quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pernambuco dá um passo para navegabilidade do Capibaribe


28b6f29003889b5e0448fa0cf97a2ab2.jpg
Foto: Divulgação

Diante dos inevitáveis problemas de mobilidade urbana que o Estado vem enfrentando, qualquer alternativa é válida para aumentar as opções de transitar em Pernambuco.
Nesta quinta-feira (25), o governador Eduardo Campos assinou edital de licitação para a dragagem do Rio Capibaribe, projeto que possui o intuito de tornar o rio navegável. O documento foi assinado às 16h, na sede provisória do governo do Estado, no Centro de Convenções, em Olinda.

Dezessete quilômetros do Capibaribe serão dragados, percorrendo as proximidades da BR-101, passando pelos bairros do Parque Santana, Torre, Derby e centro do Recife, chegando na divisa entre Recife e Olinda.

A iniciativa, que faz parte do programa “Rios da Gente”, totaliza um investimento de R$ 289 milhões e vai ter capacidade para transportar 335 mil passageiros por mês.

“É o primeiro projeto desse tipo em todo o PAC da Mobilidade nacional. A dragagem do Capibaribe vai ser feita em 18 meses e teremos 12 barcos e sete estações. Isso vai ajudar as pessoas a chegarem de forma mais rápida aos seus destinos”, garantiu o governador.

Durante o trabalho de dragagem, que custará R$ 102 milhões, todas as restrições existentes à navegação no Capibaribe serão removidas, como é o caso de lixo, escombros de antigas construções e parte da vegetação.

De acordo com o anúncio feito nesta quarta (25), quando entrar em operação, o transporte fluvial vai passar pelos bairros de Santana, Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna. Cada bairro desses terá uma estação instalada para embarque e desembarque de passageiros.

“Pagando uma única passagem, as pessoas serão integradas com os ônibus. 13,9 km do Capibaribe vão ser navegáveis, com duas rotas: a Oeste, com 11 km de extensão, e a Norte com 2,9 km”, destacou Eduardo Campos.

A previsão é que o “Rios da Gente” fique totalmente pronto até março de 2014. O edital de licitação será publicado no Diário Oficial do Estado e nos jornais .
fonte:jc

Nenhum comentário:

Postar um comentário