
… republicana? Em dezembro passado, a Mesa Diretora acolheu parecer de Rose de Freitas (PMDB-ES), para quem a publicação da lista feria as prerrogativas institucionais da Presidência. “Afinal, os interesses defendidos nessas viagens são sempre do Brasil”, dizia o relatório.
Tapetão O PPS recorreu ontem à Comissão de Constituição e Justiça para ter acesso à relação de nomes.
Pegadinha O entorno de Geraldo Alckmin vê como armadilha a pressão de Fernando Haddad para implantar a inspeção veicular no Estado. Na visão dos tucanos, o projeto que tramita Assembleia dificilmente será aprovado neste ano. “Deputado não cria taxa em ano pré-eleitoral”, afirma um governista.
Querência Os ministros Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Maria do Rosário (Direitos Humanos) já disputam, nos bastidores, a indicação do PT-RS para o Senado na coalizão reeleitoral de Tarso Genro.

‘Prévia do PIB’ tem crescimento de 1,6% em 2012, revela Banco Central




O nível de atividade econômica do país registrou crescimento de 1,64% em 2012, segundo o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), indicador que busca antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB). O número foi divulgado pela autoridade monetária nesta quarta-feira (20). Neste caso, a comparação foi feita sem ajuste sazonal, pois considera períodos iguais (ano contra ano) – avaliada como mais apropriada por economistas.
Considerando o resultado de 2012 com ajuste sazonal (dessazonalizado), menos apropriado segundo o mercado, o índice avançou 1,35%.
O crescimento do IBC-Br em 2012 ficou acima, porém, das previsões do mercado financeiro. Pesquisa do próprio BC com analistas dos bancos, que dá origem ao relatório de mercado, também conhecido como Focus, revela que o mercado estima uma alta de 0,95% para o PIB no último ano fechado.
Em dezembro do ano passado, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton, disse que o IBC-Br não seria uma medida de PIB, mesmo que tenha sido criado para tentar antecipar o resultado, mas apenas “um indicador útil” para o BC e para o setor privado. “Se o IBC-Br acertasse na mosca é que seria surpreendente”, afirmou ele na ocasião. O resultado oficial do PIB de 2012 será divulgado pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE) em 1º de março.
Variação do IBC-Br por trimestres
Os dados trimestrais do IBC-Br, divulgados pelo Banco Central nesta quarta-feira, mostram desaceleração do PIB no quarto trimestre do ano passado. Neste caso, a comparação foi feita após ajustes sazonais. No quatro trimestre de 2012, segundo a autoridade monetária, o IBC-Br avançou 0,62%, valor que ficou abaixo da expansão de 1,12% do terceiro trimestre do ano passado. No primeiro trimestre de 2012, o crescimento foi de 0,29% e, no segundo trimestre do ano passado, atingiu 0,58%
Resultado do PIB e medidas de estímulo
O resultado do IBC-Br indica que o nível de atividade econômica frustrou o governo em todo ano passado. No fim de 2011, o Ministério da Fazenda estimava que o crescimento da economia brasileira seria superior a 4% em 2012. Por conta das sucessivas revisões para baixo do indicador, e do resultado do PIB do terceiro trimestre, publicações internacionais, como a revista britânica “The Economist”, criticaram o ministro Guido Mantega e chegaram a sugerir sua demissão.
Para estimular a economia brasileira, o governo anunciou uma série de medidas no decorrer do ano passado, como a redução do IPI para linha branca e automóveis, além do corte dos juros básicos da economia para 7,25% ao ano (mínima histórica) e da redução em mais de R$ 100 bilhões dos chamados depósitos compulsórios.
O governo também reduziu, no ano passado, o IOF para empréstimos tomados pelas pessoas físicas, deu prosseguimento à desoneração da folha de pagamentos, liberou mais crédito para os estados, anunciou um programa de compras governamentais de R$ 8,4 bilhões, e também tomou medidas de defesa da concorrência.
Fonte: G1

Audiência sobre fiança de Pistorius é adiada de novo na África do Sul



Irmãos de Oscar Pistorius, Aimee e Carl, e o pai Henke aguardam o reinício da audiência em pretória. (Foto: Siphiwe Sibeko / Reuters)
O Tribunal de Pretória voltou a adiar nesta quarta-feira (20) a decisão sobre a concessão ou não de fiança para o corridor sul-africano Oscar Pistorius, acusado da morte de sua namorado, a modelo Reeva Steenkamp.  A corte se reúne novamente a partir das 6h (horário de Brasília) desta quinta-feira (21).
Nesta quarta, foram ouvidos fiscais, policiais e o chefe da investigação do caso, Hilton Botha, que afirmou que Pistorius já havia sido detido antes por agredir alguém em sua casa. “Não me lembro exatamente da data, mas houve um incidente em seu domicílio, quando foi detido por agressão, creio”, afirmou o investigador.
Botha também disse acreditar que Pistorius poderá fugir caso seja concedida sua liberdade com o pagamento de fiança. O atleta continuará sob custódia da polícia nesta quarta e quinta.
Segundo a testemunha, a polícia da África do Sul encontrou testosterona e agulhas no quarto do atleta paralímpico. “Trata-se de um remédio à base de plantas, ele pode usá-lo e já havia utilizado antes”, afirmou ao juiz o advogado de Pistorius.
Pistorius e a namorada discutiram violentamente entre duas e três da manhã, antes que o esportista a matasse com tiros, afirmou uma testemunha citada nesta quarta-feira pelo promotor Gerrie Nel.
“Acredito que ele sabia que ela estava no banheiro, e deu quatro tiros através da porta”, afirmou o detetive Hilton Botha, acrescentando que o ângulo dos disparos sugere que o atleta mirou em alguém que estava no banheiro.
Pistorius disse que foi até o banheiro caminhando sem as próteses – razão pela qual se sentia tão vulnerável.
Já Botha disse que os tiros parecem ter sido disparados “de cima para baixo”, o que indica que o atleta havia colocado suas próteses.
Botha disse que testemunhas no condomínio de luxo onde Pistorius vive, ao norte de Pretória, comentaram ter escutado uma discussão doméstica na casa dele entre 2h e 3h da madrugada.
Uma testemunha disse ter escutado um tiro, seguido 17 minutos depois por outros disparos, segundo Botha. Outra testemunha falou de um tiro seguido por gritos, e depois por mais tiros, acrescentou o policial.
Steenkamp foi atingida na cabeça, no braço e no quadril dentro do recinto do vaso sanitário, no banheiro da suíte de Pistorius.
O depoimento contradisse as afirmações de Pistorius, que alega que ele e a namorada haviam passado uma noite tranquila e deitado às dez da noite.
Pistorius também foi indiciado por posse ilegal de munições, informou a polícia sul-africana.
“Encontramos uma caixa de cartuchos calibre 38 especial”, disse o detetive Hilton Botha.
O policial explicou que Pistorius não tinha permissão para este tipo de munição.
Segundo o advogado de defesa, Barry Roux, Pistorius afirma ter matado a namorada por engano, ao confundi-la com um ladrão que teria invadido a casa.
Reeva Steenkamp foi encontrada morta em sua casa, em Pretória, na madrugada de quinta-feira (14). A família da modelo disse em entrevista ao jornal sul-africano “Times Live” que tudo o que quer são respostas.
O funeral de Steenkamp também aconteceu nesta terça na cidade de Port Elizabeth, onde houve protestos contra Pistorius.
“Ela ainda tinha muito para dar e tudo isso foi embora agora. Em um piscar de olhos ou uma respiração, a pessoa mais bela que já viveu não está mais aqui”, afirmou June Steenkamp, mãe da modelo de 29 anos. “Tudo o que temos agora é essa horrível morte para lidar. Tudo o que queremos são respostas. Respostas para por que isso teve que acontecer, por que nossa linda filha teve que morrer assim.”
Fonte: G1

Fazendeiro que encontrou meteorito em Goiás espera ficar milionário



Meteorito encontrado em fazenda de Campinorte, Goiás, pesa cerca de 1.300kg (Foto: Reprodução/ TV Anhanguera)
O fazendeiro Eli Oliveira espera ficar milionário vendendo o meteorito que caiu há vinte anos em sua propriedade rural, em Campinorte, na região norte de Goiás. Em 2008, pesquisadores da agência espacial norte-americana (Nasa) confirmaram que a pedra é mesmo um asteroide que caiu na Terra no passado.
A pedra pesa cerca de 2 toneladas e 75 cm de diâmetro. Com essas dimensões, é um dos três maiores meteoritos já encontrados no país, segundo o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Meteoritical Society. O tesouro do fazendeiro está guardado, mas ele não revela onde e não deixa ninguém chegar perto. A expectativa de Eli é vender o meteorito por um “bom valor”.
Fonte: G1

Novo blog

Acompanhe as notícias do dia acompanhadas de literatura, cultura e entretenimento no novo blog do Flávio Chaves.
                                            http://blogflaviochaves.wordpress.com/

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

As omissões da imprensa nos atos fascistoides contra Yoani, cujo planejamento contou com a presença de um assessor de Carvalho. Ou: Honre a faixa do peito, presidente, e chame a Polícia Federal! Ou ainda: Uma obrigação moral de deputados e senadores de oposição


Por Reinaldo Azevedo
Uma súcia de fascistoides recebeu a blogueira Yoani Sánchez com gritos, xingamentos e dólares nas mãos quando ela desembarcou, na madrugada de ontem, no aeroporto Guararapes, em Pernambuco. De lá, ela seguiu para Feira de Santana, na Bahia, onde assistiria à pré-estreia de um filme que trata justamente da agressão à liberdade de expressão. O evento, previsto para a noite de ontem, não aconteceu. Mais uma vez, uma tropa de choque formada por petistas e militantes do PC do B a hostilizou. Ela teve de se retirar para uma sala reservada para não ser agredida. Então ficamos assim: uma mulher que comete o crime de defender a liberdade de expressão numa ditadura é impedida de se pronunciar num país livre por gorilas do oficialismo, sob as ordens da embaixada de Cuba e com a conivência — o nome é esse mesmo! — do governo federal. Se Dilma Rousseff honra a faixa que enfeitou seu peito no dia da posse, dá um de seus supostamente famosos tapas da mesa, chama José Eduardo Cardozo, que é ministro da Justiça e não cavalo de parada para desfiles garbosos, e determina que a Polícia Federal faça a segurança da cubana e impeça a canalha fascista de rasgar a Constituição. Se assistir inerme a essa violência, Dilma estará dando razão prática àqueles que, no passado, também violaram a lei para constrangê-la. Aliás, presidente, Yoani vem de um governo em que se torturam e se matam pessoas na cadeia por crimes de opinião. É simples assim. Nos atos de selvageria, presidente, contra Yoani — que teve o cabelo puxado e o rosto tocado por notas de dólares —, há a marca vergonhosa e indelével do seu governo. Tudo é lastimável, inclusive o que vem agora: boa parte da grande imprensa brasileira se tornou moralmente corresponsável pelas violências de que Yoani foi e ainda pode ser alvo. Por quê?
VEJA chegou aos leitores na manhã do sábado. Nas primeiras horas do dia, este blog já publicava um post denunciando a reunião havida na embaixada de Cuba, em Brasília, sob o comando do embaixador Carlos Zamora Rodríguez. Vocês conhecem a história. Disquetes com um dossiê contra Yoani foram distribuídos, e se combinaram ali atos de protesto contra a presença da blogueira no Brasil. Yoani é acusada de coisas graves, como ser agente do imperialismo, estar sob a influência da CIA, tomar cerveja com amigos, ir à praia e comer bananas… Os totalitários, com o tempo, evoluem para o terreno demencial. Havia lá um funcionário graduado do governo Dilma. Trata-se do coordenador de Novas Mídias da Secretária-Geral da Presidência, Ricardo Augusto Poppi Martins, que viajou para Cuba em seguida. Voltou ontem. A pasta de Gilberto Carvalho emitiu uma nota espantosamente mentirosa sobre o caso, na qual havia uma única verdade: a confirmação de que o tal assessor participara mesmo da reunião. Rodríguez confessou uma outra ilegalidade: afirmou que agentes cubanos acompanham cada passo de Yoani no Brasil.
Reação pífia, mesquinha, indigna
A reação da chamada grande imprensa nestes três dias foi pífia, mesquinha, indigna. As TVs ignoraram o assunto até — se perdi alguma coisa antes, avisem-me — a reportagem levada ao ar pelo “Jornal da Globo” no começo da madrugada desta terça. Os grandes jornais dispensaram ao caso um tratamento frio, burocrático, ridículo. Nestes tempos de surrealismo noticioso, houve quem tivesse o capricho de dar como notícia a primeira nota da Secretaria-Geral da Presidência  (ela emitiu duas) sem ter informado antes o que trazia a reportagem de VEJA. Ou por outra: ganhou mais relevância o desmentido engrolado do governo do que os fatos gravíssimos que tinham acabado de vir à luz. E que se note: mesmo a reportagem do Jornal da Globo ignorou a questão dos agentes cubanos que estão no encalço da blogueira, o que é estupidamente ilegal. “Mas quem garante que está?” O embaixador cubano! É ele quem está confessando um crime contra as leis brasileiras e o direito internacional.
A verdade lastimável é esta: a grande imprensa brasileira está perdendo os parâmetros de como funciona, e deve funcionar, uma sociedade aberta e está se amesquinhando. Ontem, no Twitter, alguns tontinhos da profissão, supostamente alinhados com um jornalismo mais “moderno”, dispensavam ao caso um tratamento jocoso, irônico, como se, de fato, isso tudo não tivesse a menor importância. Toma-se o direito essencial do longo Artigo V da Constituição — uma cláusula pétrea — como matéria menor. Um jornalismo que avalia não ser precisar dar destaque à presença de um assessor ministerial numa reunião realizada numa embaixada de uma tirania com o objetivo de desqualificar uma militante dos direitos humanos; um jornalismo que avalia não ser preciso dar destaque à presença de agentes da polícia política de um país estrangeiro no encalço de alguém que entrou legalmente em nosso país, um jornalismo que comete essas omissões já está descolado de sua missão; já não merece mais esse nome;  já está perdido para a causa democrática. ESSE JORNALISMO NÃO PRECISA MAIS DO CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA, COMO QUEREM OS FASCISTAS, PORQUE, INFELIZMENTE, JÁ ESTÁ CONTROLADO!
O que se passa? O setor perdeu o brio? A vergonha? As referências? Vive também ele sob a patrulha de um partido e, no fundo, desconfia que Yoani não seja, assim, flor que se cheire? Olhem aqui: aqueles vagabundos que foram impedir a blogueira cubana de falar não têm tanta importância; noticiar a bagaunça que armaram também serve para promovê-los. Eles vão se sentir orgulhosos, como todo criminoso se gaba da própria obra. A notícia relevante, que rendeu uma alentada reportagem de VEJA, era justamente as patas no governo cubano nessa mobilização, a presença de um assessor de Carvalho na reunião e a atuação de agentes estrangeiros em nosso país, ao arrepio da lei. Essa era a notícia!!! Essas eram as coisas que tinham de ser cobradas de Gilberto Carvalho e do governo Dilma.
Quais critérios explicam a omissão? Se alguém tiver alguma justificativa razoável, juro que publico aqui com destaque. Por que tanto silêncio? Por que tanta covardia? Os líderes da bagunça armada em Feira de Santana dizem que vão continuar — ENTENDEU, PRESIDENTE DILMA? Eles confirmam que vão seguir as ordens recebidas do embaixador cubano, contra o que estabelece a Constituição brasileira.
Essa gritaria promovida contra Yoani revela, uma vez mais, a alma profunda dessa gente e diz, com clareza absoluta, quem são eles e quem foram no passado. Este é um país em que está em curso uma dita Comissão da Verdade, que procura avançar sempre um pouquinho mais na tentativa de rever, ao arrepio da Constituição, a Lei da Anistia. A comissão que está aí existe para tornar heróis os amigos e tornar bandidos os inimigos. Somos obrigados a ler, por exemplo, que os comunistas de então queriam democracia… Ninguém deveria ter sido torturado por isto, é evidente, mas democracia não queriam. Tanto assim era que não a querem até hoje. Por isso estão aí, impedindo Yoani de falar. E, dizem eles próprios, agem assim em “defesa da revolução socialista cubana”. Perfeito! Se os comunistas tornados heróis pela Comissão da Verdade tivessem vencido, teria vigido Brasil — e talvez estivesse ainda em vigência — um modelo como o… cubano! As esquerdas reivindicam o monopólio do direito de matar, o monopólio da censura, o monopólio da fala e, não poderia ser diferente, o monopólio da verdade.
Oposições
O senador Álvaro Dias (PSDB-PR) protocolou nesta segunda na Mesa Diretora do Senado requerimento para que os ministros Gilberto Carvalho (Secretaria-geral da Presidência) e Antonio Patriota (Relações Exteriores) prestem esclarecimentos aos parlamentares sobre a atuação do governo brasileiro no complô contra Yoani. Está certo. Mas os partidos de oposição precisam fazer mais. A partir desta terça, É UMA OBRIGAÇÃO MORAL HAVER REPRESENTANTES DO PSDB, DO PPS E DO DEM ACOMPANHANDO OS PASSOS DA BLOGUEIRA. É preciso que lhe emprestem apoio contra os gorilas nativos que a perseguem, contra os gorilas cubanos que a perseguem, contra o gorilismo oficial que a persegue.
Ontem, no Jornal da Globo, vi um senador Eduardo Suplicy (PT-SP) exaltado contra aqueles que hostilizavam Yoani. Aprecio o seu gesto. Mas não seria quem sou se tivesse a memória fraca. Em 2009, a blogueira foi convidada para o lançamento de um livro seu no Brasil, e o governo cubano não permitiu que deixasse a ilha. A Comissão de Constituição e Justiça aprovou, então, uma moção de repúdio ao governo cubano. Só um senador votou contra: Inácio Arruda (PCdoB-CE). E um se absteve: Suplicy afirmou que apoiava o protesto, mas que preferia ouvir antes o embaixador de Cuba… A atitude de ontem serviu para minorar aquela decisão lamentável.
Volto à imprensa para encerrar
Algo está fora do lugar em muitas áreas da imprensa. Há dias, o embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Averláiz, participou de um ato CONTRA A JUSTIÇA BRASILEIRA E CONTRA AS OPOSIÇÕES. Sim, era esse o teor da patuscada armada por José Dirceu. A exemplo de seu colega cubano, Averláiz desrespeitava as leis brasileiras e rasgava as leis internacionais sobre a representação diplomática. Na imprensa brasileira, com as exceções de praxe, parecia que ele estava dizendo um “hoje é terça-feira”…
“Ah, que importância tem isso? Meia dúzia de dinossauros comunistas, o que inclui até um palhaço fantasiado de Che Guevara, fazendo um barulhinho…” Errado! Um funcionário do Palácio do Planalto, assessor graduado do secretário-geral da Presidência, participou de uma conspirata numa embaixada estrangeira e ouviu do seu titular que agentes estrangeiros perseguem uma pessoa que entrou legalmente em nosso país e que está protegida, enquanto aqui estiver, pelas leis brasileiras. Se isso não é notícia, o que é notícia?
Coragem, jornalismo!
Coragem, senadores e deputados de oposição!

Anatel multa Vivo em R$ 3,9 milhões por má qualidade na telefonia fixa


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aplicou multa de R$ 3,9 milhões contra a Telefônica/Vivo, por descumprimento de metas de qualidade no serviço de telefonia fixa. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (19) do “Diário Oficial da União”.
De acordo com o texto, cabe recurso à Telefônica/Vivo. Entretanto, se a empresa abrir mão do direito, a multa terá desconto de R$ 25% e cai para R$ 2,9 milhões.
A agência também publicou na edição desta terça do DOU a decisão de aplicar multa de R$ 4,6 milhões contra a Oi, por descumprimento de metas de universalização no serviço de telefonia fixa.
Na sexta-feira passada (15), a agência já havia multado a Oi em R$ 34,2 milhões por descumprimento de metas de qualidade na prestação de serviço de telefonia celular. A decisão é definitiva, mas a empresa ainda pode recorrer à Justiça.
A multa foi aplicada à TNL PCS S/A e à 14 Brasil Telecom Celular S/A, empresas do grupo Oi que atuam, respectivamente, na Amazônia e em estados como Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além do Distrito Federal.
Entre as metas de qualidade descumpridas pela operadora estão a taxa de reclamação de clientes, taxa de chamadas completadas para centrais de atendimento, taxa de chamadas realizadas e completadas, taxa de resposta ao usuário e taxa de recuperação de falhas ou defeitos.
Fonte:G1

Bando faz roubo milionário de diamantes no aeroporto de Bruxelas



Uhm grupo de homens fortemente armados atacou na noite de segunda-feira um caminhã em plena pista do aeroporto de Bruxelas que transportava diamantes avaliados em US$ 50 milhões (mais de R$ 98 milhões), segundo o Centro Mundial de Diamantes, com sede na Antuérpia, que representa o setor.
“Eram diamantes brutos e lapidados procedentes da Antuérpia e que seguiriam para Zurique, na Suíça”, afirmou um porta-voz à France Presse ao comentar um dos “maiores roubos de diamantes da história”.
Mais cedo, um canal de televisão belga informou sobre a ação de um grupo de homens fortemente armados na segunda-feira contra um caminhão de transporte no aeroporto de Bruxelas.
O automóvel transportaria diamantes avaliados em 350 milhões de euros, segundo o canal.
Os criminosos atacaram o caminhão em plena pista do aeroporto no momento em que agentes retiravam os diamantes para enviá-los à Suíça a bordo de um avião comercial da Helvetic Airlines.
“Estamos diante de um roubo minuciosamente preparado por profissionais”, declarou Ine Van Wymeersch, porta-voz do Ministério Público de Bruxelas.
“Oito homens fortemente armados com fuzis e metralhadoras, encapuzados e com uniformes da polícia, atravessaram pouco antes das 20h (16h de Brasília) as barreiras do aeroporto e entraram a toda velocidade na pista. Seguiram até o avião comercial que viajaria para a Suíça”, completou a porta-voz.
Fonte: G1

Receita divulga regras do Imposto de Renda 2013


Já estão disponíveis as novas regras do Imposto de Renda Pessoa Física 2013, relativo ao ano de 2012. A Receita Federal publicou quem é obrigado a declarar, quais os prazos e as multas no Diário Oficial desta terça-feira (19).
A declaração tem o seu prazo iniciado em 1º de março, terminando em 30 de abril e pode ser feita pela internet ou entregue através de disquete em agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
» Veja as regras abaixo:
Está obrigado a declarar em 2013 o contribuinte que, em 2012, preencheu alguma das seguintes situações:
» Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 24.556,65;
» Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, acima de R$ 40.000,00;
» Obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em Bolsas;
»  Em caso de atividade rural:
a) obteve receita bruta acima de R$ 122.783,25;
b) pretenda compensar, no ano de 2012 ou depois, prejuízos de anos anteriores ou de 2012 mesmo;
» Teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300 mil;
» Passou a morar no Brasil em qualquer mês e nesta condição se encontrava em 31 de dezembro;
» Optou pela isenção do IR do ganho de capital na venda de imóveis residenciais, por ter aplicado o dinheiro na compra de outro imóvel residencial, em até 180 dias a partir venda do imóvel original.
Fica dispensado de fazer a declaração do Imposto de Renda o contribuinte que esteve numa das seguintes situações em 2012:
» Enquadrar-se apenas na hipótese prevista no item 5 (possuir bens acima de R$ 300 mil) e que, se viver em sociedade conjugal ou união estável, tenha os bens comuns declarados pelo outro cônjuge ou companheiro, desde que o valor total dos seus bens privativos não passe de R$ 300 mil;
» Que se enquadrar em uma ou mais das hipóteses dos itens 1 a 7, caso conste como dependente em declaração de outra pessoa física, na qual tenham sido informados seus rendimentos, bens e direitos.
Fonte: NE10

Júri de Gil Rugai entra em seu 2º dia com depoimento de amigo de vítima


Gil Rugai é cercado por jornalistas ao chegar a fórum (Foto: Kleber Tomaz/G1)
O júri do ex-seminarista Gil Rugai, acusado de matar o pai e a madrasta, foi retomado por volta das 10h20 desta terça-feira (19) no Fórum Criminal da Barra Funda. O primeiro a ser ouvido é a testemunha de acusação Alberto Bazaia Neto, amigo do pai de Gil. O ex-seminarista é acusado pelas mortes de Luiz Carlos Rugai e Alessandra de Fátima Troitino, em março de 2004.
Ao chegar ao fórum para este segundo dia de julgamento, o réu reafirmou que é inocente. “Eu não matei. Sou inocente”, disse.
Neste segundo dia, também será ouvido o delegado Rodolfo Chiarelli, que presidiu o inquérito que investigou o caso, como testemunha de acusação. Em seguida, estão previstas o depoimento de ao menos nove testemunhas da defesa e, por último, mais uma do juízo.
O advogado de Gil, Marcelo Feller, considerou o primeiro dia de julgamento uma batalha ganha. Ainda tem toda uma guerra pela frente para ser enfrentada”. Celler afirmou que a defesa deverá apresentar nesta terça-feira um dos dois suspeitos que para ele cometeu o crime. A defesa pretende nomear o suspeito durante o depoimento do delegado Chiarelli. “Ele [o delegado] será questionado sobre linhas de investigação que não seguiu”.
Ao chegar ao fórum, o advogado Ubirajara Mangini K. Pereira, assistente de acusação do promotor Rogério Leão Zagallo no julgamento, questionou a estratégia da defesa de apresentar suspeitos para o crime durante o julgamento. “Nunca apareceram outros suspeitos no processo. Já deveria ter aparecido. Chegar agora e falar que tais pessoas são acusadas, acho que isso é um blefe”.
O primeiro dia de julgamento foi interrompido às 21h desta segunda-feira (18) com uma polêmica entre acusação e defesa em relação a um erro em um vídeo de realidade virtual feito com auxílio da perícia do Instituto de Criminalística (IC). No filme, foi apresentado o solado do sapato que seria de Rugai e a sola do réu. Mas, em vez de utilizar um sapato do pé direito, a simulação usou um esquerdo.
O advogado Ubirajara Mangini Pereira admitiu, na noite desta segunda-feira, que o ‘lapso’ no vídeo pode gerar uma dúvida nos jurados em relação à participação do réu nas mortes de Luiz Carlos Rugai e Alessandra de Fátima Troitino. “Pode colocar sim (uma dúvida grande nos jurados). Agora vai caber à defesa e à acusação aproveitar isso. Nós estamos convictos quanto à conclusão dos laudos”, admitiu Pereira.
Marcelo Feller, um dos advogados de defesa de Gil Rugai, por sua vez, aproveitou o engano cometido no vídeo para tentar desqualificar todo o trabalho feito pela perícia na época bem como o depoimento do perito Adriano Iassmu Yonamine, o segundo a ser ouvido no primeiro dia de julgamento.
“Foi feito com o sapato errado. Trocaram o pé direito pelo pé esquerdo Tanto fizeram, tanto disseram , tanto queriam dizer que era o pé do Gil Rugai que fizeram o pé direito do Gil entrar no sapato esquerdo. Isso não é perícia, é pseudo ciência. Isso é piada pronta”, ironizou Feller.
Depois de dar seu depoimento no júri, Adriano Yonamine admitiu, ao deixar o fórum, o engano no vídeo, mas que este não invalida as conclusões do laudo. “Foi um engano que a gente cometeu, provavelmente na pressa, e a gente colocou a imagem invertida. Só isso. É só uma questão de imagem. Mas não afeta em nada a conclusão do laudo”, declarou.
Fonte: G1

Guerra descarta aliança entre PSDB e PSB para 2014


O presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, descartou uma coligação com o PSB, de Eduardo Campos, em uma eventual chapa para concorrer à Presidência da República contra a presidente Dilma Roussef em 2014. “PSB e Eduardo estão realmente consolidados”, afirmou Guerra na noite desta segunda-feira, após congresso do PSDB em São Paulo.
De acordo com o parlamentar, a candidatura de Eduardo Campos e o crescimento do PSB “são problemas do governo (Dilma Rousseff)”, em referência à eventual manutenção da coligação com o PT no futuro. O ideal, segundo ele, é que o PSB tenha a candidatura própria do governador de Pernambuco para presidente “porque quebra a monotonia desse PT que nos leva ao abismo”.
O presidente do PSDB também defendeu que as prévias de seu partido, se houver, ocorram no fim deste ano e ratificou seu apoio à pré-candidatura de Aécio Neves para a sucessão presidencial em 2014. “Eu defendo que ele inicie com brevidade (a campanha) e que haja uma presença mais nacional do PSDB”, disse, citando a necessidade de Aécio buscar apoio político nacionalmente.
Indagado sobre o projeto para 2014 do tucano derrotado na eleição para prefeitura de São Paulo no ano passado, José Serra, Guerra resumiu: “Não tenho ideia, imagino que ele tenha um projeto, mas eu não conheço”.
O deputado também considerou legítima e legal a candidatura da ex-ministra Marina Silva pelo partido que ela pretende fundar e que foi nomeado oficialmente de Rede Sustentabilidade. “Faz bem para o Brasil como fez a outra candidatura dela (para Presidência em 2010).”
Fonte: NE10

Programa Brasil sem Miséria reduziu desigualdade no Brasil, diz ministra do Desenvolvimento Social


53ba2d9755316203f26fc51dbb8d604f.jpg

A presidente Dilma Rousseff anuncia nesta terça-feira a ampliação do Plano Brasil sem Miséria em cerimônia no Palácio do Planalto. A intenção do governo é retirar 22 milhões de brasileiros da miséria.
A presidente também deverá assinar Medida Provisória garantindo um complemento em dinheiro para 2,5 milhões de pessoas com renda per capita inferior a R$ 70, patamar para enquadramento na faixa de extrema pobreza.
A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, disse que o Plano Brasil Sem Miséria reduziu a desigualdade social no Brasil. A ministra apresentou nesta terça-feira (30) os resultados e ações do programa em reunião na Conferência Nacional dos Bispos de Brasília.
De acordo com dados apresentados, a pobreza extrema vem diminuindo e o Brasil já atingiu a meta do objetivo do milênio de redução de pobreza pela metade. A meta foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas junto com os países que firmaram o compromisso de combater problemas sociais. A previsão era que o Brasil conseguisse atingir a meta até 2015, mas a atingiu em 2006.
“O serviço público precisa ser reorganizado para o Estado chegar à população de pobreza extrema”, disse Tereza. Para a ministra, o Estado deve ir atrás dessa população para que as pessoas tenham conhecimento dos seus direitos e das oportunidades oferecidas pelo governo.
O Brasil Sem Miséria foi criado para atender à população em pobreza extrema e atua há um ano e meio no país. Atualmente, 16 milhões de pessoas estão na pobreza extrema, sendo que 60% dessas pessoas estão localizadas no Nordeste e a maioria tem menos de 15 anos, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome. As ações do programa têm foco em garantir renda a essas populações, o acesso dessa população a serviços públicos e incentivar a inclusão produtiva.
Fonte: Agência Brasil

Preso um dos homens mais procurados pela polícia



Um dos criminosos mais procurados da Secretaria de Defesa Social (SDS) foi preso na manhã desta segunda-feira (18), na cidade de Garanhuns, no Agreste do Estado. Adieldo Ventura dos Santos, de 21 anos, acusado de praticar homicídios e assaltos, foi detido na casa onde morava, no bairro de Heliópolis, por policiais da Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac). O nome dele consta como um dos alvos prioritários do Sistema de Contenção ao Crime de Pernambuco (SCC), da SDS.
Depois de detido, o acusado foi autuado na Delegacia Regional de Garanhuns. De acordo com policiais do Ciosac, a casa de Adeildo foi cercada e ele não apresentou resistência à prisão. O mandado de prisão foi expedido pela comarca de Arcoverde, no Sertão, onde o acusado morava, em 2011. A polícia chegou até o criminoso através de denúncias.
Na mesma operação, outros três homens foram detidos, todos na cidade de Canhotinho, no Agreste, em localidades diferentes. Os acusados são Emanuel Domingos dos Santos, 51 anos, Eriberto Odilon da Silva, de 27 anos, e José Vito Pereira da Silva, 47 anos. Com Emanuel, foi encontrada espingarda calibre 32 e uma espingarda de antecarga.
Na casa de Eriberto, a polícia localizou uma espingarda calibre 20 e munições. E na residência de José Vito, havia duas espingardas calibre 12, um rifle calibre 38 e munições. Os três acusados foram levados para a Delegacia de Canhotinho.
Os quatro acusados não participavam da mesma quadrilha e os crimes praticados por eles não estão interligados.

Fonte: JC Online

supertempestade solar pode atingir o planeta

Supertempestade solar poderá atingir Planeta a qualquer momento
O alerta é da Academia Real de Engenharia do Reino Unido. Cientistas só saberão 30 minutos antes de acontecer.
Um alerta da Academia Real de Engenharia do Reino Unido causa preocupação ao redor do mundo. Uma supertempestade solar pode atingir a Terra a qualquer momento. A previsão assusta porque os cientistas só vão saber 30 minutos antes.
O Sol tem ciclos de atividade de cerca de 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013. As supertempestades são causadas por manchas solares, relacionadas ao seu campo magnético.
O efeito pode ser devastador. Segundo o autor do estudo, uma tempestade dessas dimensões ocorre a cada 150 anos. O cientista também afirma que os governos precisam ter um plano de emergência para enfrentar um apagão longo e de grandes proporções.
Essas tempestades são causadas por manchas solares, regiões onde há uma redução de temperatura e pressão das massas gasosas no Sol, relacionadas ao seu campo magnético. O Sol tem ciclos de atividade de cerca de 11 anos, com períodos mais intensos. O auge desse ciclo acontece agora, em 2013. Por isso, muitos países já começam a buscar maneiras de se preparar para uma grande tempestade solar.
Segundo o jornal “Huffington Post”, os pesquisadores anunciaram que essa supertempestade é um evento de proporções raras. Isso porque erupções solares responsáveis por causar tempestades na Terra são muito comuns. Mas essa que se aproxima deve ser parecida com o Evento de Carrington, que aconteceu em 1º de setembro de 1859. Na ocasião, postos de telégrafo pegaram fogo e as redes tiveram grandes interrupções. Também foram registrados distúrbios no campo magnético da Terra.
É provável que a próxima tempestade seja intensa como a ocorrida há mais de 150 anos. Porém, os cientistas alertam que os efeitos na Terra podem ser mais impactantes agora por causa da grande dependência tecnológi- ca atual. A próxima tempestade solar traria consequências para equipamentos eletrônicos, como satélites, comunicações por rádio, GPS, transformadores e linhas de transmissão de alta tensão, segundo especialistas.
Tudo isso é causado pelas partículas carregadas pelas tempestades solares, que afetam os eletrônicos. Isso causa picos de correntes capazes de danificar aparelhos ou queimar transformadores. Como consequência, pode acontecer um colapso nos sistemas de comunicação, nos automóveis e na aviação.
Somente nos EUA, o dano econômico de uma tempestade nessas proporções pode ser entre 1 e 2 trilhões de dólares no primeiro ano. A recuperação completa de todas os perdas causadas pode demorar de 4 a 10 anos, de acordo com um relatório de 2008 do Conselho Nacional de Pesquisa dos Estados Unidos.
Segundo Adriana Valio, astrofísica e presidente da Sociedade Astronômica Brasileira, vale lembrar que essas tempestades não causam riscos imediatos para a saúde de quem está na Terra. De acordo com ela, apenas os astronautas fora da estação espacial e pilotos de aviões de caça ou de voos com rota transpolar podem ser prejudicados.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Papa anuncia sua renúncia ao Pontificado em 28 de fevereiro




Papa Bento XVI anuncia sua renúncia ao Pontificado
Papa Bento XVI anuncia sua renúncia ao Pontificado
Roma, 11 fev (EFE).-

 O papa Bento XVI anunciou nesta segunda-feira que deixará o Pontificado no próximo dia 28 de fevereiro por sua 'idade avançada e por não ter forças' para seguir no cargo.
O papa, de 85 anos, fez o anúncio durante um consistório celebrado no Vaticano para fixar as datas nas quais serão proclamados novos santos.
Aos cardeais presentes explicou em latim que tinha convocado todos os presentes a este consistório 'não só para as três causas de canonização, mas também para comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja'.
'Após ter examinado perante Deus reiteradamente minha consciência, cheguei à certeza de que, pela idade avançada, já não tenho forças para exercer adequadamente o Ministério Petrino', disse Bento XVI.
Bento XVI, de 85 anos, acrescentou que tem muita consciência de que este Ministério, por sua natureza espiritual, 'deve ser realizado não unicamente com obras e palavras, mas também sofrendo e rezando'.
O Bispo de Roma considerou que no mundo de hoje, sujeito a rápidas transformações e sacudido por questões de grande relevo para a vida da fé, (...) é necessário também o vigor tanto do corpo como do espírito.
Bento XVI destacou que nos últimos meses este vigor diminuiu 'de tal forma como eis de reconhecer minha incapacidade para exercer bem o Ministério que me foi encomendado'.
Perante isso, anunciou que 'muito consciente da seriedade deste ato e com plena liberdade', renunciava ao Ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro.
O pontífice indicou aos cardeais a necessidade de realizar em 28 de fevereiro um Conclave para escolher a seus sucessor.O papa foi eleito em 19 de abril de 2005.
fonte: Agencia EFE

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carpina: servidores denunciam atraso nos salários

INCOMPETÊNCIA,BRIGA POLÍTICA OU COVARDIA COM O PÃO NOSSO DE CADA DIA?


 
















 Os funcionários efetivos da Prefeitura de Carpina denunciaram o não pagamento do salário referente ao mês de dezembro do ano passado e relataram não haver, até o presente momento, qualquer sinalização de que o débito possa vir a ser quitado em curto espaço de tempo.

Ainda de acordo com os denunciantes, o salário de mês de janeiro encontra-se defasado em cerca de 34% e, em alguns setores do funcionalismo, sequer houve pagamento. Ou seja, os trabalhadores vinculados a administração municipal estão a dois meses sem receber a remuneração que, por lei, têm direito.

Por fim, os funcionários, que não quiserem ter suas identidades reveladas com medo de represálias, informaram que, após diversas tentativas frustradas de comunicarem-se com o departamento de recursos humanos e com a assessoria jurídica da prefeitura, pretendem agora acionar os órgãos competentes para que estes obriguem o prefeito Carlinhos do Moinho (PSB) a cumprir a legislação trabalhista com o zelo e a dignidade que o funcionalismo tem direito.

FAZ-SE FOLIA DE AMOR EM MIM



  por  FLAVIO CHAVES

Todo ano neste tempo de momo a nossa memória se reveste de uma inexplicável alegoria. Sons, cores, confetes, serpentinas, pierrôs, arlequins, colombinas. Imensos salões se abrem dentro do corpo. Orquestras inteiras tocam dentro da gente mesmo quando imaginamos ser imensa ilha, sem batuques ou ziriguiduns. Às... vezes pensamos isto: viver sem direito à folia e acenos. Não passamos de um homem vestido de ilusão. Daí chegar a imortalizar algumas canções escritas sobre a solidão que se fizeram tão famosas pelo seu teor filosófico existencialista que mesmo em tão pequenas frases vinham carregadas de toda a melancolia invadindo as multidões em delírio.

Por serem tão plangentes as expressões criadas pelos autores, hoje possuímos uma verdadeira galeria de figuras inesquecíveis como Antônio Maria, Nelson Ferreira, Jair Amorim, Capiba, Wilson Batista, entre outros. Mas nunca é tarde. Sempre, há tempo, descobrimos. Uma rua, uma avenida, o mar, um pequeno salão para o frevo e o passo da magia. De repente, sem esperar, uma serpentina linda se enrosca em nosso corpo, nos puxa para a existência. Traz um confete. Põe com ele um ponto final na angústia de uma vida inteira. Chama a gente, suave e sorrateiramente, para um corso com troças e blocos na incandescência do vaivém, enchendo-nos de garra e entusiasmo.

Enxerga que a sensibilidade é o lado incrível da emoção.O coração nas mãos, e no passo da alegria sente o compasso de não ser ilha e sim um continente. Vai com o frevo no pé, enlaçados no calor da multidão. Encontra-se como quem toca o sonho numa linda marchinha que emociona a chegada ao país do Carnaval chamado infância. Como quem senta pela primeira vez, trêmulo, no tamborete de um botequim, desenhando o sonho ou driblando o destino de ser sempre só, e diz no ouvido da amada: você é o meu bloco de carnaval; a minha serpentina querida, o confete da cor dos meus olhos, o estandarte do meu amor, o bloco da saudade dos carnavais que a vida nunca me trouxe.

Vem menina, com chuva ou com sol, fazer de nós dois um só. Nesta hora parece bater no coração o frevo rasgado de Vassourinhas que consegue estrondar todo Pernambuco e o Mundo. Atordoa como um passo de cruzeta ou tesoura de um frevar gostoso. Parece mais o Mundo pegando fogo. O clima se envolve no colorido das fitas da lança de um caboclo. Sente-se zunir todos os tambores num batuque estrondoso do bate e rebate de um maracatu entrando no coração.Vem com uma carga cerrada de energia e um ímpeto de solene alegria, porque evoca tempos desejados para viver e momentos tocados num sopro aceso em clarins e já traz a doce saudade crescendo nos versos que os personagens entoam na folia do grande abraço.

E a amada olha com o seu olhar em brasa e diz com a força da sentença e a leveza de uma rosa: é! O nosso bloco é mesmo ensolarado, é a folia do amor coroado... E passa a se ouvir sons de bandolins, banjos, pandeiros e cavaquinhos perto de um suave som de saxofone. E sorrindo ela diz: "... queiram ou não queiram, o nosso amor é de fato campeão..." e grita: ...Vem! Que a vida é a gente.

E agora, como quem se ocupa de na alegria, ser passista na avenida para espalhar sorrisos aos outros, que o instante se faz dos mais felizes. Isto porque o ritmo, a marcha, o canto fazem a alma extravasar, o coração pulsar, o rosto encher-se de riso e o frenesi impera.É carnaval meu bem.Faz-se folia de amor em mim.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

PSB indicará nome técnico para a URB


Geraldo deve anunciar o nome até o fim da semana / JC Imagem
Passada a celeuma envolvendo a nomeação do vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Heraldo Selva (PSB), para um cargo na administração do Recife, o prefeito Geraldo Julio (PSB) se apressa agora em anunciar o novo nome que comandará a Empresa de Urbanização do Recife (URB), cujo orçamento é maior do que de muitas prefeituras do Estado.
A repercussão negativa da mudança na Lei Orgânica de Jaboatão, que possibilitaria ao vice acumular as funções, gerou um desgaste político da gestão de Geraldo e culminou com o recuo do PSB na indicação e do próprio Heraldo Selva em ocupar o cargo. O cargo ficará na órbita do partido, que indicará um nome técnico.
Fonte: JConline

PSB desautoriza Lula a envolver partido na sucessão de 2014

  • Eduardo Campos diz que hora é de obras e não de montar palanque


Governador de Pernambuco, Eduardo Campos
Foto: Agência O Globo / Ailton de Freitas/19-6-2012
Governador de Pernambuco, Eduardo Campos Agência O Globo / Ailton de Freitas/19-6-2012
 Do projeto político do PSB para 2014, cuida o PSB. O aviso foi dado ontem por interlocutores do governador pernambucano e presidente do PSB, Eduardo Campos. Enquanto o ex-presidente Lula, como articulador do PT, traça todo tipo de cenário com o intuito de tirá-lo da disputa com a presidente Dilma Rousseff, inclusive acenando com o escanteio de Michel Temer e do PMDB na chapa para acomodá-lo como vice em 2014, o governador madrugou nesta quinta-feira em Brasília para se reunir com a cúpula do partido e traçar sua própria estratégia e um plano de trabalho político para 2013.


Como Lula, que pretende retomar suas caravanas pelo país em maio, e Dilma, que já está na estrada, Eduardo Campos percorrerá estados brasileiros a partir de abril, para participar de seminários e debates com setores diversos da sociedade sobre o que pode ser o embrião de um programa de governo. Nas reuniões internas do partido, estes encontros já foram batizados de “Diálogos do Desenvolvimento”. E os objetivos começam a ser traçados: além do novo federalismo, propor políticas de industrialização e geração de empregos que possam tirar mais rapidamente os pobres da dependência dos programas assistenciais, marca do governo petista.
Eduardo Campos não admite que esteja numa espécie de pré-campanha. Todo esforço, diz, é para consolidar o crescimento do partido. Mas nas reuniões de ontem com o comando do PSB ficou claro o desconforto dele e de outros dirigentes com o que classificam, reservadamente, como uma tentativa de Lula de atropelar e tumultuar o jogo.
O governador chegou a Brasília às 3h30m da madrugada e teve um café da manhã com colegas da Executiva. Nas conversas políticas, Eduardo Campos mostrou estranheza com as articulações de Lula sem que o ex-presidente tenha falado com ele. À tarde, após sair de uma audiência no Ministério do Planejamento, disse ao GLOBO:
— Não discuti 2014 com ninguém. Tudo que o Brasil não precisa agora é ficar montando palanque e chapa. Podemos ter em 2014 um ano melhor que 2013, mas primeiro precisamos ganhar 2013. O que precisamos montar agora é canteiro de obras, gerar empregos.
À provocação de que petistas tentam empurrar sua entrada na corrida presidencial para 2018, Eduardo Campos joga a cabeça para trás e responde com um sorriso silencioso de quem quer dizer: não posso esperar tanto tempo. Diplomático e cuidadoso, não diz que sim nem que não. Seus colegas de partido, no entanto, estão autorizados a falar.
— Respeitamos o presidente Lula e não temos como controlar o que ele fala. Mas nosso compromisso é o de fortalecer nosso partido. E o nosso propósito, claro, é fortalecer nosso principal líder: Eduardo Campos — afirmou Carlos Siqueira, integrante da Executiva Nacional do PSB, após a reunião com o governador.
A avaliação feita entre os integrantes da Executiva é que o PSB capitalizou politicamente as eleições para os presidentes do Congresso, saindo em vantagem em relação ao PT e ao PSDB, que se aliaram para eleger Renan Calheiros (PMDB-AL) presidente do Senado, e Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), presidente da Câmara. O PSB bancou a candidatura de Júlio Delgado (PSB-MG) na Câmara, contra o favorito Henrique Alves — apoiado por 20 partidos governistas e de oposição —, que obteve surpreendentes 165 votos.
— A votação de Júlio Delgado só não foi melhor porque não ganhou — comentou Eduardo Campos, rindo muito.
Ele disse que não falaria sobre a participação do PSDB no processo, mas ressaltou que o PSB teve uma posição muito clara em defesa da renovação e do fim da velha maneira de fazer política:
— Na Câmara, disputamos com um candidato jovem, que representava a renovação. Tivemos uma votação muito bonita, que surpreendeu muita gente. Lá, expressamos uma posição muito clara em defesa da renovação do jeito de fazer política. Não foi possível vencer. Mas se plantaram ali ideias para o futuro.
Alfinetando o pré-candidato tucano em 2014, Aécio Neves (PSDB-MG) — que no Senado defendeu o voto em Pedro Taques (PDT-MT), mas não fez discurso no dia da eleição —, Campos lembrou que os quatro senadores do PSB subscreveram um documento público defendendo a renovação e foram à tribuna contra Renan Calheiros.
fonte:oglobo

Quadrilha de estelionatários aplica golpe em parlamentares

 O chefe da polícia do Senado Federal, Pedro Araújo Carvalho, confirmou na noite de ontem (6) a existência de uma quadrilha que roubou pelo menos R$ 20 mil de parlamentares. O grupo de estelionatários aplicou golpes em pelo menos dez senadores e alguns deputados nos últimos meses. A justificativa para a audácia do grupo, segundo o chefe da polícia, é a certeza da impunidade.

A quadrilha foi desbaratada depois que, em dezembro, a senadora Ana Amélia (PP-RS) reclamou da ação de bandidos que ligaram se passando pelo filho do senador Benedito de Lira (PP-AL). Nas ligações, repetindo o esquema dos falsos sequestros, o meliante se passava por um parlamentar ou filho de deputado ou senador, dizia que estava na sua cidade com problemas no cartão e não conseguia falar com o pai e, como nos mais manjados golpes, pedia que o parlamentar depositasse certa quantia em sua conta.

Acionada, a polícia do Senado nas últimas semanas fez diligências em Sergipe e Alagoas, onde o bando de estelionatários mantinha sua base. Segundo O Globo, quatro jovens foram detidos, mas liberados porque não houve flagrante. A partir do alerta, em dezembro, os senadores e deputados passaram a ser alertados por e-mail e telefonemas.

“O problema não é a audácia de dar golpe em deputado e senador. O problema é a certeza da impunidade. Estelionato não dá cadeia, ninguém vai preso. O estelionatário é bom de conversa, tem raciocínio rápido e muita gente caiu”, disse Pedro Carvalho, chefe da Policia do Senado.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Charge do dia

Vice-prefeito de Jaboatão desiste de ocupar cargo no Recife



Diante da polêmica em torno da sua indicação para presidência da Empresa de Urbanização do Recife (URB), o vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Heraldo Selva (PSB), desistiu de pedir licença do cargo para o qual foi eleito para ocupar a função no Recife.
O anúncio foi feito há pouco pelo prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB). Com isso, Selva devolveu à Câmara o seu pedido de licença e voltará a ocupar a função de vice-prefeito de Jaboatão na gestão Elias Gomes (PSDB).

Leia a íntegra da carta enviada por Heraldo Selva ao presidente da Câmara Municipal de Jaboatão dos Guararapes, Ricardo Valois:

'Senhor Presidente

Em parte por ação de nossos adversários políticos, mas também pelo incontrolável desejo de certo representante do Ministério Público de conquistar notoriedade a qualquer preço, tem sido objeto de intensa exploração política a decisão tomada pelo meu partido, o PSB, de me indicar para ocupar o cargo de presidente da Empresa Urbanização do Recife  URB, missão tão árdua quanto dignificante da  minha trajetória de técnico, de gestor público e de político.

Como é do conhecimento de V. Exa, não se trata  de  situação  inédita  nem tampouco em desconformidade com o bom senso e com o interesse público. Aqui mesmo, em Jaboatão dos Guararapes, na gestão anterior do prefeito Elias Gomes, o vice-prefeito Edir Pinto Peres foi nomeado para comandar a Controladoria Geral do Município sem que lhe fosse feito qualquer questionamento. Há até estados, como Goiás, cuja Constituição prevê a possibilidade de vice-prefeitos assumirem cargos nas esferas federal, estadual e municipal (Art. 74 paragrafo § 1o.)

Vice-presidentes  em  Ministérios  (como  José  Alencar  na  Defesa)  e  Vicegovernadores em secretarias de Estado (caso João Lyra Neto na saúde em Pernambuco) são exemplos de oportunidades nas quais a competência e a credibilidade de grandes lideranças  foram  disponibilidades  para  projetos  administrativos,  em  vez  de  ficarem simplesmente reservadas para eventuais substituições de presidentes e governadores.
Era esta, precisamente, a motivação do convite que recebi do prefeito do Recife, Geraldo Julio de Melo Filho, assim como também era esta a minha intenção ao pedir à Casa presidida por V Exa autorização para me ausentar do Município e prestar minha colaboração ao projeto do governo do ilustre companheiro.
Tão  elevados  são estes  propósitos que  nossa  Câmara  Municipal,  em decisão soberana e tomado ao cabo de intenso e esclarecido debate, achou por bem alterar a Lei Orgânica do Município e conceder a autorização por mim requerida, compreendendo seus pares, por unanimidade, serem proveitosas tanto para Jaboatão quanto para o Recife a troca de experiencias entre suas respectivas máquinas administrativas.
Ocorre que alguns interesses políticos contrariados tentam confundir a opinião pública  com  intrigas  e  interpretações  equivocadas  que  causam  desconforto desnecessário, inclusive, ao prefeito Geraldo Julio, a quem devo gratidão eterna pelo honroso convite que me fez.
Igualmente deletéria tem sido a atitude de um dos promotores lotados na comarca de  Jaboatão  dos  Guararapes  que,  extrapolando  atribuições,  promove  descabido constrangimento ao Poder Legislativo Municipal, dando ordem aos Senhores Vereadores, legítimos  representantes  do  povo,  em  tentativa  ditatorial  de  suprimir  competências constitucionalmente definidas e de restringir mandatos legitimamente conquistados nas urnas.
Trata-se, indispensável pontuar, de conduta merecedora de representação formal ao Conselho  Nacional do Ministério Publico, para que não prosperem tais ameaças à ordem democrática.

Em vista de tudo que foi acima exposto, Senhor Presidente, comunico a V Exa a decisão  irrevogável  por  mim  tomada de devolver  a  esta  Casa  a  autorização a  mim concedida de me licenciar do cargo de vice-prefeito, poupando o Legislativo do meu município dos constrangimentos indevidos que lhe vêm sendo impostos, ao tempo em que me coloco à disposição do povo de minha cidade para continuar colaborando, por todos os meios ao meu alcance, para a construção de uma sociedade com justiça social e livre de todo tipo de opressão.

Sem mais para o momento, renovo votos de estima e consideração. 

Atenciosamente

HERALDO DE ALBUQUERQUE SELVA NETO
VICE-PREFEITO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES'

Cabo: Prefeitura entrega leite arrecadado no Baile Municipal


O prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Vado da Farmácia (PSB), iniciou na manhã de hoje (5) a entrega das quase sete mil latas de leite arrecadadas no 9° Baile Municipal, realizado na última sexta-feira (1). A primeira entidade beneficiada foi a centro espírita Lar de Clara, que atende mais de 250 crianças no bairro de Pontezinha.
Na ocasião, o gestor destacou a importância dessas doações e agradeceu aos que colaboraram com a iniciativa. “Quero agradecer a todas as pessoas que colaboraram com a doação dos produtos, arrecadados através da troca de ingressos para o Baile Municipal”, frisou Vado.
Além do Lar de Clara, foram beneficiadas as seguintes instituições: Paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, Igreja São Judas Tadeu, Centro Comunitário Alto dos Índios, Paróquia de Santo Antônio, Abrigo São Francisco e a Associação de Pais, Responsáveis, Amigos e Portadores de HIV (Ampare).
Fonte: blogdomagno

Petrobras terá um 2013 mais difícil que 2012, diz Graça Foster



A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, reconheceu que a Petrobras vai ter um 2013 difícil. Segundo ela, além dos reajustes dos preços de combustíveis ainda não terem sido suficientes para recuperar as perdas com a defasagem internacional, a produção de petróleo terá queda neste ano. A estatal também não incluiu projetos novos entre os investimentos previstos. No mercado acionário, as ações despencavam.
— Será um ano mais difícil que 2012, que já foi extremamente difícil. É um desafio muito grande. Não vamos abrir mão das necessárias manutenções das plataformas — disse.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Pernambuco perde Cyl Galindo

cyl2

Faleceu o jornalista e escritor Cyl Galindo, aos 77 anos. Natural de Buíque, sertão pernambucano, nasceu em 28 de maio de 1935. Formado em Ciências Sociais, foi ensaísta, editor, contista, poeta; e foi, sobretudo, um grande sujeito! Era desses onipresentes da cena cultural do Estado, mas se diferenciava porque desprovido de qualquer inveja, homem sem mesquinharia alguma. Se no meio literário conhecer os autores pessoalmente não nos costuma acrescentar, ele era exceção.
Cyl Galindo trabalhou na Assessoria de Comunicação do Senado Federal. Foi também repórter e colunista em jornais de Brasília, Mato Grosso e Pernambuco, além de produtor na TV Universitária da UFPE.
A primeira publicação foi um poema, em 1968, na Agenda Poética do Recife – Antologia dos Novíssimos. Três anos depois, saiu o livro de estreia, A Conservação do Grito-Gesto, pela Imprensa Universitária da UFPE. Desde então, foram 17 lançamentos, entre contos, poesias e ensaios. Conquistou prêmios e foi traduzido para o francês, o espanhol e o alemão, tendo sido publicado na França, Estados Unidos, Áustria, Colômbia e Argentina.
Em outubro de 2009 foi eleito para a Academia Pernambucana de Letras. Foi lá que o encontrei pela penúltima vez, quando prestigiou palestras minha e de Eduardo Cesar Maia sobre Álvaro Lins. E, como sempre, fez questão de nos largar aquela sua simpatia inconfundível. Pouco depois, eu e Geórgia Alves tivemos o prazer de ouvi-lo contar de suas peripécias em tempos de ditadura, quando ficou escondido justamente em casa de oficial militar.
Acompanhei Cyl até uma parada de ônibus, defronte ao antigo prédio do Diario de Pernambuco, onde ele comentou: “fechado assim, ele vai se acabar. Casarão é como coração de velho, precisa de gente em volta pra seguir respirando”.
Quanta saudade já, meu amigo!
fonte:blogcristianoramos

Fernando Lyra Estado de saúde de continua grave


 

        







O ex-ministro da Justiça, Fernando Lyra, internando no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP (Incor), em São Paulo, segue com o quadro inalterado nesta segunda-feira (4). Apesar de estável, o estado de saúde do político é crítico. Lyra está sedado e respira com o auxílio de aparelhos.

 Fernando Lyra está hospitalizado desde dezembro. No dia cinco de janeiro, ele foi transferido para São Paulo para tratar a descompensação da insuficiência cardíaca congestiva grave (que o acomete há aproximadamente 20 anos), associada a um quadro de infecção sistêmica e à insuficiência renal aguda.

 Com informações do Diario de Pernambuco.

Renan convoca Congresso nesta terça para votar Orçamento


O novo presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta segunda-feira (4), durante a primeira sessão mista de deputados e senadores em 2013, a convocação de uma sessão para votação do Orçamento na tarde desta terça (5).
O Orçamento da União deixou de ser votado no ano passado após um impasse em relação à análise de mais de 3 mil vetos presidenciais.
Em mensagem lida nesta segunda, durante abertura do ano legislativo, a presidente Dilma Rousseff afirmou ao Congresso Nacional que manterá, em 2013, medidas de desoneração à indústria adotadas no ano passado.
"O conjunto das medidas adotadas em 2012 resultou em desoneração de R$ 45 bilhões da atividade produtiva. A política de desoneração terá continuidade em 2013, como parte do nosso compromisso da redução da carga tributária e como instrumento, sempre que necessário, para estimular a demanda e a produção" , diz a carta da presidente ao Congresso.
O presidente do Senado e do Congresso abriu a cerimônia que marca a abertura do ano legislativo do Congresso Nacional. A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, participaram do evento. A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também participou da cerimônia.
Na chegada das autoridades ao Congresso, uma salva de tiros de canhão foi disparada para marcar a abertura dos trabalhos. A ministra-chefe da Casa Civil entregou o texto da mensagem encaminhada pelo Executivo ao presidente do Congresso.
A mensagem encaminhada pelo Executivo foi lida pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Márcio Bittar (PSDB-AC).
Antes da abertura oficial dos trabalhos, os parlamentares realizaram a escolha do novo presidente da Câmara. O deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito com 271 votos. O segundo colocado foi Júlio Delgado (PSB-MG), que teve 165 votos. Henrique Eduardo Alves concorreu à presidência com o apoio da bancada do governo.
Com a escolha de Henrique Alves, o PMDB comandará Câmara e Senado pelos próximos dois anos. Na última sexta, Renan Calheiros foi eleito presidente do Senado.
No discurso de posse, Alves afirmou que Câmara precisa se preocupar em analisar os temas de grande interesse nacional. Fazer uma pauta propositiva não é apenas para discutir, [o parlamento] não foi feito para enrolar, foi feito para discutir e votar, debater e decidir", disse.
Alves substituirá o deputado Marco Maia (PT-RS) no posto, tornando-se o segundo na linha de sucessão da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente da República. Ao deixar o cargo, Maia desejou "boa sorte" ao novo presidente.
Cabe ao presidente da Câmara comandar as sessões plenárias da Casa, escolher as pautas de votação e presidir a Mesa Diretora, que delibera matérias administrativas. Henrique Eduardo Alves é deputado há 42 anos, atualmente no 11º mandato consecutivo.

Charge do dia

PMDB passa a presidir as duas casas do Congresso até fevereiro de 2015.

Henrique Eduardo Alves, do PMDB, é eleito presidente da Câmara

Alves é alvo de denúncias de que teria beneficiado empresa de ex-assessor.

Henrique Eduardo Alves durante discurso no plenário da Câmara (Foto: Agência Câmara) 
Henrique Eduardo Alves durante discurso no
plenário da Câmara (Foto: Agência Câmara)
 
O deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi eleito nesta segunda-feira (4), com 271 votos, presidente da Câmara. O mandato termina em fevereiro de 2015 e ele ficará no cargo, portanto, até o final do atual mandato da presidente Dilma Rousseff, que termina no fim de 2014. Favorito na disputa, Alves teve o apoio do PT e do governo.
Henrique Eduardo Alves disputou a presidência da Câmara com a colega de partido Rose de Freitas (PMDB-ES), que recebeu 47 votos, e com os deputados Júlio Delgado (PSB-MG), que teve 165 votos, e Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 11 votos.
Com a escolha de Henrique Alves, o PMDB comandará Câmara e Senado pelos próximos dois anos.
No discurso de posse, ele afirmou que Câmara precisa se preocupar em analisar os temas de grande interesse nacional. Fazer uma pauta propositiva não é apenas para discutir, [o parlamento] não foi feito para enrolar, foi feito para discutir e votar, debater e decidir", disse.
Alves substituirá o deputado Marco Maia (PT-RS) no posto, tornando-se o segundo na linha de sucessão da Presidência da República, atrás apenas do vice-presidente da República. Ao deixar o cargo, Maia desejou "boa sorte" ao novo presidente.
Cabe ao presidente da Câmara comandar as sessões plenárias da Casa, escolher as pautas de votação e presidir a Mesa Diretora, que delibera matérias administrativas.
Henrique Eduardo Alves é deputado há 42 anos, atualmente no 11º mandato consecutivo.
Nas últimas semanas foi alvo de denúncias de que teria beneficiado a empresa de ex-assessor com emendas parlamentares destinadas a obras no Rio Grande do Norte. No mês passado, Aloizio Dutra de Almeida, que trabalhava há 13 anos no gabinete de Alves, pediu demissão.
Além disso, reportagem da revista "Veja" revelou que o deputado destinou verbas de gabinete para contratar serviços de uma locadora de carros de fachada, em nome de uma laranja.
Dossiê com denúncias contra o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi distribuído aos gabinetes dos parlamentares (Foto: Nathalia Passarinho / G1)Dossiê com denúncias contra o deputado
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) foi distribuído
aos gabinetes dos parlamentares (Foto: Nathalia
Passarinho / G1)
A Câmara também elegeu nesta segunda os demais integrantes da Mesa Diretora. Os líderes partidários haviam entrado em acordo sobre os deputados que seriam escolhidos para esses cargos. Confira os eleitos:
Primeira vice-presidência da Câmara: André Vargas (PT-PR)
Segunda vice-presidência da Câmara: Fábio Faria (PSD-RN)
Primeira-secretaria: Márcio Bittar (PSDB-AC)
Segunda-secretaria: Simão Sessim (PP-RJ)
Terceira-secretaria: Maurício Quintella Lessa (PR-AL)
Quarta-secretaria: Carlos Biffi (PT-MS)
Suplentes: Gonzaga Patriota (PSB-PE), Takayama (PSC-PR), Vitor Penido (DEM- MG) e Wolney Queiroz (PDT-PE)
Dossiê contra Alves
Antes do início da eleição foi distribuída anonimamente nos gabinetes dos 513 deputados uma publicação com um compilado de sentenças judiciais e matérias jornalísticas que trazem denúncias contra Henrique Eduardo Alves.
Na capa da publicação, que tem formato de revista, está escrito: "Candidato condenado no Rio Grande do Norte, com direitos políticos cassados e responde a vários processos".
Alves é formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele assumiu o primeiro mandato como deputado em 1970, aos 22 anos, quando o Brasil ainda vivia sob o regime militar.
O peemedebista foi reeleito sucessivamente e assumiu a liderança do partido em 2007. Ele foi derrotado em duas disputas pela Prefeitura de Natal, em 1988 e 1992.
'Faltou determinação'
Terceira colocada na eleição da Mesa da Câmara, a deputada Rose de Freitas disse logo após a divulgação do resultado que faltou determinação para os deputados durante a votação. Rose, que concorreu sem o apoio do PMDB, teve 47 votos.
"O que faltou faltou foi determinação para mudar esta Casa. Nós lutamos para fazer isso", disse a deputada.
Segundo Rose, acordo e pressões feitas nas últimas horas reduziram sua votação. Ela tinha expectativa inicial de fazer entre 140 e 150 votos. "Aqui tem um túnel que caminha por baixo, contrariando quem quer fazer política diferente", disse.
'Atento e acompanhando'
Segundo colocado na eleição que escolheu o novo presidente da Câmara, o deputado Júlio Delgado disse que vai acompanhar de perto o trabalho do vencedor .
"Acho que foi uma votação expressiva, que mostra que estamos no caminho certo. Vou estar aqui, atento e acompanhando que os compromissos sejam honrados", disse.
Delgado afirmou que, contabilizando os votos dos demais candidatos, os deputados de oposição a Henrique tiveram juntos mais de 200 votos. "Mostra que havia um sentimento de mudança", disse.
fonte:g1

Carta aberta ao Senador Renan Calheiros,por Tereza Collor

"TEXTO DE TEREZA COLLOR
Publicado por Mendonça Neto, Jornal Extra - Rio de Janeiro .

                  


"Vida de gado. Povo marcado. Povo feliz". As vacas de Renan dão cria 24 h, por dia. Haja capim e gente besta em Murici e em Alagoas!
Uma qualidade eu admiro em você: o conhecimento da alma humana. Você sabe manipular as pessoas, as ambições, os pecados e as fraquezas.

Do menino ingênuo que eu fui buscar em Murici para ser deputado estadual em 1978 - que acreditava na pureza necessária de uma política de oposição dentro da ditadura militar - você, Renan Calheiros, construiu uma trajetória de causar inveja a todos os homens de bem que se acovardam e não aprendem
nunca a ousar como os bandidos.

Você é um homem ousado. Compreendeu, num determinado momento, que a vitória não pertence aos homens de bem, desarmados desta fúria do desatino, que é vencer a qualquer preço. E resolveu armar-se. Fosse qual fosse o preço,
Renan Calheiros nunca mais seria o filho do Olavo, a degladiar-se com os poderosos Omena, na Usina São Simeão, em desigualdade de forças e de dinheiros.

Decidiu que não iria combatê-los de peito aberto, descobriria um atalho, um mil artifícios para vencê-los, e, quem sabe, um dia derrotaria todos eles, os emplumados almofadinhas que tinham empregados cujo serviço exclusivo era abanar, durante horas, um leque imenso sobre a mesa dos usineiros, para que os mosquitos de Murici (em Murici, até os mosquitos são vorazes) não
mordessem a tez rósea de seus donos: Quem sabe, um dia, com a alavanca da política, não seria Renan Calheiros o dono único, coronel de porteira fechada, das terras e do engenho onde seu pai, humilde, costumava ir buscar o dinheiro da cana, para pagar a educação de seus filhos, e tirava o chapéu para os Omena, poderosos e perigosos.

Renan sonhava ser um big shot, a qualquer preço. Vendeu a alma, como o Fausto de Goethe, e pediu fama e riqueza, em troca.

Quando você e o então deputado Geraldo Bulhões, colegas de bancada de Fernando Collor, aproximaram-se dele e se aliaram, começou a ser Parido o novo Renan.

Há quem diga que você é um analfabeto de raro polimento, um intuitivo. Que nunca leu nenhum autor de economia, sociologia ou direito.
Os seus colegas de Universidade diziam isso. Longe de ser um demérito, essa sua espessa ignorância literária faz sobressair, ainda mais, o seu talento
De vencedor.
Creio que foi a casa pobre, numa rua descalça de Murici, que forneceu a você o combustível do ódio à pobreza e o ser pobre. E Renan Calheiros decidiu que, se a sua política não serviria ao povo em nada, a ele próprio serviria em tudo. Haveria de ser recebido em Palacios, em mansões de milionários, em Congressos estrangeiros, como um príncipe, e quando chegasse a esse ponto,
todos os seus traumas banhados no rio Mundaú, seriam rebatizados em Fausto e opulência; "Lá terei a mulher que quero, na cama que escolherei. Serei amigo
do Rei."

Machado de Assis, por ingênuo, disse na boca de um dos seus personagens: "A alma terá, como a terra, uma túnica incorruptível." Mais adiante, porém, diante da inexorabilidade do destino do desonesto, ele advertia: "Suje-se,
gordo! Quer sujar-se? Suje-se, gordo!"

Renan Calheiros, em 1986, foi eleito deputado federal pela segunda vez. Nesse mandato, nascia o Renan globalizado, gerente de resultados, ambição à larga, enterrando, pouco a pouco, todos os escrúpulos da consciência. No seu caso, nada sobrou do naufrágio das ilusões de moço!
Nem a vergonha na cara. O usineiro João Lyra patrocinou essa sua campanha com US1.000.000. O dinheiro era entregue, em parcelas, ao seu motorista Milton, enquanto você esperava, bebericando, no antigo Hotel Luxor, av. Assis Chateaubriand, hoje Tribunal do Trabalho.

E fez uma campanha rica e impressionante, porque entre seus eleitores havia pobres universitários comunistas e usineiros deslumbrados, a segui-lo nas estradas poeirentas das Alagoas, extasiados com a sua intrepidez em ganhar a qualquer preço. O destemor do alpinista, que ou chega ao topo da montanha -
e é tudo seu, montanha e glória - ou morre. Ou como o jogador de pôquer, que blefa e não treme, que blefa rindo, e cujos olhos indecifráveis Intimidam o adversário. E joga tudo. E vence. No blefe.

Você, Renan não tem alma, só apetites, dizem. E quem, na política
brasileira, a tem? Quem, neste Planalto, centro das grandes picaretagens nacionais, atende no seu comportamento a razões e objetivos de interesse público? ACM, que, na iminência de ser cassado, escorregou pela porta da renúncia e foi reeleito como o grande coronel de uma Bahia paradoxal, que exibe talentos com a mesma sem-cerimônia com que cultiva corruptos? José
Sarney, que tomou carona com Carlos Lacerda, com Juscelino, e, agora, depois de ter apanhado uma tunda de você, virou seu pai-velho, passando-lhe a alquimia de 50 anos de malandragem?

Quem tem autoridade moral para lhe cobrar coerência de princípios? O presidente Lula, que deu o golpe do operário, no dizer de Brizola, e hoje ospeda no seu Ministério um office boy do próprio Brizola?
Que taxou os aposentados, que não o eram, nem no Governo de Collor, e dobrou o Supremo Tribunal Federal?
No velho dizer dos canalhas, todos fazem isso, mentem, roubam, traem. Assim, senador, você é apenas o mais esperto de todos, que, mesmo com fatos gritantes de improbidade, de desvio de conduta pública e privada, tem a quase unanimidade deste Senado de Quasímodos morais para blinda-lo.

E um moço de aparência simplória, com um nome de pé de serra - Siba - é o camareiro de seu salvo-conduto para a impunidade, e fará de tudo para que a sua bandeira - absolver Renan no Conselho de Ética - consagre a sua carreira.
Não sei se este Siba é prefixo de sibarita, mas, como seu advogado in pectore, vida de rico ele terá garantida. Cabra bom de tarefa, olhem o jeito sestroso com que ele defende o chefe... É mais realista que o Rei. E do outro lado, o xerife da ditadura militar, que, desde logo, previne: quero absolver Renan.

Que Corregedor!... Que Senado!...Vou reproduzir aqui o que você declarou possuir de bens em 2002 ao TRE. Confira, tem a sua assinatura:

1) Casa em Brasília, Lago Sul, R$ 800 mil,
2) Apartamento no edifício Tartana, Ponta Verde, R$ 700 mil,
3) Apartamento no Flat Alvorada, DF, de R$ 100 mil,
4) Casa na Barra de S Miguel de R$ 350 mil ..

E SÒ.

Você não declarou nenhuma fazenda, nem uma cabeça de gado!!
Sem levar em conta que seu apartamento no Edifício Tartana vale, na realidade, mais de R$1 milhão, e sua casa na Barra de São Miguel, comprada de um comerciante farmacêutico, vale mais de R$ 2.000.000.Só aí, Renan, você DECLARA POSSUIR UM PATRIMONIO DE CERCA DE R$ 5.000.000.

Se você, em 24 anos de mandato, ganhou BRUTOS, R$ 2 milhoes, como comprou o resto? E as fazendas, e as rádios, tudo em nome de laranjas? Que herança moral você deixa para seus descendentes?.

Você vai entrar na história de Alagoas como um político desonesto, sem escrúpulos e que trai até a família. Tem certeza de que vale a pena? Uma vez, há poucos anos, perguntei a você como estava o maior latifundiário de Murici. E você respondeu: "Não tenho uma só tarefa de terra. A vocação de agricultor da família é o Olavinho." É verdade, especialmente no verde das mesas de pôquer!

O Brasil inteiro, em sua maioria, pede a sua cassação. Dificilmente você será condenado. Em Brasília, são quase todos cúmplices.
Mas olhe no rosto das pessoas na rua, leia direito o que elas pensam, sinta o desprezo que os alagoanos de bem sentem por você e seu comportamento desonesto e mentiroso. Hoje perguntado, o povo fecharia o Congresso. Por causa de gente como você!

Por favor, divulguem pro Brasil inteiro pra ver se o congresso cria vergonha na cara. Os alagoanos agradecem.

Thereza Collor
Enviado via iPad