sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ninguém sabia?. A maior das evidências



no preview

por carlos chagas
Do julgamento,  até agora, vai ficando claro que por  ampla  maioria os ministros do Supremo Tribunal Federal reconhecem a existência do mensalão.  Só dois ficaram com a alegação de que tudo se resumiu à coleta de dinheiro para pagar despesas de campanha eleitoral. Em situação difícil ficam o ex-presidente Lula, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos, os réus e seus advogados. Houve mesmo compra de votos parlamentares com dinheiro público.                                                                              
 O ex-presidente Lula afirmou nada saber da operação, dizendo-se até traído pelos maus companheiros, isso antes de adotar a sugestão de seu então ministro da Justiça, de enfiar tudo debaixo do tapete do caixa dois.
Já o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, deixou escapar num de seus desabafos que nada do que se passava no palácio do Planalto era desconhecido do presidente.
À medida em que o processo se desenvolve, mais apertado fica o colarinho de todos.  Não seria melhor que reconhecessem a verdade, de uma vez por todas?

FILME DO DIA


Eleições e o mito do desinteresse, por José Dirceu



Pesquisa realizada pelo Datafolha, divulgada no último final de semana, ajuda a desmistificar a ideia, habitualmente disseminada pela mídia, de que o eleitor brasileiro é desinteressado do processo político e até o repudia.
Segundo levantamento feito pelo instituto, 64% da população deseja que o horário eleitoral na TV e no rádio seja mantido, contra os 34% que gostariam que o espaço fosse extinto. Dentre aqueles que apoiam a publicidade eleitoral, 30% consideram que o modelo atual deve ser mantido, enquanto 34% avaliam que o formato deve ser repensado.
Em que pese o fato de que a amostragem seja restrita, já que a pesquisa foi realizada apenas em São Paulo, os dados são reveladores da importância conferida à propaganda eleitoral pelos eleitores e do impacto que ela tem sobre a definição de seu voto.
De acordo com o levantamento, 57% dos entrevistados afirmaram que assistirão aos programas dos candidatos ao pleito municipal deste ano na TV e 62% declararam que o horário eleitoral gratuito influenciará na escolha de seus candidatos.
Outra constatação feita pela pesquisa é que quanto maior a renda do eleitor, maior é a sua indiferença em relação ao tema. Dentre os que possuem renda familiar acima de dez salários mínimos, a opinião de que o horário eleitoral deveria ser abolido atinge 43%. Também neste grupo a influência da propaganda eleitoral sobre o voto revela-se muito menor: 64% disseram que não é “nada importante”.
Ainda que as críticas ao modelo sejam cabíveis, uma vez que muitos candidatos se rendem à publicidade em vez do debate programático, o horário eleitoral gratuito oferece uma das poucas oportunidades para que ideias e propostas sejam apresentadas com autonomia, sem a imposição da agenda eleitoral determinada pela imprensa.
De fato, para torná-lo mais profícuo seria necessário aperfeiçoá-lo, tornando-o não apenas um espaço de apresentação de ideias, mas também de debates entre os candidatos, no qual pudessem ser confrontadas suas propostas e visões sobre os diversos problemas que afligem as cidades e seus cidadãos.
Outra questão referente ao modelo atual do horário eleitoral gratuito que precisa ser reformada é a distribuição do tempo entre os partidos e as coligações. Pelas regras atuais, um terço do tempo é dividido igualitariamente, enquanto os dois terços restantes são distribuídos proporcionalmente ao número de representantes na Câmara dos Deputados.
No caso das coligações, considera-se a soma dos representantes de todos os partidos que a compõem.
O mais coerente, entretanto, seria que a distribuição se fizesse de forma proporcional, conforme os resultados obtidos pelos partidos e coligações na eleição anterior. Isso impediria que a representatividade fosse afetada pela migração de deputados federais entre os partidos no período pré-eleitoral.
As inserções veiculadas ao longo da programação das emissoras, que hoje totalizam 30 minutos diários, também poderiam ser ampliadas, para que o eleitor pudesse se aproximar ainda mais do processo eleitoral, levando-se em conta que a televisão é o veículo de comunicação de massa que mais atrai o público.
Ainda que as emissoras reclamem da obrigatoriedade da exibição dos programas eleitorais e partidários, sob a alegação dos prejuízos pela perda de espaço para a publicidade, a legislação define isenções tributárias para que os canais façam as transmissões.
Fica patente nos resultados da pesquisa Datafolha e é importante salientar que a repulsa ao horário eleitoral e às instituições políticas de forma geral, não é um “mal” da sociedade. Esta tem interesse pela vida política e quer conhecer o que aqueles que pleiteiam seu aval para administrar suas cidades pensam e propõem. A ideia de que o cidadão tem uma percepção acrítica do candidato não condiz com a realidade.
Por isso, os espaços e canais de discussão, sejam os estipulados por lei, sejam os poucos abertos pela imprensa, devem ser bem aproveitados. Utilizar o horário eleitoral para fazer campanha de baixo nível, desqualificando adversários, ao invés de expor e debater as ideias e programas que podem melhorar a vida das pessoas, configura desperdício e desrespeito ao processo político e à sociedade.
Além disso, por mais importante que sejam a abertura, o aperfeiçoamento e a ampliação destes canais, a conquista do voto se dá menos em estúdios de gravação e mais nas ruas, através do contato pessoal com os cidadãos e do conhecimento de seus problemas e necessidades cotidianos.

José Dirceu, 66, é advogado, ex-ministro da Casa Civil e membro do Diretório Nacional do PT

O que é ser Juiz Por Cezar Peluso.


CHARGE ESPECIAL

A Charge de Néo Correia

Relator da ação do mensalão condenará ex-dirigentes do Banco Rural

  • ministro Joaquim Barbosa - 15/08/2012 [Felipe Sampaio/SCO/STF] 

     

    por  Ana Flor



O relator da ação penal do chamado mensalão, Joaquim Barbosa, irá votar pela condenação de todos os quatro réus ligados ao Banco Rural, responsável por empréstimos ao PT e agências de Marcos Valério, informou à Reuters uma fonte do Supremo Tribunal Federal (STF) que teve acesso ao voto, que deve ser concluído na segunda-feira.
Barbosa iniciou a leitura do voto na quinta-feira, quando já havia dado indicações de que iria responsabilizar os ex-dirigentes Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Ayanna Tenório e Vinícius Samarane pelo que chamou de empréstimos fictícios para beneficiar o PT.
"O Banco Rural somente decidiu cobrar os valores objetos dos empréstimos após a divulgação do escândalo pela imprensa. E assim agiu porque os empréstimos, na verdade, não deviam ser pagos, pois materialmente não existiam", disse Barbosa na quinta-feira.
Segundo a fonte, que falou à Reuters sob condição de anonimato, Joaquim irá responsabilizar os réus deste quinto capítulo da denúncia por prática de gestão fraudulenta, crime do qual foram denunciados pelo Ministério Público Federal.

Haddad recupera petistas ‘dispersos’; Serra perde favoritismo


 por José Roberto de Toledo

Os primeiros dez dias de horário eleitoral em São Paulo serviram para Fernando Haddad (PT) capturar eleitores simpatizantes do PT que estavam dispersos entre outros candidatos a prefeito. O único que não perdeu seus petistas foi Celso Russomanno (PRB). Já a queda de José Serra (PSDB) não foi apenas na intenção de voto. Ele perdeu também a condição de favorito dos eleitores.
Haddad pulou de 23% para 40% entre os eleitores que se declaram simpatizantes do PT e ultrapassou Russomanno nesse segmento. O candidato do PRB permaneceu com 30% de intenção de voto entre os petistas. José Serra (PSDB) e Paulinho da Força (PDT) estão entre os que mais perderam petistas. Também caiu a taxa dos que diziam que votariam em branco e nulo. Tudo graças às aparições de Haddad ao lado de Lula nos programas de TV.
Na simulação de segundo turno com Russomanno, Serra perdeu oito e o candidato do PRB ganhou nove pontos. Foi uma transfusão direta de eleitores do tucano, porque a taxa de brancos e nulos ficou estável. Se os dois disputassem o turno final hoje, Russomanno ganharia por 51% a 27% e ficaria com a maioria dos eleitores de todos os outros candidatos.

Serra também perdeu o favoritismo do eleitorado. Hoje, 33% acham que Russomanno será o próximo prefeito, contra apenas 29% que apostam em Serra. Há duas semanas, 46% faziam suas apostas no tucano. O petista Haddad tem o favoritismo de 13% do eleitorado.

A queda de Serra é um sinal de que parte do eleitorado antipetista começou a calcular quem tem mais chances de derrotar Haddad. Ao comparar a tendência da intenção de voto de Serra e Russomanno, e a rejeição de um e outro, pragmaticamente pulou do tucano para o candidato do PRB.

A campanha de Serra cometeu um erro estratégico tão fundamental que pôs em risco as chances do tucano. Ao selar um pacto de não-agressão com Russomanno, abriu caminho para o candidato do PRB crescer no eleitorado antipetista. Confundiu o efeito memória com voto consolidado no tucano. Mas como a campanha de 2010 já mostrara, “recall” não é intenção de voto. E Serra desidratou, espremido entre Haddad e Russomanno.

MÚSICA DO DIA


Energia elétrica terá custo reduzido



  •  













A presidente Dilma Rousseff disse, ontem (30), em evento na Confederação Nacional da Indústria (CNI), que o Governo vai anunciar na próxima semana medidas para reduzir o custo da energia elétrica. 

A declaração foi feita dois meses depois do envio de documento por parte do deputado federal Eduardo da Fonte (PP) à presidente, propondo cinco medidas para reduzir a conta de energia, para consumidores residenciais, comerciais e industriais.

Entre as medidas que o deputado defendeu durante o 13º Encontro Internacional de Energia Elétrica, promovido pela FIESP, em agosto, estão a revisão tarifária em todas as distribuidoras, extinção da cobrança do PIS/ Pasep para consumidores residenciais e exigência de descontos nas renovações de concessões.  Foto: Everton Amaro/ Fiesp
fonte:blogmagno

CHARGE DO DIA

Blatter afirma que não funciona advertir o Brasil por obras da Copa

"As obras serão mais caras que o previsto, mas serão concluídas", diz Blatter
"As obras serão mais caras que o previsto, mas serão concluídas", diz Blatter


Da AFP, em Zurique (Suíça) O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse que não vai mais advertir os brasileiros sobre atrasos em obras da Copa. Depois de fazer duras críticas à da preparação do país para o Mundial, Blatter admitiu que isso não funciona. Segundo ele, a introdução de um membro do governo no Comitê Organizador Local (COL) é que deu resultado. Após essa medida, o andamento das obras melhorou.

MARACANÃ: 62% DAS OBRAS FINALIZADAS

  • Divulgação O Maracanã, aos poucos, vai ganhando nova cara e já tem 62% das obras para a Copa do Mundo de 2014 finalizadas. Na quinta, foi instalada a última peça de pré-moldado da nova arquibancada.
"Aos brasileiros não falamos mais nada. Não funciona assim. O que mudou foi a introdução de um membro do governo no comitê local. Não se pode organizar um Mundial sem representantes do governo para a segurança, as telecomunicações, os satélites, as infraestruturas, as estradas, os trens, os aviões", declarou Blatter.

"Vi o relatório técnico, já não existem zonas em vermelho, há muito poucas em amarelo e muitas em verde. Os representantes compreenderam que devem seguir ali", completou. "Mas terão problemas internos, as pessoas trabalham muito, as obras serão mais caras que o previsto, mas serão concluídas. Imaginem, Copa do Mundo no Brasil!"
O mandatário da Fifa citou o ex-jogador e atual deputado federal Romário e as exigências por ingressos para a população local. "Infelizmente, não teremos vagas para todos. Romário queria que todos os brasileiros tivessem um ingresso para o evento, mas há 200 milhões de habitantes no Brasil e temos apenas três milhões de entradas", explicou.


"Romário compreendeu que os três milhões de ingressos também são para a família do futebol (todos os países), é uma questão de solidariedade."

Blatter também disse que "fazer o Brasil, sexta potência econômica do mundo, compreender isto não é fácil, mas será alcançado. O Mundial acontecerá no país do futebol e isto é algo maravilhoso, todos os amantes deste esporte querem estar lá", concluiu Blatter.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Lewandowski condenou por furto de bermuda e de R$ 13. Mas absolveu Cunha

Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Henry Milleo/ Gazeta do Povo / Ricardo LewandowskiRicardo Lewandowski                     foto:  Henry Milleo/
A coluna de Monica Bergamos na Folha de S. Paulo desta sexta mostra que o ministro Ricardo Lewandowski, que acaba de absolver o deputado João Paulo Cunha, tem sido bastante duro em outros julgamentos.

Votou pela condenação de um sujeito que roubou um farol de uma moto, no valor de R$ 13. Também condenou um sujeito que havia furtado uma bermuda.

No entanto, não aceitou a denúncia contra José Dirceu quando feita pelo Ministério Público.

Artistas plásticos mostram religiosidade em suas artes no Museu do Estado

                       
 
Os artistas plásticos, Ana Lisboa, Luciano Pinheiro, Renato do Valle e Montez Magno, estarão expondo no Museu do Estado de Pernambuco,com abertura na quinta-feira (30/08). A exposição é fruto de um trabalho de mestrado de Ana Lisboa em cima da arte dos artistas que evoca a religiosidade tendo a Arte como Prece. A exposição fica em cartaz até 30 de setembro.
 
 O livro também será lançado, mas só no dia 26 de setembro. A importância dos dois eventos caminharem juntos está na possibilidade do leitor vivenciar de perto as obras dos artistas pesquisados e poder intensificar suas percepções in-loco dos trabalhos, contribuindo na compreensão quando seguir caminhando na leitura de “ARTE COMO PRECE”
A exposição que tem como tema “Interseção: Arte & Religiosidade” é  uma oportunidade para o público entender como esses artistas de produção tão distintas se apóiam na religiosidade sem rótulos para transferirem à arte os seus sentimentos e entendimentos do mundo.
 
A exposição que teve sua concepção a partir do livro “Arte como Prece” de Ana Lisboa- a religiosidade no trabalho  dos quatro artistas pernambucanos, financiado com recursos do Funcultura 2011, traz textos abertos a relação pessoal dos artistas no exercício individual da religião. Para Ana Lisboa.“Tudo que se faz com amor, a partir daquilo que recebemos na vida (nossas facilidades) é uma forma de oração”.
 
O livro trata de um misto de desabafo, autoanálise e discussão sobre religião de cada um dos quatro. A religiosidade debatida no livro é a que Ana Lisboa sintetiza como “uma espiritualidade caleidoscópica, fluida, uma permanente bricolage, na qual as dúvidas e questionamentos refletem a angústia existencial dos indivíduos”. Essa seria ainda uma “‘cultura religiosa errante’, porosa, performática, festiva, efêmera, sem rígidos marcos doutrinários, carente de princípios teológicos que desterritorializam o sagrado”.
 
A prece é presente na produção dos artistas. Montez Magno  mostra  nos seus trabalhos plásticos e nas poesias e pinturas a acentuação do silêncio e o vazio, contendo energia cósmica; nos desenhos dos ex-votos de Renato Valle,  apelos de compaixão humana; na obra intitulada “O Altar”, de Luciano Pinheiro  tem “objetivo de meditação e oração, num contexto referente ao culto,exorcizando a violência, e Ana Lisboa  nos 27 oratórios que fez em tributo ao seu  irmão, contendo preces escritas
Para Renato Valle, a religião aparece na arte contemporânea quando o artista tem esse sentimento religioso. “Vai aparecer de forma muito subjetiva ou de forma objetiva ”. O artista acredita que a pessoa religiosa demonstra este sentimento em todas as suas ações. “Eu vejo a arte como “um meio de expressão”, de ampliação de diálogos. O trabalho reflete o tempo e todas essas coisas que a gente levanta, que a gente pensa, que a gente sente. Então, eu vejo o trabalho como uma forma de aumentar essa discussão até para quem não está nos vendo”.
 
Luciano Pinheiro teve uma formação religiosa rígida e precisou esquecer tudo para construir a maneira como hoje exerce sua espiritualidade ou religiosidade. Embora confesse uma certa dificuldade em falar sobre a presença da religião em suas realizações plásticas, ele percebe, em muitos trabalhos, esse sentimento, essa religiosidade, na iconografia, na necessidade de expurgar sentimentos para se tornar melhor para o mundo. Alguns de seus trabalhos utilizam a simbologia religiosa. Considera a religiosidade algo essencial em sua vida.
 
Luciano Pinheiro, Montez Magno e Renato Valle foram os artistas plásticos selecionados por Ana Lisboa para o seu mestrado, pelo envolvimento do processo de construção artística com o campo de estudo o qual já vinha realizando em sua pesquisa plástica de atelier.
Luciano Pinheiro é desenhista, pintor e gravador, além de arquiteto, nascido no Recife. Foi um dos fundadores, em 1977, da Oficina Guaianases de Gravura, em Olinda. Ganhador de vários prêmios.
 
Montez Magno é poeta, pintor, escultor, desenhista, tradutor, artista multimídia, nascido em Timbaúba – PE,a mas  vive no Recife. Em 2000, realizou exposição no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam) e, em 2006, no Museu do Estado de Pernambuco. Alguns de seus trabalhos sugerem o tema religiosidade.
 
Renato Valle , trabalha desde 1984, com o tema Ex-Voto, que deu origem  ao Projeto Cristos Anônimos. A reflexão sobre a religião, a religiosidade e o simbolismo da cruz é recorrente em sua produção plástica. Realiza desenho e pintura em escalas diferentes, aproxima-se de imagens de Cristo nos diversos momentos da história da humanidade e faz uma colagem, com a intenção de formar uma cruz com esses desenhos.
 
Ana Lisboa, é artista plástica, já participou de várias exposições coletivas e individuais. É professora de Artes na Universidade Federal de Pernambuco.
 
 
Serviço:
Exposição dos artistas : Ana Lisboa, Renato Valle,Luciano Pinheiro e Montez Magno
Local: Museu do Estado de Pernambuco -Av. Rui Barbosa 960-Graças
Abertura: 19h
Data: 30/08 até 30/09
Horários: de 3ª a 6ª feira (09h 00 às 17h00), sábados e domingos(14h00às 17h00)

MÚSICA DO DIA


CHARGE DO DIA

Força eleitoral de Lula só pesou em SP até agora


 



A rodada de pesquisas Datafolha em seis capitais expõe a limitação do poder midiático-eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de ele ter se dedicado a levantar as campanhas de seus candidatos a prefeito em várias cidades, o efeito até agora só veio em São Paulo -- e de forma moderada. Ainda assim, não há como saber se o candidato a prefeito paulistano pelo PT, Fernando Haddad, pulou de 8% para 14% apenas mais por causa dos abraços de Lula na TV ou se foi somente uma decantação natural do voto petista, que sempre teve um nome entre os favoritos na cidade nos últimos 20 anos. 

Em outras duas capitais relevantes nas quais o PT tem esperança de vitória, os candidatos de Lula não estão bem. No Recife, Humberto Costa ficou ao lado do ex-presidente em suas propagandas na TV, mas derrapou de 35% para 29%. Em Belo Horizonte, o petista Patrus Ananias só registrou uma oscilação positiva, dentro da margem de erro, de 27% para 30%. (Fernando Rodrigues - Folha de S.Paulo)

SEVERINO CAVALCANTI TEM CANDIDATURA IMPUGNADA




 Cavalcanti entrará com recurso junto ao TSE


Após ter o registro de sua candidatura à reeleição impugnada por unanimidade no pleno do Tribunal Regional Eleitoral, durante a sessão realizada ontem (29), no Recife, o prefeito de João Alfredo (Agreste Setentrional, a 106 km do Recife) e ex-deputado federal Severino Cavalcanti (PP), não se conformou com este segundo revés sofrido na Justiça Eleitoral, que o enquadrou na Lei da Ficha Limpa.  

Estando no prazo legal, Severino está anunciando através de mensagem gravada em carros de som que circulam pelas ruas da cidade de João Alfredo, que entrará com um Recurso Especial Eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral, contra o Acórdão expedido ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral.

"Estou certo de que continuarei candidato a prefeito de João Alfredo, pois o TSE é uma instância superior e que vai, com certeza, acatar os argumentos da minha defesa.  Comunico ao povo de minha querida terra que vamos obter uma grande vitória," disse Severino Cavalcanti, seguindo-se outra mensagem a cargo da possível substituta na chapa majoritária, Anna Mendes, que é filha do ex-prefeito (também enquadrado na Lei da Ficha Limpa) Sebastião Mendes (PSDB).

Fernando Gabeira faz palestra

                          

Gabeira fala  sobre eleições limpas em  Campo Grande (MS)


Na próxima segunda-feira (3/9), o jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira participa do Seminário “Cidades Verdes – Eleições Limpas” promovido pela Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD), em Campo Grande (MS). 


Gabeira ministra a palestra “Como deve ser uma cidade verde?” a partir das 19h. O evento é aberto à participação da sociedade e mais especificamente para os candidatos e dirigentes do Partido Verde, do qual é um dos fundadores. O objetivo da FVHD e do PV é provar que é possível fazer política com ética, criatividade e sustentabilidade no Brasil.

Crédito:Divulgação
Jornalista fala sobre proposta de política verde

O jornalista vai debater a busca da melhoria da qualidade de vida do cidadão, considerando o interesse público e a priorização de políticas socioambientais, dos investimentos nas áreas de saúde pública, saneamento, gestão de resíduos, educação e transporte, com mandatos obtidos através de eleições limpas, sem desvio de dinheiro público ou abuso de poder econômico.

Durante o Seminário será distribuída a carta compromisso "Cidades Verdes - Eleições Limpas", que contém o compromisso dos verdes brasileiros com o futuro das nossas cidades, informou o portal A Crítica.

FILME DO DIA


Livro de agente e repórter sobre morte de Bin Laden contradiz versão oficial dos EUA


O livro escrito por um agente e um repórter que participaram do comando que matou o terrorista Osama Bin Laden no ano passado no Paquistão contradiz detalhes da versão apresentada pelo governo do presidente Barack Obama, informou a AFP.

O livro "No Easy Day: The Firsthand Account Of The Mission That Killed Osama Bin Laden" ("Um dia nada fácil: o primeiro relato da missão que matou Osama Bin Laden", em tradução livre) será lançado em 4 de setembro e traz um relato em primeira pessoa.

Crédito:Divulgação
Bin Laden estava desarmado quando foi morto, revela livro

O autor, que escreve sob o pseudônimo de Mark Owen, assegura que Bin Laden recebeu um tiro já na porta do quarto e que foi encontrado depois dentro do mesmo sangrando por causa do ferimento.
Bin Laden sofria convulsões e uma mulher chorava a seu lado. Os membros do comando afastaram a mulher e dispararam novamente.

No entanto, o governo dos EUA afirma que Bin Laden foi visto na entrada no quarto e que depois voltou correndo para dentro dele, o que fez os membros do comando suspeitarem de que poderia estar procurando por uma arma.

Os funcionários americanos não quiseram comentar as descrições feitas no livro a respeito da operação que é vista como um dos grandes êxitos da administração Obama. "Não voltaremos a discutir este assunto", afirmou um funcionário da Defesa.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

FILME DO DIA


MÚSICA DO DIA


Geraldo Júlio evita comemoração


                                          
                                  Geraldo Júlio candidato do PSB à prefeito do Recife
 
 O candidato da Frente Popular à prefeitura do Recife, Geraldo Júlio (PSB), evitou comemorar o 1º lugar na pesquisa do Vox Populi e o empate técnico com o senador Humberto Costa (PT) na pesquisa do Datafolha, ambas divulgadas nesta quarta-feira.

“A hora é de trabalhar duro até a data da eleição”, disse o candidato do PSB, que foi informado dos números das duas pesquisas por um telefonema do governador Eduardo Campos.

Na pesquisa do Vox Populi, Geraldo Júlio aparece com 31% das intenções de voto, seguido por Humberto Costa com 28%, Mendonça Filho (DEM) com 11% e Daniel Coelho (PSDB) com 9%.
Já na pesquisa do Datafolha, Geraldo e Mendonça têm 29%, Daniel Coelho 12% e Mendonça Filho, 9%.

Já na pesquisa do Datafolha que a Folha de São Paulo divulga nesta quinta-feira aponta os candidatos à prefeitura do Recife Mendonça Filho (DEM) e Humberto Costa (PT) empatados na rejeição.
Ambos são rejeitados por 29% dos eleitores recifenses. O terceiro mais rejeitado é a ex-vereadora Edna Costa (PPL) com 26%, o quarto Jair Pedro (PSTU) com 23%, o quinto Roberto Numeriano (PCB) com 19% e o sexto Daniel Coelho (PSDB) com 16%.
O menos rejeitado é o candidato da Frente Popular, Geraldo Júlio (PSB), com apenas 12% de rejeição.

Rádio Frei Caneca sairá do papel se Geraldo Júlio ganhar a eleição

                             


Fruto de um projeto de autoria do vereador Liberato Costa Júnior (PMDB), a Rádio Frei Caneca, do Recife, poderá sair do papel a partir do próximo ano.
É que o candidato a prefeito e líder nas pesquisas de opinião, Geraldo Júlio (PSB), prometeu a um grupo de artistas nesta quarta-feira que, caso seja eleito em outubro próximo, vai botá-la para funcionar.

“É inadmissível que um artista não possa viver e viver bem do seu talento”, disse o candidato do PSB após ouvir os reclamos da categoria.
“Vamos juntar o sentimento de esperança com a indignação, trabalhar e transformar isso tudo em um orgulho da nossa cidade. Eu acredito que é possível a gente fazer isso, sim. E esta é minha disposição”, acrescentou.

Para o produtor cultural Roger de Renor, o funcionamento da Rádio Frei Caneca é fundamental para colocar o Recife na vanguarda da comunicação.

“Precisamos ter a garantia do novo prefeito de que essa Rádio vai funcionar”, afirmou.
Também participaram do encontro o candidato a vice, Luciano Siqueira (PCdoB), a poetisa e candidata a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), os escritores Raimundo Carrero e Cyl Galindo, a produtora Edivânia Batista e o músico Sérgio de Andrade.

CHARGE DO DIA

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Chega de corrupção



  •   








O título deste post é o sentimento médio de 10 entre 10 brasileiros: "Chega de corrupção!". Lembra-se aquela antiga máxima: "Ou o Brasil acaba com a corrupção, ou a corrupção acaba com o Brasil"?
Pois é, estudos não conclusivos afirmam que anualmente cerca de R$ 100 bilhões são subtraídos da economia brasileira. O raciocínio mais singelo é que este dinheiro poderia ter sido aplicado na saúde, educação e outras áreas estratégicas do país.
Não há como discordar que precisamos de mecanismos punitivos mais rígidos, controles mais efetivos que acompanhem o trajeto que o dinheiro faz do bolso do contribuinte até o destino. Estou, portanto, com os 10 entre os 10 brasileiros.
No entanto, chamo a atenção para outro grave problema brasileiro: a incompetência. A falta de estudo, planejamento, noções básicas de valorização de cada centavo nos leva a projetos equivocados e desperdício.
Até hoje não esqueço o estudo da Embrapa que comentei aqui neste blog que mostra que perdemos metade de quase toda a safra que produzimos por problemas na embalagem, transporte e manuseio dos produtos.
Chegou a hora de enfrentarmos sim a corrupção, mas também exigindo seriedade e método nas ações públicas e privadas.
 fonte:BLOG DE SIDNEY REZENDE

Para agilizar totalização de votos, mais de 1,2 mil transmissores via satélite serão utilizados



e1e9b1888c5e16422ce716d2e4bc7ab1.jpg
No total, 1.274 transmissores serão utilizados em áreas de difícil acesso longe dos centros urbanos
Ilustração: Keziah Costa/NE10

No intuito de agilizar a totalização de votos durante as Eleições 2012, 1.274 pontos de transmissão de dados via satélite serão utilizados. Solicitados por 15 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do País, o número recorde de equipamentos será utilizado em áreas distantes mais de três horas dos centros urbanos.
Com o uso da tecnologia, todas as informações das seções eleitorais serão enviadas em segundos para totalização dos votos. O sistema tornará mais rápida e fácil a divulgação dos resultados eleitorais, já que as distâncias e as condições adversas de clima e de estradas serão eliminadas com o novo recurso.
As áreas com o equipamento de transmissão por satélite poderão enviar os dados ainda mais rápido para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), já que as informações descarregadas em um laptop serão enviadas direto para lá através dos satélites. Nos centros urbanos, esse processo demora um pouco mais, pois são enviados aos TREs e passam por um filtro até chegarem na rede nacional da Justiça Eleitoral.
Os estados contemplados são Amazonas (380 pontos), Pará (338 pontos), Acre (75 pontos de transmissão); Amapá (36 pontos); Bahia (11 pontos); Goiás (18 pontos); Maranhão (86 pontos); Minas Gerais (16 pontos); Mato Grosso do Sul (47 pontos); Mato Grosso (90 pontos); Piauí (55 pontos); Paraná (13 pontos); Rondônia (49 pontos); Roraima (35 pontos); e Tocantins (25 pontos).
Pernambuco não contará com a tecnologia, por não ter áreas prioritárias de necessidade, ou seja, de grande distância e dificuldade de acesso a partir dos centros urbanizados.
fonte:ne10

Empresário é morto em edifício de luxo na Avenida Boa Viagem


a9d5fe3b491507ae0d20b25e8f2d6bc5.jpg
Empresário foi encontrado morto na tarde desta terça-feira
Foto: Igor Pereira/Flickr

Do NE10 Com informações de Renato Barros/Rádio Jornal
Um crime bárbaro foi registrado no bairro de Boa Viagem, um dos mais nobres do Recife (PE), no final da tarde desta terça-feira (28). Por volta das 16h, um homem assassinou a tiros o empresário da construção civil Sérgio Falcão, de 52 anos, dono da Falcão Construção e Incorporação LTDA. O crime aconteceu na casa do empresário, no edifício de luxo 14 Bis, situado na Avenida Boa Viagem, no bairro de mesmo nome, Zona Sul do Recife.

De acordo com informações do delegado Paulo Beringher, o circuito interno de imagens do edifício registrou o momento em que o suspeito teve permissão de subir no 10º andar do 14 Bis. Após o disparo, a empregada doméstica do empresário acionou a polícia, mas o suspeito já havia deixado o local do crime. O circuito também registrou a saída do homem que, de acordo com a delegada de plantão de Boa Viagem, Margareth Galdino, seria um antigo segurança particular do empresário. "Já se sabe pelo menos pela imagem quem é", afirmou a delegada.

A Construtora Falcão apresentava problemas, como obras não entregues. Em maio desse ano, o Ministério Público de Alagoas, por meio da Promotoria de Defesa do Consumidor, deu entrada em ação cautelar com pedido de liminar contra a empresa, devido ao atraso na entrega de apartamentos. A Promotoria também pediu o bloqueio de bens dos donos da Falcão e quebra de sigilo fiscal e bancário. O crime será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).



Na foto acima, a fachada do edifício onde o empresário foi assassinado. Foto: Renato Barros/Rádio Jornal.
fonte:jconline

MÚSICA DA MADRUGADA


Dilma de olho em ataques a Antônio Patriota











           O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, está sob ataque especulativo. O antigo amigo Celso Amorim, seu antecessor no cargo durante o governo Lula e hoje ministro da Defesa, tornou-se um desafeto, segundo o Poder Online.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que tem feito praticamente todas as viagens internacionais com Dilma Rousseff, anda de olho no cargo de chanceler. E o assessor internacional do Planalto, Marco Aurélio Garcia, é um contraponto sempre constante ao colega. De fato, o jeito paradão do ministro não agrada muito à presidenta da República.

Mas Dilma Rousseff já notou o ataque especulativo. E, nessas horas, ela gosta de proteger a vítima para mostrar quem manda na casa.


Santana planeja políticas para a juventude em Ipojuca















O candidato do PSDB à Prefeitura de Ipojuca (Região Metropolitana do Recife), Carlos Santana, esteve reunido, durante o último fim de semana, em Camela, com o representantes do Conselho Nacional da Juventude, para assinar o Pacto Pela Juventude, comprometendo-se com políticas públicas para os jovens.

Durante o encontro que contou com a presença de estudantes, artistas, grupos de dança e de grafitagem, o tucano lembrou que o acordo será seguido à risca caso seja eleito, e citou propostas para o setor presentes em seu programa de governo, como a criação da Secretaria da Juventude de Ipojuca, o Conselho Municipal da Juventude e a Lei Municipal da Juventude. Santana criticou o atual modelo de gestão da cidade afirmando que os jovens de Ipojuca “têm sido esquecidos nos últimos anos”, e disse que o Pacto Pela Juventude “vai servir de parâmetro para que as Prefeituras destinem um orçamento específico” para políticas voltadas para essa área.
fonte:blogmagno

FILME DO DIA

Quincas Berro d'Água (filme)

Obra: A morte e a morte de Quincas Berro D'Água, romance de Jorge Amado
Filme: QUINCAS BERRO D'ÁGUA
Diretor: Sergio Machado
Ano Produção: 2010
Elenco: Paulo José, Marieta Severo, Mariana Ximenes, Flávio Bauraqui, Luís Miranda, Irandhir Santos
Sinopse: Rei dos botecos, bordéis e gafieiras da Bahia, o ex-funcionário público Quincas Berro d'Água é encontrado morto em sua cama. inconformados com sua morte, seus melhores amigos "roubam" o corpo e o levam para uma última noite regada à festa e muita bebida. Em meio a mil confusões, Quincas "vive" a sua segunda e definitiva morte, desta vez como sempre sonhou.

Professores da UFPE decidem continuar paralisação


 

Calendário do Vestibular 2013 será mantido, de acordo com a Covest.


Há mais de três meses em greve, os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) decidiram continuar com a paralisação, após assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (27), no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Campus do Recife. De acordo com o presidente da Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), cerca de 300 professores estiveram presentes na reunião. Destes, 196 votaram a favor da continuação da greve, iniciada em 17 de maio. Apenas 42 docentes votaram contra a decisão.

Apesar da duração da greve, a adesão dos professores vem crescendo. Segundo o presidente da Adufepe, José Luiz Simões, na última assembleia do dia 3 de agosto, participaram cerca de 180 docentes, dos quais 155 votaram contra a proposta do governo. “A contraproposta foi protocolada na semana passada. E vamos entregá-la ao gabinete dos senadores do Estado amanhã. Esperamos que o governo reabra as negociações, para que possamos avançar e, finalmente, reiniciar as aulas”, comentou.

Para incluir o aumento dos gastos com os servidores federais para o próximo ano, o Projeto de Lei do Orçamento 2013 precisa ser enviado ao Congresso até esta sexta-feira (31). Atualmente, a UFPE tem 28.688 alunos na graduação, 2.750 no mestrado acadêmico, 370 no mestrado prático e 1.600 no doutorado.
 

Servidores de 18 categorias aceitam oferta do governo e encerram greve

Decisão foi por maioria; servidores de Incra e Dnit rejeitaram proposta.

Termina nesta terça prazo dado pelo governo para assinatura de acordos.



Servidores federais de 18 categorias ligadas à Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) decidiram nesta terça-feira (28) aceitar a proposta de reajuste do governo e encerrar a greve, segundo informou o coordenador-geral da entidade, Josemilton da Costa. A decisão, por maioria absoluta, foi tomada em plenária que reuniu representantes dos estados.
Segundo o dirigente da confederação, o acordo com o governo prevê uma reavaliação sobre o corte de ponto e a reposição dos dias pardos. O acordo deve ser assinado na tarde desta quarta.
Segundo a confederação, aceitaram o acordo servidores da Saúde, Funasa, Previdência, Trabalho, Cultura, Fazenda, Funai, Agricultura, Arquivo Nacional, Imprensa Nacional, Museu do Índio, Planejamento, Justiça, Transportes, Embratur, Secretaria de Patrimônio da União, administrativos da Polícia Rodoviária Federal e Integração Nacional. A Condsef representa 80% do total de servidores do Executivo.
fonte:g1

O Brasil vai mudando

Merval Pereira, O Globo

Ao contrário do que comemorou o advogado Márcio Thomaz Bastos após o voto do revisor do mensalão, ministro Ricardo Lewandowski, parece estar se formando no plenário do Supremo Tribunal Federal um posicionamento majoritário contra a tese do caixa dois defendida pelos réus, engendrada nos porões das atividades eleitorais petistas.
Houve mesmo quem, como a ministra Rosa Weber, tenha assegurado que “não importa o destino dado ao dinheiro, se foi gasto em despesas pessoais ou dívidas de campanha. Em qualquer hipótese, a vantagem não deixa de ser indevida”.
Esse entendimento está fazendo com que os ministros que votaram até agora deixem isolados os dois que optaram pela absolvição do petista João Paulo Cunha, presidente da Câmara à época em que os crimes em julgamento foram cometidos.
Parece também ser consenso da maioria que vai se formando a tese do procurador-geral da República de que esse tipo de crime não é feito às claras e é de difícil comprovação, e por isso exige do julgador bom-senso.
Rosa Weber foi específica: “(...) quem vivencia o ilícito procura a sombra e o silêncio. O pagamento não se faz diante de holofotes. Ninguém vai receber dinheiro para corromper-se sem o cuidado de resguardar-se.”
Devido à dificuldade inerente a esse tipo de crime é que vários ministros reconheceram, como Rosa, que se tem “admitido certa elasticidade na admissão da prova acusatória” nos chamados “crimes da intimidade” como o estupro, quando se valoriza o depoimento da vítima.
Disse ela: “Nos delitos de poder não pode ser diferente. Quanto maior o poder ostentado, maior a facilidade de esconder o ilícito com a obstrução de documentos, corrupção de pessoas. A potencialidade do acusado de crime para falsear a verdade implica maior valor das presunções. Delitos no âmbito reduzido do poder são pela sua natureza de difícil comprovação.”

Carta de Ana de Hollanda com reclamação do orçamento do MinC repercute mal no governo

Vazamento de documento da ministra causa irritação no Planejamento; Congresso cobra mais diálogo


A ministra da Cultura Ana de Hollanda em foto de 2011
Foto: Agência O Globo / Leonardo Aversa/19-4-2011
A ministra da Cultura Ana de Hollanda - Agência O Globo / Leonardo Aversa

 O governo não gostou nem um pouco da carta enviada pela ministra Ana de Hollanda (Cultura) para sua colega Miriam Belchior (Planejamento) reclamando de falta de recursos, como revelou o GLOBO nesta segunda-feira, em reportagem antecipada pelo vespertino para tablet “O Globo a Mais”. E muito menos gostou do vazamento da carta. Mais que isso, a iniciativa de Ana não deve ter o efeito esperado, pelo menos de imediato. O Ministério do Planejamento afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o corte no Orçamento da União de 2012, feito no início do ano, afetou todos os ministérios, e que a Cultura não vive uma situação excepcional. E que cabe aos gestores economizar e eleger prioridades.
.
‘Gestão em risco’
A carta foi enviada no último dia 15, com dados sobre o orçamento do ministério. Nela, a ministra da Cultura afirma que “esses números colocam em risco a gestão e até mesmo a existência de boa parte das instituições culturais”. Por sua assessoria, Ana de Hollanda avisou que nem ela nem ninguém do ministério irá se pronunciar sobre o assunto.
No início do ano, o governo anunciou um corte de R$ 35 bilhões no Orçamento da União de 2012, dos quais R$ 25 bilhões eram de investimentos. A preocupação do Palácio do Planalto foi reforçar o discurso de austeridade fiscal diante da crise internacional. Os maiores cortes atingiram os ministérios da Saúde, Educação, Cidades e Defesa. No Ministério da Cultura o corte foi de quase 15%, representando cerca de R$ 130 milhões. Na época, a ministra manifestou esperança de recuperar esses recursos até o fim do ano, o que normalmente acontece com todas as pastas.
No Ministério do Planejamento a iniciativa de Ana de Hollanda causou irritação. Além de considerada precipitada, já que o governo costuma liberar o que foi cortado a partir de outubro, o comentário era que não é “usual” um ministro enviar carta reclamando de falta de recursos, e muito menos deixá-la vazar. E o Planejamento atribuiu as dificuldades no orçamento da Cultura à falta de jogo de cintura de seus gestores.
Mas Ana pode contar com apoio do Congresso. Integrante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) diz que está havendo uma redução constante das verbas orçamentárias para a área de Cultura e que ele tem sido procurado por servidores da pasta com reclamações dos baixos salários.
Segundo Alencar, assim como faziam os ex-ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira, a ministra Ana de Hollanda deve dialogar mais com o Congresso para a destinação de mais verbas para sua pasta durante a tramitação e votação do orçamento — o governo encaminha sexta-feira a proposta para o ano de 2013.
— Está havendo uma involução das verbas para a área de Cultura. O Brasil é sempre colocado como país emergente, e nenhum país entra em um processo civilizatório se não valoriza seu acervo cultural. Os servidores da área têm me procurado para denunciar a defasagem salarial. Vamos ver como vem o orçamento para 2013, mas não tenho expectativa de acréscimo. Vamos assumir a bandeira por mais recursos para a Cultura. Nos sentimos signatários dessa carta — afirmou Chico Alencar. — Os ministros Gil e Juca dialogavam com o Congresso para obter mais verbas. Vamos retomar isso com a ministra Ana a partir da próxima semana, com o orçamento de 2013 já enviado.
O documento é uma das mais fortes críticas já feitas ao atual estado da Cultura no país e reverbera uma insatisfação de grande parte dos 2.667 servidores na ativa do MinC. Uma das principais preocupações é com as condições estruturais dos prédios ligados ao ministério. A Biblioteca Nacional, por exemplo, está com o ar-condicionado desligado desde abril, quando um acidente no sistema de refrigeração afetou o acervo de periódicos. Os servidores também denunciam vazamentos no telhado, rachaduras nas paredes e instalações elétricas inadequadas.
Na carta, Ana de Hollanda também fez um alerta sobre a falta de um plano de carreira e os baixos salários. De acordo com ela, a taxa de evasão dos funcionários aprovados no último concurso público para o MinC foi, em média, de 53%: 55% dos funcionários diretamente vinculados ao ministério, 70% do Instituto Brasileiro de Museus, 40% da Funarte, 67% da Fundação Cultural Palmares, 37% da Fundação Biblioteca Nacional e 44% do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Apoio na rede
No Twitter, artistas se manifestaram quanto às declarações de Ana na carta para Miriam Belchior. O ator e deputado federal Stepan Nercessian escreveu dois posts sobre o assunto: “Ana de Hollanda mais uma vez defende corajosamente verbas para Ministério. Parabéns, ministra” e “Presidenta Dilma, boa administradora, dará razão a Ana de Hollanda. Sem dinheiro, salários aviltantes, prédios caindo é impossível trabalhar”. Já o ator José de Abreu foi irônico, também em dois posts: “Ana de Hollanda detona Dilma! Bem feito!” e “Se uma ministra critica o próprio ministério, que podemos dizer?”. O próprio perfil oficial do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do MinC, comentou o caso, com um post: "Ministra @anadehollanda critica o estado da pasta de #Cultura”.

fonte:oglobo

CHARGE DO DIA

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

MÚSICA DO DIA


Livro que elenca demandas da população recifense é lançado nesta segunda


829f7566931a8f8997cab0268c40a2b6.jpg
Cerimônia de lançamento do livro aconteceu em restaurante no Recife
Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

 
Resultado de uma pesquisa realizada com cerca de três mil moradores da capital pernambucana sobre as necessidades da população, o livro "As Demandas dos Eleitores Recifenses - Agenda Recife" foi lançado nesta segunda-feira (27), no Restaurante Manoel Bandeira, Zona Norte do Recife. A publicação reúne dados sobre os problemas da cidade e surgiu com o intuito de servir de guia para a criação das políticas públicas dos próximos quatro anos.

Feito em parceria entre o Instituto Maurício de Nassau e o Jornal do Commercio, o estudo que deu origem ao escrito elencou as principais demandas dos bairros recifenses. As informações coletadas, antes de virar livro, foram traduzidas em reportagens, veiculadas no JC. As matérias também viraram um site especial elaborado pelo e JC Online. 

"É um serviço que se prese. Cientificamente sério e correto, o documento faz refletir sobre o que o recifense realmente pensa e espera da próxima gestão", disse Ivanildo Sampaio, diretor de redação do JC. O jornalista completou: "O próximo prefeito não vai poder dizer que não sabia do que a cidade precisava."

Todos os candidatos ao posto máximo da Prefeitura do Recife, inclusive, foram convidados para o encontro, onde iriam receber em mãos a obra. Nenhum, todavia, compareceu. Fundador do Grupo Ser Educacional, que custeou a avaliação, Janguiê Diniz não viu problema na ausência dos prefeituráveis. "Eles não vieram, mas vamos fazer com que a Agenda chegue até eles. E iremos cobrar de quem for eleito."

Entre as prioridades citadas no livro que vai ser entregue aos postulantes está segurança, saneamento básico, saúde e trânsito. Alguns pontos avaliados, segundo o coordenador da pesquisa Adriano Oliveira, surpreenderam, como a porcentagem de pessoas que se posicionam como de "esquerda". "Apenas 2%", conta. "Elas também dizem que o comércio ambulante é bom e não gera criminalidade", conclui.

Apelo popular e aposta em ações do passado político marcam o programa de Mendonça


d03d73847238ebe062afe8570f0f5b98.jpg
Imagem: Reprodução


Em uma posição mais amena no bloco de oposição, o democrata Mendonça Filho tem levado à propaganda eleitoral gratuita o mesmo tom de sua campanha nas ruas. Com foco no apelo popular, o programa da coligação "Mudança por um Recife melhor" desta segunda-feira (27) centrou fogo nas comunidades de menor renda e no combate ao crack.
Explorando depoimento de uma moradora de Santo Amaro, no Recife, o guia do DEM pontuou ações do período em que Mendonça foi vice-governador e, por nove meses, assumiu o Governo do Estado,em 2006. Entre os programas de sua época de gestão, o Estação Futuro, que desenvolvia atividades esportivas e educativas em bairros da periferia.
Sob o mote de "não dar o peixe, mas ensinar a pescar" e com pouco mais de dois minutos na TV, o candidato, que perdeu a cena oposicionista para a chapa tucana na capital, insistiu na retomada do extinto Estação Futuro, prometendo uma ampliação no atendimento e nas atividades oferecidas pelo projeto, caso eleito.
fonte:jconline

Guia de Geraldo reproduz feitos do governo estadual na educação


 
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

O guia do candidato a prefeito do Recife pelo PSB, Geraldo Julio, exibido na noite desta segunda-feira (27) na TV pareceu mais uma propaganda do governo estadual. Abordando o tema educação, o programa exaltou os feitos da administração do governador Eduardo Campos, padrinho político do prefeiturável socialista.

Paralelamente, foram exibidas as propostas do programa de governo, que também são uma reprodução dos programas da administração estadual, só que no âmbito municipal, como a distribuição de tablets e bolsas de estudo para alunos da rede pública de ensino e a implantação do sistema integral nas unidades de educação. O socialista também promete rede de internet sem fio nas escolas, a implantação do ProUni Municipal (programa importado do governo federal), que dá bolsas de estudos em universidades para alunos da rede pública, e a construção de creches.

Como nos outros programas, Eduardo divide as falas com Geraldo. "Ninguém chega a um novo lugar, sem um novo caminho", destacou o governador.
fonte:jconline

No guia, Humberto aposta na popularidade de Lula e João Paulo e concentra munição na saúde


f58079f9cfa4da9e90d6a682e5e27d5f.jpg
Imagem: Reprodução

 
Em continuidade da série de gravações que fez ao lado de Lula, ex-presidente e principal líder do Partido dos Trabalhadores, Humberto reforçou o discurso da experiência política no guia desta segunda (27) à noite. Durante o programa, os petistas também enfatizaram o mote de cuidado com os mais pobres e atenção à classe média.
Nos primeiros momentos, em uma simulação de entrevista feita por Lula com Humberto Costa, a coligação "Para o Recife seguir mudando" apostou nas propostas para a saúde e na atuação do seu candidato majoritário no Ministério da Saúde e na Secretaria das Cidades da gestão de Eduardo Campos. O movimento é uma resposta às investidas do PSB contra a campanha vermelha.
O apelo popular do vice-candidato da chapa, o ex-prefeito da cidade João Paulo, também foi bem explorado na propaganda eleitoral gratuita. Boa parte dois seis minutos da coligação foi dedicada a depoimentos de moradores de áreas de risco simpatizantes do ex-prefeito, além de destacar ações de seu período na administração da capital pernambucana.
Somente no bloco final do guia é que vieram as propostas. E, nessa parte, algumas figurinhas carimbadas da campanha foram destacadas, como o Recife Tecnológico - pólo de tecnologia e inclusão da juventude - e o Expresso Empresa - espécie de conglomerado de  repartições públicos que atendem à burocracia do segundo setor -, carros-chefe da campanha trabalhista, ao lado da ampliação do Saúde da Família e da construção de clínicas e hospitais.
fonte:ne10

Dilma é recebida com vaias por servidores no Rio



 











A presidente Dilma Rousseff foi recebida nesta segunda com vaias e protestos por cerca de 200 servidores federais ao chegar ao Theatro Municipal, no centro do Rio, para a entrega de medalhas aos vencedores da 7ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, segundo a Agência Estado. Os manifestantes bloquearam por 20 minutos a Avenida Rio Branco, e o Batalhão de Choque da Polícia Militar foi acionado.

Em seu discurso, a presidente classificou o evento de "festa da meritocracia" - uma das reivindicações de parte dos grevistas é a promoção por tempo de serviço, não por titulação. Apesar do clima de tensão, não houve confronto. Eles cobravam da presidente Dilma mais negociação com as categorias pelo reajuste salarial.
A participação de Dilma na solenidade não foi divulgada com antecedência na agenda oficial da Presidência e surpreendeu os manifestantes. Sob forte esquema de segurança, a presidente entrou pela lateral do prédio, em uma passagem bloqueada com grades e tapumes de metal que impediam a aproximação e a visão dos manifestantes. O quarteirão inteiro do teatro e parte da praça da Cinelândia foram isolados.

Um helicóptero da PF sobrevoava a região enquanto homens do Exército e do Batalhão de Choque da Polícia Militar reforçavam a segurança no entorno do prédio, impedindo a aproximação dos servidores. Os manifestantes ironizaram a presença ostensiva dos policiais: "Dilma, que papelão! Para vir ao Rio tem que ser com batalhão", gritavam em coro os manifestantes.

Unicap reúne candidatos em ciclo de debates



 






 





A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o Instituto Humanitas Unicap e o Diretório Acadêmico do curso de Direito irão promover nesta quarta-feira (29), às 18h, no auditório G2, o primeiro debate com os candidatos a prefeito do Recife. Mediante sorteio, foram convidados para esse primeiro encontro os prefeituráveis Edna Costa (PPL), Humberto Costa (PT), Jair Pedro (PSTU) e Mendonça Filho (DEM).

O segundo debate será realizado no dia 10 de setembro, às 18h, no auditório G2, com as participações de Daniel Coelho (PSDB), Esteves Jacinto (PRTB), Geraldo Júlio (PSB) e Roberto Numeriano (PCB). A abertura será feita pelo Reitor, Padre Pedro Rubens. 

Nos primeiros 15 minutos, os postulantes, em ordem alfabética, irão apresentar suas propostas nas áreas de educação, saúde, mobilidade urbana, habitação, geração de emprego e renda, turismo, cultura. Logo depois, a professora Andréa Câmara, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, apresentará um documento com propostas para o Recife elaboradas por alunos e professores.

Cada candidato terá dez minutos para comentar a sugestão. Depois, eles irão responder as perguntas elaboradas pelo público. Os debates serão mediados pelos professores e cientistas políticos Juliano Domingues, coordenador do curso de Jornalismo, e Thales Castro, assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap. Cada resposta terá duração de cinco minutos.

Os debates são voltados exclusivamente para alunos, professores e funcionários da Unicap, não sendo permitida a presença de militantes dos candidatos.

Caruaru: guia eleitoral "desmonta farsa"

 O guia eleitoral da Frente Popular de Caruaru desta segunda-feira (27) anuncia, através de nota, que "desmontou uma farsa realizada pelo programa eleitoral da candidata Miriam Lacerda (DEM)". Na semana passada uma equipe do guia do DEM entrevistou um suposto comerciante chamado Roberto Rosendo da Costa, que culpou a atual administração municipal por um prejuízo de R$ 500 mil.

Diz a nota que o acusador, que se apresentou como proprietário de um restaurante no Alto do Moura, disse que fez grandes investimentos no estabelecimento confiando no projeto Revitalino, apresentado pelo prefeito José Queiroz, que prevê uma série de melhorias para o ponto histórico. A acusação foi uma fraude grosseira. O verdadeiro dono do lugar é o empresário Carlos Araújo, que gravou para o guia da Frente Popular desmentindo o episódio. “Meu sentimento é de indignação. Comprei o terreno a esta pessoa (Roberto), mas o espaço é meu. O investimento foi feito por mim. Ao ser informado do teor do guia e depois, ao ver na TV, fiquei perplexo”, disse Carlos.

“Iremos tomar todas as providências possíveis para não permitir mais que coisas como estas aconteçam”, disse o coordenador jurídico da Frente Popular, Bruno Martins. Para a coordenação geral da campanha, a atitude da oposição foi repugnante. “Ações desta natureza, que têm como objetivo confundir a população, não cabem mais na política de Caruaru e do Brasil. As pessoas querem ver o debate de ideias, de propostas, e não baixarias”, disse Louise Caroline.



fonte:blogmagno

FILME DO DIA

Toda Nudez Será Castigada (filme)

Obra: Toda nudez será castigada, peça teatral de Nelson Rodrigues
Filme: TODA NUDEZ SERÁ CASTIGADA
Direção: Arnaldo Jabor
Ano Produção: 1972
Elenco: Paulo Porto, Darlene Glória, Paulo Sacks, Paulo Cesar Pereio, Isabel Ribeiro, Hugo Carvana, Elza Gomes, Henriqueta Brieba.
Sinopse: Herculano é um homem puritano, viúvo, que jura ao seu filho Serginho que nunca terá uma outra mulher. No entanto,ele se apaixona por uma prostituta, Geni, a quem conhece por intermédio de Patrício, seu irmão, interessado em que Herculano volte a sustentar seus vícios com bebida e mulheres. Quando resolve casar-se com Geni, gera uma série de conflitos em sua família, entre eles a prisão de Serginho após uma briga em um bar. O garoto é estuprado na prisão e, após solto, torna-se amante de Geni, somente com a intenção de vingar-se do pai por haver quebrado o juramento. No fim, Serginho foge com o ladrão boliviano, que o estuprara na delegacia. Em desespero, Geni comete suicídio, deixando uma fita gravada narrando toda a história para Herculano.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

CHARGE DO DIA

Foto

Lançamento! ArtFliporto

Lançamento! ArtFliporto
ArtFliporto
A ARTE EM FORMA DE REVISTA
Lançamento: 24 de agosto de 2012,
às 19h,
na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, durante a Ocupação Nelson Rodrigues.
A Fliporto, realizada em Olinda, Cidade Monumento, sempre em novembro, já se notabilizou como um dos principais eventos literários do País. A cada ano, o evento busca ampliar suas atividades para se tornar uma ação contínua. Em vista disso, seu curador, o escritor Antonio Campos, idealizou a revista de ensaios e crônicas ArtFliporto, que terá periodicidade quadrimestral. Com edição do jornalista Schneider Carpeggiani, direção de arte de Karina Freitas e fotos de Chico Ludermir, a publicação terá seu primeiro número lançado em agosto, trazendo como um dos destaques um dossiê sobre Nelson Rodrigues, homenageado da Fliporto 2012. Na lista de colaboradores da estreia, nomes como José Castello, Benjamin Moser, Luís Augusto Fischer, Caetano W. Galindo, Kelvin Falcão Klein e Fabiana Moraes.
A ArtFliporto será vendida em bancas e livrarias de várias capitais brasileiras e terá uma versão para leitores digitais. Com essa publicação, a Fliporto reafirma sua intenção de contribuir com a diversidade e problematização da cultura contemporânea.
O lançamento nacional do primeiro número da revista será no dia 24 de agosto, às 19h, na Torre Malakoff, no Bairro do Recife, durante a Ocupação Nelson Rodrigues.

O VALOR DO ABRAÇO


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CHARGE DO DIA

Foto: Acorda Cidadão!
A 6ª economia mundial X tratamento dado aos aposentados/idosos. É equivalente?

FENAI E AIP UNIDAS PELA LIBERDADE DE IMPRENSA

                                          

FILME DO DIA


Manuel Bandeira: o Poeta do Castelo

Filme: O POETA DO CASTELO
Diretor: Joaquim Pedro de Andrade
Ano Produção: 1959
Elenco: Manuel Bandeira (1886-1968)
Sinopse: Versos de Manuel Bandeira, lidos pelo poeta, acompanham e transfiguram os gestos banais de sua rotina em seu pequeno apartamento no centro do Rio; a modéstia do seu lar, a solidão, o encontro provocado por um telefonema, o passeio matinal pelas ruas de seu bairro


terça-feira, 21 de agosto de 2012

O talento de Yane é herança do pai



 


O sucesso na vida não acontece por acaso, não cai do céu como uma dádiva. Há de se ter um dom, coisa que não se faz, mas se recebe dos deuses. Muitas vezes é comum encontrar em livros de autoajuda frases tipo “você está destinado ao sucesso”. Não vá nessa! Isso é mentira. O querer nada pode sem o dom da vida.
Yane Marques, a pequenina gigante medalha de bronze do pentatlo moderno em Londres, é uma deusa. Tem o dom da vida. Não chegou ao pódio entre as três melhores do mundo por acidente.
É uma obstinada, cuja trajetória bem-sucedida se reflete na coragem e na garra sertaneja. É evidente que em algum momento, diante de tanta adversidade, Yane já pensou em desistir.
Até por falta de apoios, que lhe faltaram até então. E, incrivelmente, continuam sem aparecer. Mas repentinamente o vento virou e encheu as velas dela. É preciso estar atento à direção do vento.
O vento de Yane sopra do Sertão. Seu avô, popularizado em Afogados da Ingazeira, minha (e dela também) terra natal, de Coió, é meu tio, irmão do meu pai Gastão. É um matuto ousado e bem-sucedido, mas que penou para ser gente na vida.
Foi retirante de uma seca braba nos anos 50, trocando Afogados por Bom Conselho, onde havia notícias de que ali chovia e prosperava, diferente do Sertão esturricado, de vidas secas e légua tirana.
Mas não foi nenhuma Canaã, a terra prometida. Coió, papai e mais cinco irmãos, um deles morando hoje em São Paulo e com um nome sugestivo de Cheiroso - porque tomava banho de perfume para chamar a atenção das namoradas - fizeram o caminho de volta logo em seguida em lombo de cavalo. Mas nunca desistiram.
E deixaram uma lição nobre para Yane: a de que não se deve fazer um deus do seu sucesso. Olhando para Yane celebrada no mundo inteiro, fazendo nossa terrinha seca do Pajeú ser projetada na mídia, lembrei-me de Eliot: “Numa terra de fugitivos aquele que anda na direção contrária parece estar fugindo”.
A direção contrária de Yane foi desobedecer ao princípio básico da educação sertaneja, de que para ser gente na vida, seria se debruçar sobre os livros, ser médico ou advogado. O vento de Yane provou que é possível ser gente também nos esportes.
Deixei para escrever sobre Yane depois de passar a euforia da sua conquista londrina. Primo segundo dela, muita gente me cumprimenta pelo seu sucesso sem saber do nosso parentesco. Esta semana, depois dela brilhar no Esporte Espetacular, recebi uma ligação de uma amiga de Brasília feliz por ela estar projetando minha terra.
Desculpa recorrer ao lugar comum, mas vale: filho de peixe, peixinho é. Gorete, minha prima legítima, mãe de Yane, nunca se encantou por esportes, mas Wanderley Galdino, o pai, foi um craque no futebol. Armador nato, artilheiro talentoso, tinha porte e qualidades para jogar em qualquer time profissional da capital.
Era, igualmente, brilhante em futebol de salão e também no vôlei. Yane é, portanto, carne, sangue e alma o retrato fiel do pai. Que era, também, um talentoso radialista.
Garoto em Afogados da Ingazeira, fui fã de carteirinha dos programas de Wanderley na Rádio Pajeú, onde foi discípulo de Waldecy Menezes, ícone da radiofonia pernambucana sem nunca largar as origens.
Fernando Pessoa dizia que escrevia para lutar contra o tempo. Na sua visão, a escritura e a leitura fazem o passado acontecer de novo. Por isso, estou descrevendo a família de Yane. Escrevo o meu passado, que é igual ao da sua família, para que o tempo não nos roube.
E para que amanhã não possamos repetir Fernando Pessoa: “O tempo passa. Não nos diz nada. Envelhecemos. Não se resiste ao deus atroz que os próprios filhos devoram sempre”. O tempo é uma máquina, faz o vivido desaparecer no esquecimento.
Do sertão para o mundo, Yane nos deu alegria e felicidade. Com o seu brilho, o nosso Sertão ficou mais leve e luminoso. Torcemos para que ela seja a luz de uma alegria que não se apaga, uma chama quase que eterna.
fonte:BM