segunda-feira, 9 de julho de 2012

A força dos caciques: Lula influenciaria 42% e Eduardo 29%



Diante de uma eleição com tantos padrinhos – no PT, Lula e Dilma, e no PSB, Eduardo – o Instituto Opinião quis saber do eleitor a influência de cada um desses caciques. Lula aparece como o que, supostamente, transferiria mais votos. Dos entrevistados, 42,8% disseram que poderiam aumentar as chances de votar num nome apresentado pelo ex-presidente da República.

O governador Eduardo Campos (PSB) é apontado como o segundo que mais pode influenciar o eleitor. Dos eleitores ouvidos na pesquisa, 29,7% disseram que aumentaria muito a chance de votar num candidato alinhado com o governador. Em seguida, aparece a presidente Dilma, com 26,4% de capacidade de influência.
Já o prefeito João da Costa, que foi impedido pelo PT de disputar a reeleição, influenciaria apenas 10,9% dos eleitores como cabo eleitoral. Dos entrevistados, 57,6% disseram que Dilma não influenciaria o seu voto contra 43,4% de Lula, 44,9% de Eduardo e 56% do prefeito João da Costa.
O Instituto Opinião ouviu mil eleitores no Recife entre os dias 4 e 5 deste mês. O registro no Tribunal Regional Eleitoral é o de número 00037/2012.
Os bairros pesquisados na amostra foram os seguintes: Aflitos, Afogados, Água Fria, Alto do Mandu, Alto José Bonifácio, Alto José do Pinho, Areias, Arruda, Barro, Boa Viagem, Campina do Barreto, Campo Grande, Casa Amarela, Casa Forte, Coelhos, Cohab, Cordeiro, Dois Unidos, Encruzilhada, Engenho do Meio e Espinheiro.
E mais: Estância, Fundão, Ibura, Ilha de Joana Bezerra, Imbiribeira, Ipsep, Iputinga, Jardim São Paulo, Jequiá, Linha do Tiro, Macaxeira, Madalena, Mangabeira, Mangueira, Monteiro, Mustardinha, Nova Descoberta, Passarinho, Pina, Poço, Porto da Madeira, Rosarinho, Santo Amaro, São José, Tamarineira, Torre, Torrões, Várzea e Vasco da Gama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário