quinta-feira, 31 de maio de 2012

Silêncio de Demóstenes causa tumulto em reunião da CPMI do Cachoeira


f39fa30c9e3944637b522744ca4f9779.jpg 

Foto: Reprodução TV Senado



No início da reunião desta quinta-feira (31) em que prestaria depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) disse que não responderia às perguntas feitas pelos parlamentares. Demóstenes alegou que seu advogado, Antônio Carlos de Almeida Castro, solicitou ao Conselho de Ética a degravação de seu depoimento e as notas taquigráficas para entregá-las aos integrantes da comissão.

“Anteontem [terça-feira, 29] prestei depoimento por mais de cinco horas no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, cuja pertinência temática é a mesma desta CPI. Em decorrência disso, por solicitação do meu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, endereçamos ontem petição a essa comissão e comunicamos, até por uma questão de lealdade, que permaneceríamos calados, conforme faculdade expressamente prevista na Constituição Federal”, disse Demóstenes.

A atitude de Demóstenes fez com que o deputado Sílvio Costa (PTB-PE) se exaltasse e começasse a ofender o senador, acusado de ligações com o suposto esquema criminoso liderado pelo empresário de jogos ilegais Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, investigado pela Polícia Federal. O presidente da comissão decidiu dispensar Demóstenes da oitiva, mesmo procedimento que vem adotando diante dos demais depoentes que se negaram a falar. No entanto, essa atitude acabou irritando ainda mais o deputado.

"O senhor passou cinco horas no Conselho de Ética e não conseguiu se explicar. Mas, aqui, com cinco minutos, o senhor explicou tudo. O seu silêncio é a mais prefeita tradução da sua culpa", ressaltou o deputado. "O senhor apelou para Deus, se disse carola, mas o senhor não vai para o céu porque o céu não é lugar para mentiroso, não é lugar de gente hipócrita", disse o deputado se dirigindo a Demóstenes.

Diante da exaltação dos parlamentares, o senador Pedro Taques (PDT-MT) reagiu: “Todos aqui, enquanto parlamentares, devem obedecer à Constituição Federal, que afirma que o cidadão, seja lá quem for, merece respeito. Fui procurador da República por mais de 15 anos e tenho a convicção de que um parlamentar não pode tratar quem quer que seja com indignidade", argumentou Pedro Taques.

A defesa feita por Pedro Taques fez com que Sílvio Costa se voltasse contra ele. Em meio ao tumulto, o presidente da comissão, Vital do Rêgo, encerrou a sessão que durou 20 minutos.

Na última terça-feira, Demóstenes prestou depoimento ao Conselho de Ética do Senado e confirmou sua ligação com o empresário Carlinhos Cachoeira. Ele sustentou que não sabia do envolvimento de Cachoeira com atividades ilícitas, apesar dos mais de dez anos de convivência com o empresário e negou ter recebido dinheiro de Cahoeira.

Além disso, Demóstenes também confirmou usar um celular via rádio doado por Cachoeira e que era o empresário que pagava a conta. Ontem, os integrantes da CPMI quebraram os sigilos telefônicos, bancário, fiscal, de e-mail e de mensagens por celular de Demóstenes.
Fonte: Agência Brasil

Lojas do RioMar Shopping são entregues para empresários



 


 Fotos: Guga Matos/JC Imagem




O complexo de 476 lojas do RioMar Shopping foi entregue para os empresários das operações, nesta quinta-feira (31), pelo presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça. O maior centro de compras do Nordeste teve um investimento de R$ 600 milhões e será inaugurado no dia 29 de outubro para convidados. No dia 30, as portas serão abertas para o público. “Este shopping é a realização de um grande sonho que nutri por muitos anos. Muitos esforços foram empregados aqui e tenho certeza que ele irá atingir não somente a cidade do Recife, mas toda uma região que poderá contar com uma estrutura sustentável e moderna”, afirmou o presidente do Grupo JCPM.  Em termos comparativos, as áreas dos maiores shoppings do Nordeste são: Shopping Recife (86,3 mil metros2 de área bruta locável), Salvador Shopping (82,5 mil) e o RioMar Recife (101 mil metros quadrados de ABL). O futuro RioMar Fortaleza terá 93 mil metros quadrados.
MALL| Estrutura do grandioso empreendimento já impressiona
VISUAL | Domo principal chamou a atenção dos presentes
São 101 mil metros quadrados de Área Bruta Locada (ABL), que comportarão empreendimentos que estão aportando pela primeira vez na Região. Entre as 18 lojas âncoras, as novidades são Luigi Bertolli (vestuário masculino e feminino) e Etna (móveis e decoração). A estrutura também é composta por 7 megalojas, entre elas a estreante no mercado pernambucano, Casas Bahia; 12 restaurantes e 12 salas de cinema.
ENTREVISTA | Empresário falou sobre a realização de um sonhoA entrega das lojas contou com a presença de autoridades como o prefeito João da Costa, que destacou a contribuição que será trazida para a cidade com a chegada do RioMar. “O shopping consolida o comércio do Recife, capital que mais gera emprego na Região”. O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Geraldo Júlio destacou o impulso que será dado a economia local com o RioMar. “Nossa economia está dinâmica e um empreendimento como este do grupo JCPM, mostra a real grandeza dos empresários do nosso Estado”, revelou.
>>Confira cobertura do Blog Social 1 – NE10
CAPELA | Salão ecumênico será uma das novidades
A estrutura do RioMar também comporta parque de diversões eletrônicas e boliche, teatro com cerca de 720 lugares, a academia de ginástica Companhia Athletica, Espaço ecumênico, Expresso Cidadão e 6.200 vagas de estacionamento(sendo 70% cobertas e 2 Valet Park).
ILUMINAÇÃO | Grandes áreas de vidro garantirão a luz natural
Os empreendedores que chegam ao RioMar são um misto de executivos locais e de empresas novatas na Região. Uma delas é o restaurante Pobre Juan, especializado em servir carnes nobres. “Já estamos em São Paulo e Brasília e sentíamos que era o momento de trazer o nosso empreendimento para o Nordeste”, afirmou o diretor-presidente do restaurante, Rafael Valvídia. A empresa investirá R$ 4 milhões numa estrutura de 600 metros quadrados que comportará 240 lugares, a maior do grupo no País.
MAPA | Lojistas receberam estruturas para montar as lojas
TRÂNSITO – A expectativa dos engenheiros responsáveis pela obra é que o fluxo de pessoas na área seja em torno de 70 mil pessoas, chegando a 100 mil em dias de pico. “Desenvolvemos toda uma estrutura viária que irá facilitar o trânsito no local. A maioria das ruas de acesso não possuirá interferência de sinais e isso facilitará a fluidez”, detalhou o engenheiro Francisco Bacelar, apresentando as animações que podem ser conferidas abaixo.

JC

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fifa e governo confiam nas 6 sedes para 2013 apesar de atrasos

Salvador e Recife tem problemas com obras com grande atraso mas são mantidos junto a Brasília, Rio, Belo Horizonte e Fortaleza


A Fifa divulgou nesta quarta-feira a tabela daCopa das Confederações , que acontecerá em 2013, no Brasil, e servirá como teste para oMundial 2014. Apesar de manter a dúvida sobre a confirmação de Salvador e Recife na competição, por causa das obras atrasadas nos estádios, a entidade mostrou confiança na permanência mesmo das seis sedes, junto com Brasília, Rio, Belo Horizonte e Fortaleza.
Jérôme Valcke e Aldo Rebelo durante evento - Fabio Motta/AE
Fabio Motta/AE
Jérôme Valcke e Aldo Rebelo durante evento
Na semana passada, a Fifa resolveu adiar para novembro a confirmação de Salvador e Recife na Copa das Confederações, dando mais tempo para as duas cidades mostrarem evolução nas obras. Inicialmente, o prazo acabaria agora em junho. Mas, satisfeita com o empenho mostrado pelas duas sedes, a entidade espera uma definição em novembro, quando pretende começar a vender os ingressos para a competição.
"Queremos essa definição das cidades até meados de novembro. Até agora, as informações que temos indicam que tudo vai dar certo", explicou o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, durante entrevista coletiva nesta quarta-feira, no Rio, depois da divulgação da tabela da Copa das Confederações. "Estamos convencidos e confiantes de que os jogos terão lugar nas seis cidades", completou o dirigente.
Em discurso afinado com a Fifa, depois de superar a fase de muita polêmica nos últimos meses, o governo brasileiro também mostrou confiança na confirmação de Salvador e Recife ao lado de Rio, Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza no torneio. "Governo e Fifa estão em sintonia com relação a esse assunto. Não tenho a menor dúvida de que vão ser mesmo as seis sedes", disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
Na tabela oficial da Copa das Confederações, divulgada nesta quarta-feira, as seis cidades estão presentes - são três jogos em cada uma, com exceção de Brasília, que receberá apenas a abertura do torneio. Mas a Fifa já tem uma programação alternativa pronta caso a competição fique com quatro ou cinco sedes, numa eventual exclusão das que estão pendentes de confirmação (Salvador e Recife).
"Existe um cronograma, a necessidade de cumprir esse cronograma e as cidades vão respeitá-lo", disse Valcke, ressaltando também que, apesar dos atrasos nas obras, "nunca houve a possibilidade de retirar a Copa do Brasil". O secretário-geral da Fifa ainda confirmou que o sorteio dos grupos da Copa das Confederações será realizado mesmo na cidade de São Paulo, no dia 1º de dezembro, conforme já era esperado.
AE

Morte do Padre Henrique: conheça o caso através da denúncia do MPPE, em 1988


Conheça a íntegra da denúncia-crime feita em 1988 pelo então procurador-geral de Justiça Telga Araújo que, com muita coragem, detalha o bárbaro assassinato do padre Antonio Henrique Pereira Neto, em 1969, e aponta os mandantes do crime, seus executores e a maneira como o brutal crime foi praticado. O sacerdote trabalhava diretamente com o então arcebispo de Olinda e Recife, dom Helder Camara, criticado e perseguido pela ditadura militar que o chamava de “o bispo vermelho” e que chegou a proibir os jornais de publicar o nome do arcebispo.


O texto é forte porque se baseia nos laudos da perícia técnica feita no cadáver do sacerdote, mas revela, em detalhes, como eram praticadas as violências, as torturas e as mortes de militantes, políticos ou quem pudesse representar um perigo ou ameaça à ditadura militar.

“Não há dúvida de que a motivação política se fez presente a impulsionar a mão criminosa dos autores do homicídio do padre Henrique, embora não fosse este militante político, apesar do conteúdo político de sua motivação, falta a sua conformidade com a tipificação estabelecida nas leis penais do País”, afirma trecho da denúncia-crime de Telga Araújo.

A denúncia e a cota foram transcritas da Ata da Nonagésima Quarta Reunião Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da Décima Primeira Legislatura, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por solicitação do então deputado Roldão Joaquim, a partir de reportagens do Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco, e encontram-se às páginas 310-317 daquele documento da Alepe, no site http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/anais/pdf/016_11-1-002-1-094.pdf

DENÚNCIA
O Procurador-Geral da Justiça, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 46, I, do Decreto-Lei nº 83, de 11 de setembro de 1969 em virtude de não haver o Promotor de Justiça designado exercido o seu dever funcional consubstanciado nas normas do Art. 74, I do referido diploma legal, do Art. 3º, I, da Lei Complementar nº 40, de 14 de dezembro de 1981 e Art. 4º, I, da Lei Estadual nº 9.040, de 27 de julho de 1982, vem, perante Vossa Excelência, com base nas inclusas diligências policiais e no
inquérito procedido pela Comissão Judiciária de Inquérito, constituída pelos atos nºs 1.737, 1.738 e 1.739, de 04 de maio de 1969, oferecer a presente Denúncia contra os indiciados adiante nominados e qualificados: 1) Rível Gomes da Rocha, brasileiro pernambucano, com
47 anos de idade, funcionário público, filho de Luís Gomes da Rocha e de Josefa Sales Rocha, portador da Cédula de Identidade nº 456.056 – SSP/ PE; 2) Henrique Pereira da Silva Filho, brasileiro, natural deste Estado, casado, com 61 anos de idade, funcionário público estadual, filho de Henrique Pereira da Silva e Corina Pereira da Silva; e 3) José Bartolomeu Lemos Gibson, brasileiro, natural deste Estado, casado, com 65 anos de idade, Procurador de Justiça, filho de Arnaldo Gibson e Aline Lemos Gibson, todos pela prática do fato delituoso adiante narrado.
Na madrugada do dia 27 de maio de 1969, à margem da avenida Professor Luiz Freire, na Cidade Universitária, nesta cidade do Recife, na faixa de terreno compreendida entre a avenida Perimetral e uma cerca de arame que demarcava um canavial, à época ali existente, após submetido a tortura, foi morto a tiros de revólver o sacerdote Antônio Henrique Pereira da Silva Neto.
A morte da vítima teve lugar entre 1 (uma) e 4 (quatro) horas da madrugada do dia 27 de maio já referido (Exame de Local de Homicídio fls. 64 e 65 dos autos), ocasionada por “hemorragia cerebral, decorrente de ferimentos penetrantes e transfixantes do crânio, por instrumento pérfuro-contundente (projéteis de arma de fogo)” (Inspeção Médico-legal de Corpo. fls. 195).
O crime foi praticado por diversos agentes, consumado de forma violenta, após ter sido a vítima submetida a tortura. Assim concluíram os peritos na Perícia Tanatoscópica de fls. 197 e 198, ítem 11º da Discussão e Conclusões:
“11º – As sedes das lesões, as suas características a multiplicidade e diversidade de instrumentos numa vítima jovem, válida, sugere que o crime foi praticado por mais de um indivíduo;
12º – As sedes das lesões, concentradas somente no segmento cefálico, a multiplicidade e diversificação de instrumentos, a distância dos tiros etc., demonstram a alta periculosidade e perversidade dos agressores;
13º – É impressionante e estranho que a vítima não apresente nenhuma lesão de defesa, nem qualquer outra lesão no resto
do corpo, tento-se deixado imolar, sem luta e nem sequer as reações próprias do instinto de conservação, que são voluntárias”.
É que o inditoso sacerdote foi antes submetido a constrição pelo laço da corda que lhe envolvia o pescoço, e foi encontrada sob o seu corpo, (fotos nºs 4, 5 e 7 da Ilustração fotográfica constante do Laudo de exame de local de homicídio, a fs. 76 78 e 81 dos autos), o que produziu “inconsciência, por inibição reflexa (compressão da laringe e nervos de Hering), ou pela anorexia cerebral devido à constrição das carótidas e jugulares”, segundo admitido na Perícia Tanatoscópica de fs. 178.
Dessa forma maltratado por seus algozes, o Padre Henrique não pôde sequer defender-se dos violentos ataques à sua pessoa. O único gesto de defesa que pôde esboçar foi aquele de segurar a vegetação (fotografia nº 6, da Ilustração fotográfica que acompanha o Laudo de exame de local de homicídio) o que demonstra ter sido arrastado, posto de joelhos, no local onde foi morto e encontrado, tanto que “na face anterior de cada uma das pernas da calça, no terço médio na altura dos joelhos, há manchas de barro” (foto nº 19, às fls. 105), e, “na parte posterior da calça, em zona correspondente mais ou menos à região sacral da vítima, estando a mesma vestida há manchas de barro, que se estendem um pouco mais pura a esquerda e chegam até a atingir duas arreatas, no cós” (Laudo de exame de local de homicídio fls 57).
Ainda, a corroborar a conclusão de ter sido arrastado por seus assassinos, que utilizaram a corta enlaçada ao seu pescoço, o que provocou “a disjunção da articulação da terceira vértebra cervical com a quarta vértebra cervical que deve ser atribuída à tração do pescoço pelo laço” (Perícia Tanatoscópica. Conclusões, a fls. 197 verso), e, a considerar, também, a lesão da parte posterior do antebraço direito, ao centro, que “apresenta uma pequena área onde houve reação vital”, ou seja, “escoriação”. (Perícia Tanatoscópica, conclusões, a fls. 197 verso).
Por outro lado, recebeu a vítima duros golpes desferidos por seus matadores, talvez socos e pontapés. (ver foto nº VII), produzindo hematomas “no segmento cefálico, onde se destaca o hematoma no olho direito”.
A violência contra a indefesa vítima mais se caracteriza ante o exame das lesões encontradas nas regiões paratideonasseterina e retro mandibular esquerda, produzidas, em vida, por instrumento pérfuro-cortante, (fotos nºs XII e XIII), o que demonstra que os criminosos desceram a todos os requintes de perversidade na tortura a que submeteram o padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto, antes de sua morte.
Após, os trucidadores do inditoso padre, consumaram o crime abatendo-o a tiros de revólver, calibre 38, utilizando cartuchos de carga dupla, um dos quais deflagrado a curta distância, praticamente a queima roupa (Laudo de exame de local de homicídio, as fls. 61, considerações gerais e conclusões), e os demais disparos desferidos próximo a vítima.
O modo de execução do bárbaro crime, – registrado pelos peritos do Instituto de Medicina Legal do Estado, demonstra o alto grau de periculosidade e a algidez do comportamento dos autores do homicídio que ceifou a vida do padre Henrique, como era conhecido nos meios estudantis e religiosos da nossa sociedade.
Na noite do dia que antecedeu ao trágico acontecimento, dia 26 de maio de 1969, o padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto estivera na Casa do Estudante Diomedes Pontes Valois, à rua do Benfica, no bairro da Madalena onde participou de uma reunião com diversos estudantes, dirigindo-se, após à residência do Dr. Mário Cabral Bittencourt, a rua Dr. José de Góes, no Parnamirim, quando, aproximadamente às 20.30 horas, iniciou nova reunião com a presença de várias famílias.
Antes, a vítima passara pela Praça da Jaqueira, onde segundo ele próprio afirmara a duas testemunhas, iria encontrar-se com um grupo de “maconheiros”, não chegando, porém, a fazê-lo pois naquele local não se encontrava ninguém.
Encerrada a segunda reunião, por volta das 22.45 horas, o Padre Henrique, após recusar o convite da Sra. Lúcia Gomes Lins, esposa do Dr. Salustiano Gomes Lins, para utilizar o seu carro, saiu a pé a fim de apanhar um ônibus.
Logo após, seria visto caminhando entre dois homens em direção a uma Rural verde e branca, estacionada ao lado da calçada do abrigo do Parnamirim, na contramão, com a frente voltada para a Avenida 17 de Agosto, no sentido de Dois Irmãos.
Nesse veículo, seria conduzido para a morte que assinalou um dos mais violentos crimes já praticados na cidade do Recife tendo como vítima um jovem sacerdote dedicado a orientação e recuperação de jovens estudantes de diversos colégios.
A participação do padre Henrique nessa cruzada renovadora, em uma fase de repressão por parte dos agentes do Sistema implantado pelo regime de 64, e sua aproximação com o arcebispo D. Hélder Câmara, tornou-o alvo de perseguição dos órgãos de Segurança, a ponto de, por diversas vezes, receber ameaças anônimas, a anunciarem o seu sacrifício final.
A exemplo do estudante Cândido Pinto, que restou mutilado após covarde atentado ainda hoje impune o Padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto foi vítima da sanha sanguinária da máquina de repressão montada na década de 60 em todo o País a silenciar vozes democráticas e progressistas, entre políticos, intelectuais, estudantes e trabalhadores.
Não há dúvida de que a motivação política se fez presente a impulsionar a mão criminosa dos autores do homicídio do padre Henrique, embora não fosse este militante político, apesar do conteúdo político de sua motivação, falta a sua conformidade com a tipificação estabelecida nas leis penais do País.
Aos órgãos de repressão interessava sustar a ação daqueles que esclarecendo os diversos segmentos da sociedade, preparavam esta para a reconquista do espaço de liberdade e democracia perdidas naquela nefasta fase do processo histórico brasileiro.
A individualizar os responsáveis pelo hediondo crime, milita uma cadeia de indícios que constitui o que o clássico processualista João Monteiro denomina Suspeita Jurídica capaz de legitimar a pronúncia dos denunciados e, mais ainda, a denúncia dos que forem encontrados em culpa.
A admissibilidade da denúncia assenta sem dúvida, na existência de indícios e estes estão presentes no conjunto da prova produzida a apontar os denunciados como autores da ação delituosa praticada contra a pessoa do padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto na madrugada daquele remoto dia do mês de maio de 1969.
Assim o denunciado Rível Gomes da Rocha reconhecido por diversas testemunhas, como um dos integrantes da Rural verde e branca, na qual foi o padre Henrique conduzido, estava segundo ele próprio em depoimento constante dos autos, “operando no setor de combate à subversão” além de confirmar que “na época do crime do padre estava de cavanhaque que usava e tirava conforme a natureza do serviço a executar”. Foi este denunciado, ainda, quem abasteceu a Rural cujos primeiros algarismos da placa correspondiam aos do carro de igual marca e cores utilizado no sequestro da vítima, e que se dizendo à serviço da Comissão Judiciária de Inquérito aconselhou as testemunhas Ives José Siqueira Maia e Luiz Ferreira do Nascimento, que haviam prestado depoimentos incriminadores dele próprio e dos demais denunciados.
O segundo denunciado, Henrique Pereira da Silva Filho, o X-9, integrava o grupo de agentes da confiança do então diretor do Departamento de Investigações Dr. José Bartolomeu Lemos Gibson, ao lado de Rível Gomes da Rocha, Benedito Rodrigues, Jardo Rodrigues e outros, os quais realizavam, sempre em conjunto, os serviços para os quais eram designados à época da repressão para o que utilizavam, geralmente, a Rural Verde e Branca, que servia ao diretor do Departamento de Investigações.
Este denunciado é apontado como um dos implicados no fato delituoso por uma das testemunhas – Rogério Matos do Nascimento (fls. 251 verso, dos autos) como também pela testemunha Paulo Barbosa da Silva (fls. 3.211, dos autos), o qual fora autorizado pelo então Delegado de Homicídios, Dr. Artur Rodrigues de Freitas Júnior a realizar diligências sobre o assassinato do padre Henrique, e ainda, por Dona Isaíras Pereira da Silva informante, que tomou conhecimento da participação deste denunciado no crime, através do depoimento da testemunha “conhecida por ‘seu’ Coimbra por sinal naquela época garageiro da Secretaria da Segurança Pública” (fls. 3.238).
A fls. 3.276, e seguintes dos autos a testemunha Rogério Matos do Nascimento ratifica sua convicção sobre a participação de Henrique Pereira da Silva Filho, revelando, ainda, que o X-9 “era um desses policiais que a imprensa acusava por envolvimento em vários crimes”.
O comportamento do denunciado, após a descoberta do crime e no curso das investigações, corrobora os indícios do seu envolvimento com o trucidamento da desditosa vítima.
Foi ele quem procurou a testemunha Ives José Siqueira Maia, cinco vezes, em sua casa, a pretexto de levá-la à Secretaria de Segurança, para ser ouvida (fls. 2.553), a qual testemunha acabou sofrendo um atentado, após ter sido advertida em tom de ameaça, pelo agente Rível Gomes da Rocha. Ainda em relação à testemunha, Luiz Ferreira do Nascimento, a cujo depoimento assistiu (fls. 2.560) e a quem conduziu “para ir falar com Dr. Accioly” (fls. 3.004 verso).
Mais ainda: é este denunciado que, em companhia do agente Raimundo Ferreira da Silva, vai à casa de Rogério Matos do Nascimento para conduzir este, e sua companheira Bete, à Delegacia de Homicídios (fls. 689 e seguintes), a mando do Dr. José Bartolomeu Lemos Gibson.
É ele, ainda, que, ao lado do primeiro denunciado Rível Gomes da Rocha, assiste à conversa de Rogério Matos do Nascimento a portas trancadas, no gabinete do outro denunciado, Dr. José Bartolomeu Lemos Gibson.
Toda a atuação do denunciado, nesse passo das diligências, é marcada pela clara intenção de obstacular, senão impedir, a apuração dos fatos, a encobrir as responsabilidades sua e dos demais implicados.
O terceiro denunciado, Dr. José Bartolomeu Lemos Gibson, ao tempo,
Promotor de Justiça, exercia o cargo de Diretor do Departamento de Investigações da Secretaria de Segurança Pública, com atuação na área de crimes comuns e políticos.
Ligado ao seu Gabinete estavam os policiais Rível Gomes da Rocha, Henrique Pereira da Silva Filho, conhecido por X-9, Benedito Rodrigues de Moraes ou Benedito Pistoleiro, Jardo Rodrigues Humberto Amaro de Souza, os quais, sob sua orientação e comando, realizavam investigações principalmente, na área de repressão político-ideológica.
Tais tarefas eram de ordinário cumpridas pelo grupo que utilizava a Rural verde e branca, que servia diretamente ao denunciado, na qualidade de Diretor daquele Departamento de Investigações, com a placa 60345, em outros momentos com outra “placa fria” comumente dirigida pelos investigadores Jardo Rodrigues Benedito Rodrigues (Benedito Pistoleiro) e Rível Rocha elementos de confiança do
Dr. Bartolomeu Gibson (fls. 3.026, dos autos, depoimento de José Coimbra Araújo, encarregado da garagem e das viaturas da Secretaria da Segurança Pública).
Este veículo é o mesmo que na noite de 26 de maio de 1969, véspera do sacrifício do padre Henrique foi abastecido pelo investigador Rível Gomes da Rocha, também denunciado, (fls. 3 026), e serviu para conduzir o sacerdote para o local onde foi perpetrado o hediondo crime.
As pessoas a que os indícios apontam como participantes do fato delituoso, integrantes do grupo de confiança deste denunciado, Dr. José Bartolomeu Lemos Gibson, agiam sob sou ordens diretas e, de um modo ou de outro, todas, em suas declarações deixam evidente que na
trágica noite de 26 de maio, tinham sido esfalfadas para uma missão especial.
Assim o próprio Rível Gomes da Rocha declara que, naquela noite, “estava operando no setor de combate à subversão” (fls. 807) ele que abasteceu a Rural verde e branca do Departamento de Investigações, e na qual foi a vítima sequestrada.
Por sua vez, a testemunha Raimundo Ferreira da Silva, agente da Delegacia de Homicídios às fls. 689 afirma que, ao conduzir Rogério Matos do Nascimento e sua amante Bete à Delegacia de Homicídios observou que o referido “Rogério usava um sapato de lona sujo de barro” e apresentava, em um dos braços, uma lesão que parecia ser produzida por uma palha – no local onde o padre foi encontrado existe capim elefante”. Apesar de informado a respeito, o Dr. José Bartolomeu Lemos Gibson, não “mandou apreender os sapatos para preceder ao exame, tampouco, providenciou periciar a lesão constatada no braço do então suspeito Rogério Matos do Nascimento o que constitui inexplicável conduta do denunciado que, desde os primeiros momentos, após ter sido encontrado o cadáver do padre, tão interessado se mostrara em desvendar o crime, embora ainda desconhece a identidade da vítima. Longe de procurar robustecer a prova o Diretor do Departamento de Investigações liberou o suspeito, a quem ouvira em seu Gabinete, sigilosamente, por mais de uma hora, (fls. 689), de terminando ao agente Rível Gomes da Rocha que conduzisse Roberto, à casa deste, “no jeep da Delegacia com chapa particular”.
Foi o denunciado, também, quem ouviu, na presença dos seus homens de confiança, trancado no seu Gabinete, as testemunhas Ives José Siqueira Maia e Luiz Ferreira do Nascimento, gravando, principalmente, tais depoimentos. (fls 549, fls. 2.553 e fls. 591 e 2.560 verso, respectivamente).
Dessa gravação, apenas parte se conhece, tendo ambas as testemunhas afirmado, ao ouvi-la, que a conversa gravada, não corresponde à que eles tiveram com o denunciado.
Esteve o denunciado a demonstrar inusitado interesse, na casa da família do padre Henrique, “a procura de indícios”, em companhia do outro denunciado, Rível Gomes da Rocha, onde examinou vários papéis da vítima que se encontravam no quarto desta (fls. 807), o que indica, a par de outros elementos indiciários uma inequívoca vontade de dirigir as investigações no sentido de afastar suspeitas em relação aos agentes policiais envolvidos nos fatos criminosos a proteger o seu grupo que, atendendo a determinação sua, safra em diligência na sinistra noite do crime.
É um parente seu, Jerônimo Rodrigues Duarte Gibson, que vai à casa de Dona Isaíras Pereira da Silva, a pretexto de visitá-la, acompanhando da avó, e de uma sua tia, e lhe transmite a advertência de que aquela senhora “ou se calava ou levava um tiro pelas costas” se continuasse a falar sobre a morte do filho, o que foi presenciado e ouvido pelo Dr.
José Donino da Costa Lima, conhecido médico, já falecido, e pelo Ten. Cel. da Aeronáutica Agenor Rodrigues da Silva (fls. 1.999 dos autos).
Os indícios referidos e examinados apontam, indubitavelmente, na direção do reconhecimento da responsabilidade dos denunciados pelo homicídio praticado contra a pessoa da vítima, padre Antônio Henrique Pereira da Silva Neto, após ter sido submetido a torturas, conforme constatados nas peças técnicas constantes dos autos, o que foi feito objetivando silenciar a voz desse autêntico pastor da juventude, o que, desgraçadamente, lograram com requintes de perversidade.
Outras pessoas, sem dúvida alguma, participaram da macabra empreitada.
Deixo, porém, de denunciá-las por terem falecido, ao longo desses dezenove anos, durante os quais vem se arrastando esse tumultuado processo.
Estando assim os denunciados Rível Gomes da Rocha, Henrique Pereira da Silva Filho, alcunhado X-9 e José Bartolomeu Lemos Gibson, incursos nas penas do Art. 121, § 2°, inc. III, (tortura) c/c o Art. 29, do Código Penal, requer o abaixo assinado, recebida a presente denúncia, nos, termos dos arts. 41, 69, VII, 84 e 87, do Código de Processo Penal para que sejam os acusados processados e, ao final, condenados, a todos citando para todos os termos da ação penal ora proposta, pena de revelia, intimadas as testemunhas adiante arroladas, qualificadas e com endereços nos autos, para vir depor sobre o fato, em juízo, sob as penas da lei, com ciência das partes, cumpridas as formalidades legais.
ROL DE TESTEMUNHAS: 1. Luiz Ferreira do Nascimento; 2. José Coimbra de Araújo; 3. Raimundo Ferreira da Silva; 4. Lavínia Gomes Lins; 5. Ten. Cel. Agenor Rodrigues da Silva; 6. Paulo Barbosa da Silva; 7. Rogério Matos do Nascimento; 8. Dr. Salustiano Gomes Lins.
INFORMANTES: 1. Isaíras Pereira da Silva; 2. Adolfo Henrique Pereira Sobrinho ora cumprindo pena no presídio Aníbal Bruno.
A COTA
Apresento a denúncia em separado, em 10 (dez) folhas datilografadas, devidamente rubricadas, a última por mim assinada.
A presente denúncia é por mim oferecida, perante essa 2ª Vara Privativa do Júri, Juízo competente para julgar os crimes dolosos contra a vida, de acordo com o Art. 153, § 18, da Constituição Federal, em razão de haver evocado este processo, no uso das atribuições deferidas ao Procurador Geral da Justiça, pelo Art. 46, I, do Decreto-Lei nº 83, de 11.09.69. em face de haver o Promotor de Justiça designado, Célica Avelino de Andrade, se omitido no seu dever funcional de promover a ação penal, consubstanciado nas normas do Art. 74, I, daquele já referido diploma legal, do Art. 21, da Lei Complementar n º 40, de 14.12.81, e Art. 4º, I, da Lei Estadual nº 9.040, de 27.07.82, embora haja apontado as pessoas e a forma de sua atuação no ato delituoso, não as denunciando porém.
Àquele Promotor de Justiça caberia ter oferecido, perante este Juízo, no exercício indeclinável da atribuição por este Procurador Geral da Justiça a ele regularmente delegada, conforme o Ofício GPG-58, datado de 28 de abril de 1988, a denúncia daquelas pessoas por ele publicamente indicadas.
Não o fazendo, em descumprimento à designação e determinação do chefe da Instituição, desatendeu o referido Promotor de Justiça preceito legal, pelo que fundamentado nos princípios da unidade e indivisibilidade do Ministério Público, evoquei o presente processo para, oferecendo a denúncia, impulsionar a competente ação penal, a suprir, desse modo, a injustificada feita funcional praticada por aquele membro do parque, de forma a evitar a prescrição da punibilidade dos autores do revoltante crime.
Nesta oportunidade, tendo em vista o que dispõe o Art. 46, I do Decreto-Lei nº 83, de 11.09.69, designo para funcionar no presente processo, em que são denunciados Rível Gomes da Rocha, Henrique Pereira da Silva Filho, alcunhado X-9, e Dr. José Bartolomeu Lemos Gibson, perante essa 2ª Vara Privativa do Júri, devendo acompanhar a instrução e os demais termos processuais, até o final julgamento, a Promotora de Justiça Anamaria Torres Campos de Vasconcelos.”
Recife, 17 de agosto de 1988.
Telga Gomes de Araújo
Procurador Geral da Justiça
Fonte: http://www.alepe.pe.gov.br/sistemas/anais/pdf/016_11-1-002-1-094.pdf
Nota: A Denúncia e a Cota foram transcritas da Ata da Nonagésima Quarta Reunião Ordinária da Segunda Sessão Legislativa da Décima Primeira Legislatura, da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) por solicitação do então deputado Roldão Joaquim, a partir de reportagens do Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco, e encontram-se às páginas 310-317 daquele documento da Alepe, no sítio acima indicado.
fonte:jc

Casamento deixa as pessoas mais felizes

Novo estudo indica que aderir ao matrimônio pode proteger contra o declínio de felicidade que ocorre ao longo da vida adulta

Pessoas casadas tendem a ser mais felizes a longo prazo do que os solteiros, sugere um novo estudo feito na Michigan State University. A pesquisa, publicada na edição online do Journal of Research in Personality, revela que embora o casamento não torne ninguém mais feliz do que era quando solteiro, parece proteger contra o declínio que ocorre na felicidade ao longo da vida adulta.
Meta era definir se a personalidade ajuda as pessoas a se adaptar a eventos como o casamento - SXC/Divulgação
SXC/Divulgação
 
Meta era definir se a personalidade ajuda as pessoas a se adaptar a eventos como o casamento
"Nosso estudo sugere que as pessoas, em média, são mais felizes do que teriam sido se não tivessem se casado", diz Stevie C.Y. Yap, pesquisador do departamento de psicologia da universidade.
Yap, Ivana Anusic e Richard Lucas estudaram dados de milhares de participantes em uma pesquisa de longo prazo. Eles queriam definir se a personalidade ajuda as pessoas a se adaptar a grandes eventos da vida, incluindo o casamento.
A resposta, essencialmente, foi não: traços de personalidade como consciência não ajudam as pessoas a lidar com acontecimentos como perder o emprego ou ter um filho.
"Estudos anteriores sugerem que a personalidade é importante em como as pessoas reagem a importantes acontecimentos", diz Yap. "Mas nós descobrimos que não há efeitos consistentes da personalidade em como as pessoas reagem e se adaptam a esses acontecimentos", diz ele.
Em geral, participantes com idades similares que não eram casados mostraram um declínio gradual na felicidade com a passagem dos anos. Aqueles que eram casados, no entanto, não seguiram essa tendência.
Isso não quer dizer que o casamento aumentou o nível de satifação, observa Yap, mas pelo menos deixou o nível estável.

Presidente da Apple abre mão de US$ 75 milhões


tim_cook_robert_galbraith_450.jpg


O presidente da Apple, Tim Cook (foto), está provando ser um executivo livre de ambições gananciosas. Ele abriu mão de US$ 75 milhões em dividendos que teria direito a receber como acionista da companhia.
Em documento enviado à SEC (órgão que regula as bolsas de valores americanas), a Apple informa planos de conceder US$ 2,65 por ação referentes aos dividendos que um grupo de acionistas funcionários receberá. (Dividendo significa a parte do lucro que uma companhia reparte entre seus acionistas.)
Trata-se de uma concessão incomum. Mas mais incomum ainda é o presidente da empresa, também um acionista, renunciar sua parte.
A atitude de Cook foi vista como atípica pelo mercado. Diz o site de tecnologia All Things D: “Então Cook realmente deixou para trás US$ 75 milhões. Isso é notável para um executivo de seu padrão numa era em que direito (a dividendos), ganância e arrogância são tão frequentemente parte das qualificações de um profissional”.
Tim Cook assumiu o comando da Apple em agosto de 2011, dois meses antes da morte de Steve Jobs. Ele ganhou US$ 376 milhões e se tornou, de longe, o presidente de empresa mais bem pago dos Estados Unidos nos últimos 12 meses, segundo uma pesquisa realizada pela empresa Hay Group e divulgada pelo Wall Street Journal.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Demóstenes tem 'missão impossível', diz líder do PSDB

     

O líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias (PR), classificou de "missão impossível" a tentativa do senador Demóstenes Torres (sem partido-GO) de se livrar da cassação de mandato, tanto no Conselho de Ética quanto no plenário da Casa.

Acusado de integrar o esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira, Demóstenes apresenta nesta terça-feira (29) sua defesa no processo disciplinar a que responde no conselho.

"É uma missão impossível. Os fatos falam mais alto do que qualquer discurso que ele possa pronunciar no Conselho de Ética. Não creio que ele consiga apresentar algum dado novo que reverta essa expectativa de perda de mandato", disse o tucano.

Para Alvaro Dias, a tendência de cassação de mandato deve ser confirmada também no plenário, onde o voto dos senadores é secreto. "Eu creio que, mesmo com o voto secreto, em que pese que tenhamos trabalhado pelo voto aberto, prevalecerá a defesa da instituição", disse.

Demóstenes ainda não chegou à sala da comissão. Ele deve fazer uma defesa técnica nesta terça-feira pela manhã, alegando que não mentiu aos pares quando, em março, fez um discurso no qual minimizou sua relação com Cachoeira. Ele deve também realçar sua biografia e a sua contribuição em discussões dentro do parlamento.
fonte:AE

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Confirmada anulação das prévias do PT

Solução para o candidato do partido no Recife ainda será definida


Os dirigentes nacionais do PT confirmaram a anulação das prévias entre João da Costa e Maurício Rands, por 10 votos a 3. Uma nova eleição interna entre os pré-candidatos à Prefeitura do Recife foi marcada para o dia 3 de junho.


O líder do PT na Câmara dos Deputados, Jilmar Tatto (RS) foi o maior defensor dessa tese, já que considera um desgaste maior para o partido uma intervenção da executiva indicando um terceiro nome, como vinha sendo ventilado que poderia ser o senador Humberto Costa.

A decisão da Executiva Nacional petista é inédita. O partido ainda não havia anulado o resultado de prévias desde a sua criação. Na tentativa de garantir a lisura do novo pleito, os integrantes da Executiva nacional estão agora decidindo por uma nova regra, que a lista de votantes seja validada pela executiva cinco dias antes da votação.
 
Visivelmente contrariado com a decisão da direção nacional do PT de anular a prévia do Recife (por um placar de 10 a 3), o prefeito João da Costa deixou a sede do partido, em São Paulo, defendendo que a legenda aprove uma medida, em estatuto, garantindo aos postulantes à reeleição o direito assegurado de disputá-la. Independentemente das condições políticas e administrativas.
João da Costa reconheceu que não havia “decisão boa” para o impasse gerado pela prévia disputada entre ele e o secretário Maurício Rands no domingo (20). A opção pela nulidade da disputa foi a “possível e a menos pior”, disse.
A primeira plenária das novas prévias deve acontecer já nesta sexta-feira (25), quando serão estabelecidas as regras para a votação interna.


Executiva nacional do PT se reúne em São Paulo para definir sobre validade das prévias no Recife
Legenda







Déficit das contas externas sobe 50% em abril, para US$ 5,4 bilhões


É o maior déficit para meses de abril desde o início da série, em 1947.
Em abril, investimento direto somou US$ 4,66 bi, e não cobriu déficit externo.

 

O Banco Central informou nesta quinta-feira (24) que o déficit em transações correntes (balança comercial, serviços e rendas), um dos principais indicadores das contas externas, subiu 50% em abril deste ano, para US$ 5,4 bilhões.
Com isso, bateu recorde para meses de abril. No mesmo mês do ano passado, o resultado negativo das contas externas foi de US$ 3,59 bilhões.
De janeiro a abril deste ano, ainda segundo a autoridade monetária, o déficit das contas externas somou US$ 17,49 bilhões. Isso representa uma queda de 4,8% frente ao mesmo período do ano passado (US$ 18,37 bilhões).
Para todo este ano, entretanto, a previsão do Banco Central é de um déficit de US$ 68 bilhões para a conta de transações correntes. Se confirmado, será o maior resultado negativo de toda a série histórica da autoridade monetária, que começa em 1947. O maior déficit das contas externas foi registrado, até o momento, em 2011 (-US$ 52,5 bilhões).
Componentes das contas externas
As contas externas são compostas pela balança comercial, pela conta de serviços (viagens internacionais, seguros, pagamento de 'royalties' e licenças e aluguel de equipamentos, entre outros) e pelas rendas (juros, lucros e dividendos).
Nos quatro primeiros meses deste ano, a balança comercial registrou um superávit de US$ 3,31 bilhões, contra um saldo positivo de US$ 5 bihões em igual período de 2011, ao mesmo tempo em que a conta de serviços registrou um déficit de US$ 12,64 bilhões (contra um resultado negativo de US$ 10,87 bilhões nos quatro primeiros meses do ano passado).
Na conta de rendas, foi registrado um déficit de US$ 9 bilhões no primeiro quadrimestre deste ano, contra um resultado também deficitário de US$ 13,62 bilhões em igual período de 2011.
Investimentos estrangeiros diretos
A autoridade monetária também informou que o ingresso de investimentos diretos na economia brasileira somou US$ 4,66 bilhões em abril deste ano. Com isso, o valor não foi suficiente para cobrir o déficit das contas externas de US$ 5,4 bilhões do período.
Nos quatro primeiros meses deste ano, os investimentos estrangeiros totalizaram US$ 19,6 bilhões, com queda de 14,95% frente a igual período de 2011, quando o ingresso de investimentos somou US$ 23,05 bilhões. Apesar da queda, o valor dos investimentos, na parcial do ano, cobriram o "rombo" de US$ 17,49 bilhões das contas externas.
.Para todo este ano, a previsão do Banco Central é de um ingresso de US$ 50 bilhões em investimentos estrangeiros na economia brasileira. Com isso, o BC estima que a entrada de investimentos no país não será suficiente para "cobrir" o rombo das contas externas.
Para fechar a conta, o Brasil precisará se apoiar na entrada de recursos para o mercado acionário, para renda fixa ou em empréstimos do exterior. Em 2011, os investimentos estrangeiros somaram US$ 66,6 bilhões - recorde histórico.
  G1

Mulher posta no Facebook foto de suposta amante do marido nua e vira hit


  Fabiana Karla. Este foi o nome mais comentado entre os brasileiros no Twitter nesta segunda-feira (22). Não, não foi por conta da atriz global. A Fabiana Karla que figurou nos trending topics ficou famosa após postar em seu perfil no Facebook uma foto que mostra a suposta amante de seu marido nua em uma cama.

De acordo com Fabiana, ela estava muito triste após descobrir que estava sendo traída por Anderson Sadite, seu marido, com uma mulher, que deixou fotos nuas e vídeos no celular de Anderson. Ao final do post no Facebook, Fabiana disse que iria divulgar o vídeo também.

A mulher nem teve que fazer isso. Horas após a publicação da foto, o post já havia sido compartilhado mais de 300 vezes. A foto foi excluída da rede social (não se sabe se foi pelo próprio Facebook ou se Fabiana apagou depois de todos os comentários) e, logo depois, a própria Fabiana deletou o seu perfil.

Seca obriga rebanho a se alimentar de mandacaru em Dormentes, PE

Estiagem secou barragens, afligindo criadores de animais e agricultores.
Segundo Defesa Civil, 79 municípios estão em situação de emergência.

Do G1 PE
A seca que castiga o Nordeste vem provocando muitos estragos em Pernambuco. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil do estado (Codecipe), 79 municípios estão em situação de emergência. O NETV 2° Edição mostrou que, em Dormentes, no Sertão, a 760 quilômetros do Recife, as barragens secaram. O rebanho precisa percorrer longas distâncias em busca de água e, na falta de pasto, o mandacaru alimenta os animais.

O produtor rural Xisto dos Santos Coelho alimenta seu rebanho com mandacaru queimado. “Não tem mais palma nem capim. Se não fosse o mandacaru, eles iam passar fome. Desse jeito, sofre o bichinho e sofre a gente também”, disse.
Em alguns lugares na zona rural do município, não chove há dez meses. As famílias sofrem com a falta de água. Muita gente vive da criação de animais e da agricultura. “Esse ano não choveu nada ainda. Esse lugar é bom de viver, mas sem chuva não presta. Nenhum lugar presta”, comentou o agricultor José Rodrigues de Souza.

Na zona urbana, a Prefeitura tirou um dia da programação da maior feira de caprinos e ovinos da região, a Caprishow, que é realizada no município há dez anos. A Secretaria Municipal de Educação só não suspendeu as aulas porque carros-pipa estão abastecendo as cisternas das escolas. Mesmo assim, a professora Erotides Coelho teme que o trabalho seja interrompido. “Depois, nós vamos ter que repor essas aulas. Os alunos têm direito a 200 dias letivos por ano”, lamentou.

A população, com quase 17 mil habitantes, segue aflita, torcendo para que o tempo melhore. “A situação chegou ao limite. Estamos em estado de calamidade pública. Em 30 anos, nunca vimos seca igual a essa”, falou a vice-prefeita de Dormentes, Lucianete Coelho.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Retrospectiva de Silvio Hansen é inaugurada no Museu do Estado

Exposição reúne obras de todas as fases da produção deste artista visual


Desenhos, pinturas, esculturas, colagens, intervenções sobre películas fotográficas, obras de arte postal e gráfica ou feitas a partir de objetos como peças de computador se espalham pelas salas do Espaço Cícero Dias, anexo do Museu do Estado de Pernambuco (Mepe). Estas e outras criações são exemplos da produção diversificada e numerosa do artista pernambucano Silvio Hansen. A exposição Arte & linguagem: 40 anos de arte visual será inaugurada nesta quarta-feira (23/5), às 19h, no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe).
Silvio não fazia uma exposição individual desde a década de 1990. A retrospectiva no Mepe reúne muitas obras de todas as fases da produção dele. São 450, selecionadas entre as 6,2 mil que ele criou desde as décadas de 1960 e 1970.
Coincidentemente, a mostra acontece no mesmo período em que obras de Daniel Santiago são exibidas no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam). "É muito significativo ter dois artistas da mesma geração expondo ao mesmo tempo. Muitas coisas que vemos hoje estão ancoradas neste período", afirma o curador da Arte & linguagem, o também pintor Raul Córdula.
"Silvio é da época da xerografia, da videoarte, da arte postal, da poesia visual... O que acho interessante é que você identifica Silvio (nas diversas obras), porque ele tem um grafismo próprio. O artista é quase um obcecado pelo fazer artístico, ele vive isso quase o tempo todo", completa Raul.
A exposição tem apoio do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura).

Dircon realiza retirada de barracos da comunidade do Bom Jesus, em Boa Viagem

A justificativa dada pela diretoria é de que a área que estava sendo utilizada pelos mesmos é um local público, não podendo ser ocupada

Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Morador observa ação da PM e da Dircon / Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Morador observa ação da PM e da Dircon

Uma operação conjunta da Diretoria de Controle Urbano (Dircon) e o 19° Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco realizou a retirada, na manhã desta quarta-feira (23), de cerca de 40 famílias que moravam na comunidade do Bom Jesus, localizada no teto do túnel Augusto Lucena e na lateral do mesmo, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.

De acordo com a Polícia Militar, muitos moradores do local possuiam casas na favela próxima ao túnel ou no município de Jaboatão dos Guararapes. De acordo com informações da Rádio Jornal, a operação teve início às 6h30 da manhã, quando os moradores acordaram com os policiais arrancando os papelões que formavam suas moradias.

Em entrevista à Rádio Jornal, a moradora do local Daniele Soares, 31, disse que não havia sido avisada a respeito da retirada. "Me acordei com o tumulto, quando subi vi que os policiais estavam derrubando as barracas. Eles já cortaram até a energia dos barracos", comenta Daniele.

A justificativa dada pela Dircon é de que a área que estava sendo utilizada pelos moradores é um local público, não podendo ser ocupada. Para a secretária de controle, desenvolvimento urbano e obras, Maria de Biase, a ação também foi motivada por razões de segurança. "As famílias estavam em uma situação de risco, havia crianças brincando em cima do viaduto", explica a representante da PCR.

Além disso, a secretária informou que os barracos estavam sendo "comercializados" por um indivíduo para famílias carentes. "Dos 47 barracos que nós encontramos no local, apenas 12 estavam habitados. Os demais estavam desocupados, prontos para serem utilizados", comenta. Ainda segundo ela, a diretoria já tem a informação sobre quem é o responsável pelo aluguel ilegal.

Segundo a Prefeitura do Recife, essa ação vinha sendo estudada há três meses. Ainda de acordo com a Prefeitura, não haverá a disponibilidade do auxílio-moradia para estas pessoas.

O material recolhido será encaminhado ao depósito da Prefeitura do Recife. Além da PM, a ação contou com o apoio da Guarda Municipal, da Radiopatrulha e do Samu.

OS DONOS DO PT



O Partidos dos Trabahadores, que nasceu com o intuito de “consertar” as mazelas da política “suja e corrupta” dos partidos de “direita”, mostra com a prática política diária que não é assim tão diferente dos outros. Que o ex-presidente Lula ainda manda ninguem pode contestar. Que o diga a senadora Marta Suplicy que teve que abrir mão de sua candidatura para o ex-ministro Fernando Hadad
Pra começo de conversa, aqui no estado, talvez seja o partido que tem mais donos.  Humberto Costa, João Paulo, Mauricio Rands, Pedro Eugenio e agora goste-se ou não o prefeito João da Costa. É muito cacique e pouco índio  e  uma mistura geralmente explosiva que somente termina em confusão. E ela vai continuar, além do resultado final da Executiva nacional previsto para amanhã, não tenham  a menor dúvida disso.
Toda vez que a Executiva nacional fez alguma intervenção para a escolha de um candidato do PT, aliás, a coisa deu em chabu. Os exemplos nem precisam ser citados. Talvez por isso a ordem no Palácio das Princesas é de se afastar da baixaria protagonizada por todas as lideranças do PT nesse lamentável episódio que coloca bem como é feita a democracia interna no Partido dos Trabalhadores. Ora, se havia algum indício de fraude nas prévias, o mais correto seria o candidato Mauricio Rands ter denunciado antes da abertura das urnas, ou ainda durante todo o dia de domingo.
Mesmo andando com lideranças como o senador Humberto Costa e o ex-prefeito João Paulo – aquele cuja maior obra foi “separar as pessoas”, no bom artigo de Fernando Castilho, do JC – era claro o constrangimento, pois na maioria das zonas os donos do PT local eram recebidos com vaias e gritos de “traidores”.  Mesmo com o clima desfavorável nas ruas sendo sentido na pele, os caciques do partido tinham certeza de que Mauricio Rands seria o vencedor das prévias. A ficha só caiu quando as urnas foram abertas.
E o clima de agressividade que tomou conta do candidato derrotado não foi por acaso. O resultado foi uma surpresa. E de surpresa ruim ninguém gosta. E então, o que fazer? Numa breve consulta feita pelo telefone a algumas pessoas, definiu-se que não se iria aceitar o resultado, e partiram para melar o jogo jogado. O jogo em que, lembre-se, a CNB e os partidários de Rands têm a maioria do diretório estadual e nacional. Como com tanta maioria eles conseguiram perder ainda é uma resposta que o governador Eduardo Campos espera. Embora esteja achando graça no suicídio coletivo do PT, ele estimulou a candidatura do seu Secretário de Governo. E foi por isso que o senador Humberto Costa foi fazer a visita oficial ao governador para anunciar o que já havia dito antes. “Não existe possibilidade alguma de João da Costa ser o candidato”, disse o senador, segundo uma fonte do Palácio.

O governador, que já havia tido a promessa de que Mauricio Rands ganharia as prévias com folga preferiu, dessa vez, não dar crédito, vai esperar o resultado da confusão. Afinal, se era para as prévias eram apenas uma encenação, como ficou demonstrado, porque a tortura de expor o partido as mazelas em praça pública? Se a direção nacional do PT queria afastar o prefeito qual o motivo de não ter chamado o mesmo e ter imposto a sua vontade política ? pegariam muito mal mas talvez fosse menos traumática do que a tentativa de agora. ”Essa briga não é nossa e não fomos nós que inventamos”, conta em reserva um assessor palaciano para quem o PT perdeu todas as condições de liderar alguma coisa.
Como São Paulo manda em tudo mesmo, a decisão do jogo jogado vai para lá e tudo pode acontecer. Uma coisa é certa. Quem pensa que Rands pode levar no tapetão pode se dar com outra fantasia. O jogo é pesado, mas quem pensa que o prefeito João da Costa está parado enganou-se. “Vou até o fim”, confidenciou ele à sua tropa de choque. “Essa agressividade de Mauricio eu nunca tinha visto e estou surpreso”, alfinetou o deputado federal Fernando Ferro, repetindo que o PT não tem dono.
É o caso de se perguntar: imagine se tivesse.
fonte:leituracritica-rAntunes


Governo diz que 41% das obras para Copa não iniciaram


O go­verno fe­deral di­vulgou nesta quarta-feira um ba­lanço das ações para a Copa do Mundo mos­trando que, a dois anos do tor­neio, 41% das 101 obras pre­vistas para o evento se­quer co­me­çaram. De acordo com os dados, so­mente 5% dos em­pre­en­di­mentos estão con­cluídos e 54% estão em an­da­mento. O ba­lanço contém in­for­ma­ções sobre as obras até abril deste ano.
Entre as obras que não ti­veram início existem 15% que ainda estão em fase de ela­bo­ração de pro­jeto e mesmo assim o go­verno diz que 83% dos em­pre­en­di­mentos es­tarão con­cluídos até 2013 e os ou­tros 17% serão en­tre­gues no ano da Copa.
Em re­lação aos es­tá­dios, oito dos 12 ainda não che­garam à me­tade das obras. Sobre as obras de mo­bi­li­dade ur­bana, das 51 pre­vistas, 23 ainda não ti­veram início. No caso dos ae­ro­portos, das 31 obras pre­vistas, apenas 18 estão con­cluídas ou em an­da­mento. E por fim, das sete in­ter­ven­ções em portos, três ainda não ti­veram início, entre elas, o do Rio, onde a pre­visão de en­trega é para maio de 2014, um mês antes da Copa.

STF deve parar por mais de seis semanas para julgar o mensalão



O ple­nário do Su­premo Tri­bunal Fe­deral (STF) deve parar por mais de seis se­manas para se de­dicar ex­clu­si­va­mente ao pro­cesso do men­salão. O cro­no­grama do jul­ga­mento co­meçou a ser cos­tu­rado na sessão ad­mi­nis­tra­tiva desta terça-feira (22), se­gundo pro­posta do re­lator Jo­a­quim Bar­bosa.
Em­bora a data do jul­ga­mento não es­teja de­fi­nida, Bar­bosa su­geriu que o pro­cesso vá a ple­nário em três dias da se­mana, na se­gunda-feira, na quarta-feira e na quinta-feira, sempre à tarde. Essa so­lução le­varia o ple­nário do Su­premo a se de­dicar in­te­gral­mente ao men­salão por pelo menos seis se­manas, já que os mi­nis­tros se reúnem apenas nas tardes de quarta e quinta-feira.
A pro­posta de Bar­bosa não en­frentou re­sis­tência dos de­mais mi­nis­tros. No en­tanto, o cro­no­grama não é de­fi­ni­tivo porque a reu­nião foi in­ter­rom­pida para que os in­te­grantes do Tri­bunal Su­pe­rior Elei­toral (TSE) se di­ri­gissem à sessão desta noite. Uma nova sessão ad­mi­nis­tra­tiva deve ocorrer na pró­xima se­mana para de­cidir os pontos que fi­caram em aberto.
STF deve parar para julgar Mensalão
A pro­posta de Bar­bosa ga­nhou força entre os co­legas pouco antes da sessão ad­mi­nis­tra­tiva, quando o pre­si­dente do STF, Carlos Ayres Britto, já tinha três cro­no­gramas si­mu­lados, todos com início do jul­ga­mento pre­visto para 4 de junho. O pre­si­dente es­cla­receu que essa data é fic­tícia porque o pro­cesso só pode ser li­be­rado para jul­ga­mento pelo re­visor, mi­nistro Ri­cardo Lewan­dowski. “O re­visor tem que ser res­pei­tado na sua au­to­nomia de von­tade”, disse.
As ini­ci­a­tivas do pre­si­dente foram dei­xadas de lado porque os mi­nis­tros en­ten­deram que as li­mi­ta­ções de saúde do re­lator de­ve­riam ser le­vadas em conta – Bar­bosa tem um grave pro­blema na co­luna e não pode ficar sen­tado por muitas horas. Apesar de Bar­bosa ter es­co­lhido apenas o pe­ríodo da tarde, Britto disse vá­rias vezes que as ses­sões podem se es­tender du­rante a noite, caso ne­ces­sário.
As terças-feiras foram pou­padas porque esse é o dia em que os mi­nis­tros se reúnem nas turmas e também porque há ses­sões no Tri­bunal Su­pe­rior Elei­toral (TSE), que se­gundo ob­servou a pre­si­dente Cármen Lúcia, não pode parar no pe­ríodo elei­toral. As sextas-feiras fi­ca­riam li­vres para os mi­nis­tros se de­di­carem in­di­vi­du­al­mente a ou­tros pro­cessos.
Nos cro­no­gramas de Britto, a pro­posta mais res­tri­tiva previa jul­ga­mento de se­gunda a sexta-feira, com con­clusão em três se­manas. A pro­posta mais fle­xível era se­me­lhante à de Bar­bosa, com a di­fe­rença que na pri­meira se­mana o jul­ga­mento teria cinco dias. Os ad­vo­gados de de­fesa também en­ca­mi­nharam pro­posta de cro­no­grama com jul­ga­mentos em dois dias da se­mana.
Apesar da de­di­cação ex­clu­siva ao men­salão, o STF po­derá in­ter­romper o jul­ga­mento para apre­ciar casos ur­gentes, como um ha­beas corpus (pe­dido de li­ber­dade).
DM

terça-feira, 22 de maio de 2012

Inadimplência de pessoa física dispara e atinge o maior nível desde dezembro de 2009

 

Inadimplência de pessoa física dispara




 De acordo com dados divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira (28), a taxa de inadimplência das pessoas físicas, que mede o atraso de pagamento superior a noventa dias, iniciou o ano de 2012 em alta. Segundo o BC, a inadimplência das operações das pessoas físicas com os bancos atingiu 7,6% em janeiro deste ano, o maior índice desde dezembro de 2009 (7,7%).
Em dezembro do ano passado, a taxa estava em 7,4% (número revisado). Em todo o ano passado, a taxa de inadimplência das pessoas físicas avançou 1,7 ponto percentual, uma vez que no final de 2010 estava em 5,7%.
Cenário da inadimplência
A taxa geral de inadimplência, que reúne as operações de pessoas físicas e jurídicas, cresceu 0,1 ponto percentual de dezembro para janeiro, saltando de 5,5% para 5,6%. De acordo com a autoridade monetária nacional, em 2011 a taxa de inadimplência geral subiu um ponto percentual, saindo de 4,5%, em dezembro de 2010, para 5,5% registrados no mesmo mês do ano passado.
Pessoa jurídica
A taxa de inadimplência das empresas nas operações bancárias recuou de 3,9%, em dezembro de 2011, para 3,7% em janeiro deste ano. É o segundo recuo consecutivo. Em novembro do ano passado, a taxa estava em 4%, ao passo que durante todo o ano passado houve crescimento de 0,4 ponto percentual na inadimplência no segmento de pessoa jurídica, tendo como base o índice de 3,5%registrado ao final de 2010.
Resultado esperado
Quando o então presidente Luiz Inácio da Silva, no final de 2008, ocupou os meios de comunicação para pedir aos brasileiros a manutenção do consumo em níveis elevados, como forma de minimizar os efeitos da crise financeira internacional que eclodiu a partir do “subprime” norte-americano, o ucho.info alertou para o perigo do endividamento recorde das famílias brasileiras e a disparada da inadimplência. À época, Lula ousou dizer que torcíamos contra o Brasil, mas a irresponsabilidade daquele pedido presidencial agora se materializa nos números divulgados pelo Banco Central.

 

 

Para a sorte da base aliada e do governo, contraventor Carlinhos Cachoeira se recusa a falar na CPI

O SILÊNCIO COMO DEFESA

(Foto: ABr)
 Como era esperado, Carlos Augusto Ramos se recusou a responder às perguntas dos membros da Comissão Parlamentar de Inquérito batizada com sua alcunha, CPI do Cachoeira, criada para investigar a teia de relacionamentos do contraventor goiano.
Sem a obrigação de prestar juramento de dizer apenas a verdade, Cachoeira tem utilizado o vernáculo “calado” após todas as perguntas formuladas pelos parlamentares. A defesa do bicheiro, comandada pelo criminalista e ex-ministro Márcio Thomaz Bastos (Justiça), solicitou ao Supremo Tribunal Federal mais três semanas para analisar os documentos e arquivos de áudio constantes do inquérito, mas o pedido foi rejeito pelo ministro Celso de Mello, que confirmou para esta terça-feira (22) o depoimento do empresário da jogatina.
O Brasil precisa desvendar a rede de corrupção que existia por trás das operações de Carlinhos Cachoeira, mas é preciso reconhecer ser inviável analisar em poucos dias mais de 15 mil documentos e 90 mil arquivos de áudio. Melhor seria ter acolhido o pedido formulado pelos advogados, mesmo que em audiência futura o acusado se valesse do direito de permanecer calado.
A decisão de manter a audiência para esta a tarde desta terça-feira faz parte da estratégia da base aliada de dificultar a solução do caso, uma vez que os envolvidos no esquema criminoso de Carlinhos Cachoeira estão em todas as instâncias do Estado, inclusive no governo federal, seja por contatos diretos, seja por conexões transversas por meio da Delta Construção.
Sem qualquer esboço de resposta por parte do investigado, a inquirição de Carlos Augusto Ramos está servindo apenas e tão somente como vitrine política para os parlamentares, que em ano eleitoral têm dificuldades para prestar contas aos respectivos eleitores. Não faz muito tempo, o ucho.info afirmou sem medo de errar que a CPI do Cachoeira tem tudo para dar em nada. E a sequência dos fatos tem comprovado essa tese. Tudo financiado com o suado dinheiro do contribuinte.
 

Não me calarei diante de um oportunista ignorante que faz das malandragens do poder a razão do amanhã


Intimidar jornalistas que relatam a verdade tornou-se corriqueiro nessa terra sem lei. Vez por outra mata-se, pura e simplesmente, quem defende uma sociedade vilipendiada em seus direitos. Os incomodados mandam matar com a mesma facilidade que encomendam uma pizza na esquina. Assim caminha o Brasil, que muitos acreditam ser uma democracia de fato, não apenas de direito. Ledo engano. Paciência! Essa é a regra básica e assustadora da profissão que abracei há mais de três décadas.
Diante das letras noticiosas coloco-me com amor e muita dedicação. É assim que faço todos os dias, o dia todo. Tudo igual, sempre diferente. Quando saio para a labuta do dia a dia, a sensação de ser a última vez, de não ter a volta, me acompanha. Sempre me acompanhou. Em algumas situações escapei do pior porque Deus é brasileiro, gosta de notícias e foi com a minha cara. Não fosse a providência divina em mais de uma dúzia de situações, por certo estaria escrevendo em algum outro lugar do universo. Se é que nessas paragens do além existem jornalistas, notícias e outros quetais.
Há quem se venda para contentar aqueles que se incomodam com a verdade. Diferentemente dessa escória, mantenho a minha consciência intacta, sabendo que algum dia serei o anteparo de uma bala inimiga. Não há como pensar diferente. A vida me mostrou que a sequência é essa. Mesmo assim não perco a coragem e o desejo de lutar com a pena na mão. Revidar é algo que não saberia fazer. Erraria o tiro, pois minha pontaria maior está na escrita. Então escrevo, ciente de que morrerei fazendo o que mais sei e gosto.
Muitas vezes não é preciso nem mesmo um punhado de verdades para incomodar alguém. Basta contrariar o status quo para que qualquer pelego do poder transforme-se em franco atirador. Esses putrefatos de aluguel usam a rede mundial de computadores como palco de batalha. Covardes convictos, atiram pelas costas. Como escrevi em outro artigo, gosto do bom combate, de adversários à altura. Do contrário vira briga de rua. E a vida me ensinou que o ideal é nivelar por cima. Porém, não deixo de dar as devidas respostas a esses frequentadores do rés do chão que atacam covardemente como se estivessem discordando dos meus pensamentos, opiniões e escritas. Não se trata de ter aversão ao contraditório, longe disso, mas crítica boa e aceitável é aquela estruturada, com lógica. Com começo, meio e fim. Não sendo dessa forma, no máximo é “vendetta”.
Criticar não é para qualquer um. É ofício para preparados, pois exige conhecimento profundo e responsabilidade de sobra. E quem ataca pelas costas é irresponsável com si mesmo. Ao tecer críticas na direção dos donos do poder, desperto a ira dos que se valem dos úberes oficiais, como se cofre público servisse para financiar canalhice. De igual modo acabo provocando os que permanecem no limbo da história, pois estão afastados da situação e não conseguem bater a carteira da oposição. Vivem como mulheres de lupanar, que deitam primeiro com quem pagar mais. Desse tipo de gente, que faz da própria vida um meretrício constante, quero distância.
Não bastasse a tresloucada cibernética que ofendeu meus leitores e tentou desconstruir minha reputação profissional, sem sucesso, agora deparo-me com um decrépito que acredita ser uma versão repaginada e tropicalizada de Platão. O ser que ora abusa da catilinária rasteira me acusa de não ter credibilidade. De não saber o que escrevo, de estar a serviço de fulano e sicrano. Sim, é verdade, estou a serviço de alguém. Estou a serviço do Brasil, dos brasileiros. Estou a serviço dos meus leitores e seguidores, que crescem diariamente em quantidade e qualidade. Sobre o passado dessa figura ignara e desprezível, que mal sabe escrever, prefiro não revelar, pois seria chutar cachorro morto.
A minha credibilidade é algo tão concreto e verdadeiro, que os que em mim acreditam avisaram-me do golpe baixo cometido nas redes sociais. Afirma esse desqualificado que sou um blogueiro conhecido por minhas fantasias. É preciso esclarecer que não sou blogueiro, mas que estou jornalista. A minha fantasia é ver o Brasil como uma nação minimamente lógica e livre da corrupção. Se isso é fantasia, então o meu covarde acusador está certo. Pelo menos uma vez na vida.
Como conheço razoavelmente o apedeuta que ora tenta me intimidar, o que não é novidade, cabe-me o dever de afirmar que esse sujeito sequer conhece a minha história. Não sabe, por exemplo, que os presos com sentença não transitada em julgado votaram pela primeira vez nas eleições de 2010 por causa de projeto de minha iniciativa. Não sabe, também, que o valor pró-rata do IPVA de um veículo roubado ou furtado é devolvido ao contribuinte graças à minha iniciativa. Assim como tantos outros projetos que surgiram ao longo dos anos por sugestão minha. Ao contrário, esse remendo de capataz de Treblinka sempre viveu de negociatas com velhacos. Sem credibilidade até mesmo entre os amigos, tenta se manter na vitrine a bordo de sandices.
Longe de querer chamar a importância para mim, mas sei o que fiz pelo País e o que ainda posso fazer. Não posso aceitar de modo algum que me acusem de falta de credibilidade. Também rechaço o fato de que se espalhe tal leviandade entre jornalistas dos quais esse cidadão tenta se aproximar, em vão. Alguém sem credibilidade não seria responsável pelo início da investigação que culminou com a prisão de um banqueiro oportunista, que de tão incomodado conseguiu na Justiça uma decisão para me calar. Alguém sem credibilidade não teria desvendado o esquema de remessa ilegal de dinheiro do ex-presidente do Vasco da Gama. Alguém sem credibilidade não teria divulgado com absoluta exclusividade as gravações do polêmico caso Celso Daniel, o que rendeu processos judiciais e ameaças de todos os naipes. Paro por aqui para não me estender nessa “missa de corpo presente”.
Quem me acompanha diariamente sabe do cuidado que tenho com a notícia, com a forma de levar a informação ao leitor. A credibilidade é minha sombra, a coerência, o ar que respiro. E foi ela, a credibilidade, associada à consciência e à ética, que me fez recusar uma espúria oferta desse acusador acostumado a circular pelos subterrâneos do poder. Sua peçonha ressuscitou porque acusei alguém que está na mira de seus interesses escusos. Por causa dessa ganância obtusa, a saída foi me atacar para ter um trunfo que lhe permita se aproximar de determinado saltimbanco com mandato.
Caso decidisse considerar a insignificância de quem me acusa, assim como seu currículo vexatório, deixaria o caso de lado. Fosse seguir os piedosos e consternados comentários daqueles que conhecem o acusador, também esqueceria o assunto. Contudo, decidi continuar. A decisão de continuar se deu em razão da minha dedicação constante ao Brasil e aos brasileiros. Continuo por causa da minha história, das minhas crenças, do meu idealismo. Continuo por causa do ofício de jornalista. Continuo para preservar a dignidade dos leitores, seguidores e colaboradores. Continuo por mim, continuo pela minha família. Continuo porque acusação leviana, barata e oportunista arde mais do que bala dundum. Continuo porque faz-se necessário interromper a trajetória insana de alguém que acredita ser o dono da verdade, a última solução do planeta. Continuo porque é preciso apresentar a esse détraqué em fim de carreira o fardão da psicose. Continuo porque minha credibilidade exige. Continuo porque minhas fantasias patrióticas me cobram isso. Continuo porque o tribunal é logo ali, assim como a delegacia mais próxima também. Continuo porque continuar é preciso. Continuo porque, como disse Freddie Mercury, “the show must goes on”. Continuo!
 (*) Ucho Haddad –

Ministro do Esporte desconhece a solução para o caos nos aeroportos da Copa



Bom tempo depois que a FIFA anunciou o Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014, o secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, externou sua preocupação com a situação caótica dos aeroportos brasileiros. Na ocasião, o então presidente Luiz Inácio da Silva, abusando de sua conhecida deselegância, chamou Valcke de idiota. Por questões óbvias a ofensa aconteceu de forma indireta e inominada, pois o protocolo da Presidência não recomenda esse tipo de tratamento típico de botequim.
À época, Lula anunciou investimentos de R$ 5 bilhões na reforma e ampliação dos aeroportos, mas pouco do que foi prometido transformou-se em realidade. Diante do impasse, a saída foi entregar à iniciativa privada, por meio de outorga, três importantes aeroportos brasileiros: Guarulhos, na Grande São Paulo, Viracopos, em Campinas, e Brasília. Enquanto os brasileiros comemoravam a decisão da FIFA, o Palácio do Planalto anunciava a construção do trem de alta velocidade, cujo projeto prevê a ligação das cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro. Depois de tropeçar na pirotecnia palaciana, o projeto do trem-bala ficou no papel, sendo que até para os Jogos Olímpicos de 2016 a obra deverá ser descartada.
Ministro do Esporte, o deputado federal licenciado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) também não tem resposta para o problema de transporte de turistas no País com vistas à Copa. Entrevistado na segunda-feira (21) pelo competente jornalista Wanderley Nogueira, da rádio Jovem Pan, Rebelo escapou pela tangente ao ser perguntado sobre a solução para o problema que reina nos aeroportos. Aldo Rebelo se limitou a dizer que o governo e as empresas envolvidas no transporte aéreo erraram ao dimensionar a demanda por viagens de avião.
Vencida a complexa etapa dos aeroportos, os turistas que forem atraídos pela Copa do Mundo terão outro problema pela frente. O a hospedagem. A falta de investimentos no setor hoteleiro e baixa qualidade dos serviços prestados pela maioria dos hotéis já configuram um empecilho. Como se fosse pouco, as tarifas cobradas pelos hotéis são inversamente proporcionais aos serviços prestados e à categoria dos estabelecimentos.
Para tentar amenizar os problemas que surgirão no setor hoteleiro, autoridades do governo têm recomendado que famílias recebam em suas casas os turistas que virão ao Brasil por causa da Copa e dos Jogos Olímpicos. Naquele não tão distante 31 de outubro de 2007, Lula disse, na sede da FIFA, que o Brasil faria a melhor Copa da história. Por tudo o que vem acontecendo – e deixando de acontecer – não é difícil imaginar a maravilha que será o Mundial de futebol.

Marta Suplicy declara guerra a Lula e quer negociar sua saída da disputa pela prefeitura de São Paulo




Não há nada por  acaso no mundo da política, assim como ninguém cede à pressão sem uma contrapartida. Acostumada a reinar quase absoluta no PT paulistano quando o assunto era prefeitura, a senadora Marta Suplicy demorou a aceitar a ideia de ceder o lugar ao novato “companheiro” Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e incensado por Lula como candidato do partido ao comando da maior cidade brasileira.
Em um primeiro momento a senadora petista enviou sinais de que uma volta à Esplanada dos Ministérios compensaria sua saída de cena na corrida ao trono paulistano. Nada aconteceu e Marta voltou a endurecer o jogo. A segunda tentativa de negociação surgiu com a possibilidade de a senadora assumir uma embaixada brasileira, possivelmente em Washington, o que explica sua participação na comitiva oficial da presidente Dilma Rousseff, que recentemente visitou o colega Barack Obama.
Como até agora nada ficou definido, Marta Suplicy voltou à carga contra a decisão do PT de manter a candidatura de Fernando Haddad, um neófito em termos de eleição e que está empacado nos 3% de intenção de voto. Enquanto Lula insiste em endossar Haddad, a senadora petista dispara contra o candidato que já foi seu assessor na prefeitura de São Paulo.
Durante homenagem ao ex-presidente Lula, na Câmara Municipal de São Paulo, na noite de segunda-feira (21), Marta disse que na disputa eleitoral que se avizinha “não basta o novo”, mas é preciso “um programa novo” para a capital dos paulistas.
“Nós temos grandes desafios na campanha eleitoral de São Paulo, uma grande campanha com forças de oposição em São Paulo. Essas forças são muito claras, onde houve oito anos de exclusão. Agora nós estamos nesse embate, embate difícil, onde a disputa será voto por voto. Não basta o novo na cidade, temos de ter programa novo, porque São Paulo não é qualquer cidade” declarou Marta durante discurso no Legislativo paulistano.
Enquanto companheiros de legenda presentes ao evento interpretaram a fala da senadora como um duro recado ao ex-presidente Lula e um ataque frontal ao candidato Haddad, o que se depreende do discurso é que Marta Suplicy deseja ver sua situação definida. Como nada do que foi combinado nos bastidores aconteceu, a senadora pode voltar à cena com a tese de que tem condições de enfrentar o tucano José Serra, que a derrotou em 2004 na disputa pela prefeitura de São Paulo.
Se o PT ceder às pressões de Marta Suplicy, o ex-presidente Lula sairá da disputa com seu cacife político abalado. E isso dificilmente acontecerá, pois qualquer decisão nesse sentido depende da anuência da cúpula da legenda. Se for vencida, o que deve acontecer, Marta passará os próximos dois anos dando estocadas em Lula e na presidente Dilma Rousseff, que não atenderam aos seus pedidos.
Por sua vez, Lula, que voltou a criticar as chamadas elites, tentou minimizar o estrago provocado pela senadora. “A Marta Suplicy, digo isso para todo mundo, é a maior vitima de preconceito de uma parte da elite de São Paulo, porque ousou governar para os pobres dessa cidade. Isso não era aceito por parte da elite, é um preconceito secular”, afirmou o ex-presidente.