quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Melhora o estado de saúde de Heloísa Helena

A e ex-senadora Heloísa Helena (PSOL)deixa a UTI do HGE


A vereadora de Maceió e ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) continua internada no Hospital Geral do Estado (HGE), onde deu entrada na noite de ontem com dores no peito, tontura e pressão alta. No início da tarde desta quarta-feira (31), ela foi transferida da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para a Unidade de Dor Torácica (UDT). A paciente foi submetida a exames de sangue, eletrocardiograma e tomografia computadorizada.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, a equipe médica do HGE transferiu a paciente para a UDT, responsável pelo atendimento de pacientes com problemas do coração, "por acreditar ser importante para a saúde da vereadora ficar em observação médica". Durante a tarde de hoje, novos exames seriam realizados na paciente.

Funcionários do HGE contaram que, quando chegou ao hospital, Heloísa ficou em uma área chamada de vermelha, mas foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) devido ao assédio de pacientes, visitantes e servidores do hospital. Mas a transferência da vereadora causou divergências entre o movimento sindical e a direção da unidade, pois, segundo funcionários, havia pacientes aguardando há mais tempo transferência da área vermelha para a UTI do hospital.

A diretora de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência Social (Sindprev), Olga Chagas, informou que o movimento sindical entende que ela não deveria ter sido transferida para a UTI. "O estado de saúde dela era estável, não precisava ser levada para a UTI, ocupando um leito que poderia ser utilizado por um paciente em estado mais grave", declarou Olga.

Segundo a sindicalista, o leito em que Heloísa estava tinha balão de oxigênio, bomba de fusão, desfibrilador, monitor cardíaco, tubo respirador e sonda. "Hoje pela manhã conversei com Heloísa e ela estava bem, conversando, estável. Uma paciente nessa situação não apresenta quadro clínico para internamento na UTI", afirmou Olga. "Ela foi provavelmente privilegiada por conta de sua representação política", acrescentou.

Fonte: Agência Estado

Liber oferece 2000 vagas de emprego para o Recife e interior do Estado

A LIBER ABRE VAGA PARA 2000 EMPREGOS NA CAPITAL E INTERIOR

Basta ter o segundo grau completo para concorrer a cerca de 2000 vagas na empresa Liber Terceirização, com oportunidades no interior, no Recife e Região Metropolitana. São 1200 oportunidades no interior e na capital para profissionais nas áreas de apoio administrativo, almoxarife, copeiro, cozinheiro, secretária, assessor administrativo, assistente administrativo, recepcionista e telefonista. As inscrições podem ser efetuadas no site www.liberonline.com.br ou o currículo enviado para liber@liberonline.com.br. A empresa não recebe currículos prensencialmente e o processo seletivo já está em andamento.

Também estão disponíveis 838 vagas para porteiro escolar, estas no Recife e Região Metropolitana. Após a triagem dos currículos os candidatos passarão por um treinamento, que possui caráter seletivo. São três módulos, distribuídos em dois dias intensivos de capacitação. “Serão considerados aprovados os candidatos aptos na avaliação psicológica e médica, que obtiverem bom desempenho nas avaliações realizadas durante o treinamento”, explica a Gerente Administrativa da Liber, Cássia Oliveira.

SOBRE A LIBER - Há 25 anos no mercado, a Liber Terceirização é especializada nas áreas hospitalar, industrial e comercial, com forte atuação nos segmentos de conservação e limpeza, telefonia e call center, condução de veículos leves e pesados, processamento de dados, carga e descarga de mercadorias, logística e apoio administrativo. Um quadro com mais de 4.500 funcionários. São engenheiros civis, agrônomos, químicos, médicos, nutricionistas, educadores físicos, administradores de empresa, economistas, dentre outros.

fonte:Ne 10

Câmara absolve deputada flagrada recebendo dinheiro em vídeo

Manisfestantes lutam pela cassação da deputada Jaqueline Roriz

Por 265 contra, 166 a favor e 20 abstenções, a Câmara rejeitou nesta terça-feira (30) o pedido de cassação da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), apesar de pesarem contra ela as imagens de 2006 em que recebe dinheiro do pivô do recente escândalo do mensalão do DEM no Distrito Federal. Para a deputada ser cassada, eram necessários 257 votos a favor --a votação foi secreta.
A maioria dos parlamentares adotou a tese de que a colega somente poderia ser julgada por atos cometidos durante seu mandato na Casa, iniciado em fevereiro deste ano.

Vídeo flagra deputada recebendo dinheiro (4 vídeos)


http://noticias.uol.com.br/ultnot/multi/?hashId=promotoria-investiga-flagrante-de-pagamento-de-propina-no-df-040299376ED4B96327&mediaId=9675773

Deputada é flagrada recebendo dinheiro vivo

Vídeo gravado por um ex-secretário do governo do Distrito Federal mostra Jaqueline Roriz recebendo dinheiro

A manutenção do mandato de Jaqueline acontece depois de o Conselho de Ética da Casa produzir um relatório que pedia a cassação da deputada. A parlamentar e seu pai, o ex-governador Joaquim Roriz, passaram os últimos dias telefonando para aliados em busca de suporte para evitar a cassação. Se ela perdesse seus direitos políticos, não disputaria eleições até 2022 –oito anos a partir da próxima votação, em 2014.

Jaqueline saiu 20 minutos antes do anúncio do resultado. O advogado dela, José Eduardo Alckmin, afirmou que a decisão foi justa e que a denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República contra a deputada “padece” de grave inépcia por atribuir a Jaqueline o crime de peculato. “Essa só cabe a quem tem função pública e não era essa a condição dela na época.”

No fim da semana passada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, enviou ao STF (Supremo Tribunal Federal) uma denúncia contra a deputada. Ele já tinha pedido abertura de inquérito sobre o caso assim que o vídeo foi divulgado para apurar as denúncias de Barbosa.

Um grupo de aproximadamente dez pessoas celebrou, nas galerias, o absolvição da deputada. Outro grupo, formado por estudantes, protestaram com narizes de palhaço. “Nós somos os palhaços e vocês são os artistas”, gritaram.


Após ser flagrada recebendo dinheiro do pivô do recente escândalo do mensalão do DEM no Distrito Federal, a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) foi absolvida. A Câmara rejeitou nesta terça-feira (30) o pedido de cassação contra ela por 265 votos contra, 166 a favor e 20 abstenções Sergio Lima/Folhapress

Envolvida no mensalão do DEM –esquema de fraude de licitações no governo candango sob o comando de José Roberto Arruda–, Jaqueline foi flagrada em um vídeo de 2006 recebendo dinheiro do pivô do escândalo, o ex-secretário Durval Barbosa. Os adversários da deputada afirmam que se o vídeo fosse de conhecimento público antes da votação do ano passado, ela não seria eleita. Ela já rejeitou as acusações de que recebeu dinheiro de propina.

Em pronunciamento antes da votação, Jaqueline afirmou que já foi absolvida por seus eleitores. Ela também culpou a mídia pela pressão para que fosse excluída da Casa.

A parlamentar chamou as imagens divulgadas de “clandestinas”. Seu advogado nem sequer mencionou isso em sua fala –concentrou-se na tese de que o fato aconteceu em 2006, ou seja, antes de a deputada tomar posse.

Jaqueline disse que chorou muito com seus amigos e familiares por conta do processo aberto no Conselho de Ética da Casa, que recomendou sua cassação no relatório do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP). Disse ainda que sentiu “vergonha” pela exposição e viu injustiças contra ela na mídia. E concluiu com lágrimas nos olhos: “O juiz político dos meus atos é um só: os eleitores de Brasília. Em outro plano, Deus”.

Antes do discurso, Jaqueline se refugiou no café da Câmara para não ouvir o discurso do relator. Chegou em tempo de ouvir críticas duras mesmo assim. “Se fosse fato passado e sabido, até concordo. Mas ninguém sabia do que aconteceu em 2006”, disse o tucano, que em seguida se referiu aos ataques de Jaqueline na Câmara Legislativa do DF a Eurides Brito (PMDB), que renunciou por envolvimento no mesmo esquema e foi flagrada em um vídeo semelhante.

A deputada entrou na mira dos colegas em março, quando Barbosa, ex-aliado de Roriz, divulgou o vídeo em que ela recebe maços de dinheiro –a parlamentar teria pego até R$ 100 mil, segundo o ex-secretário.

Jaqueline evitou ir ao trabalho na época e, semanas depois, alegou problemas médicos para pedir licença. O suplente da deputada é o ex-policial Laerte Bessa, do PSC –mesma legenda que abriga o pai da deputada.

Aumenta a disputa no Enem em Pernambuco

Com 40.931 candidatos a mais do que no ano passado, Pernambuco é o sétimo Estado do País com maior número de inscritos


Foto: Alexandre Belem/JC Imagem

Pernambuco é o sétimo Estado do País e o terceiro da região Nordeste com o maior número de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, cujas provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. Há 268.960 candidatos pernambucanos cadastrados. Ano passado, o Estado ficou na mesma colocação geral em número de inscritos. A diferença em relação a este ano é que houve acréscimo de 40.931 pessoas. Em todo o Brasil serão 5.366.780 participantes. Em 2010 foram 4.611.441.

No ranking nacional, os cinco Estados com mais inscritos no ano passado permanecem na mesma colocação agora. São eles, por ordem, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O Amapá, que na última edição ocupou a última colocação, desta vez é o penúltimo, ganhando apenas para Roraima. Regionalmente, Pernambuco perde para Bahia e Ceará.

Comparando a quantidade de inscritos nos dois anos, apenas em dois Estados, Bahia e Santa Catarina, houve queda de participação. Nos outros 24 Estados da Federação e no Distrito Federal, o Enem 2011 terá mais inscritos que o exame passado. De baianos, a avaliação terá 424.525 candidatos, contra 448.620 em 2010 (decréscimo de cerca de 24 mil inscritos). Os catarinenses serão agora 83.232. Ano passado foram 84.529, uma pequena diferença de pouco mais de mil pessoas.

Geograficamente, a posição das regiões em relação ao quantitativo de candidatos é a mesma da prova anterior. O Sudeste lidera com o maior número de participantes, 1.971.958. Em seguida vêm o Nordeste (1.692.830), o Sul (667.581) e o Norte (552.511). A menor quantidade de candidatos é do Centro-Oeste (481.900). Por faixa etária, o exame deste ano tem a maior concentração de inscritos entre 21 e 30 anos (1.704.820 jovens).

Alunos de escolas públicas são maioria, quando se observa apenas os alunos que estão matriculados no 3º ano do ensino médio, ou seja, são concluintes. Somam 1.224.157 nessa situação. Da rede privada, há 276.465 jovens que informaram estar vinculados com colégios particulares.

Além da UFPE, usam o Enem em Pernambuco as Universidades Federal Rural (UFRPE) e Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Mas diferentemente da UFPE, as duas instituições não realizam mais vestibular. O preenchimento das vagas é feito apenas com as notas do exame, a partir do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), realizado pelo Ministério da Educação.

Cida Pedrosa aposta na poesia sem rodeios em novo livro

Conheça poemas de Miúdos, que é lançado hoje na Livraria Poty


A Livraria Poty (Rua 7 de Setembro, esquina com Riachuelo) abriga hoje, às 18h30, lançamento do novo livro de poemas de Cida Pedrosa, Miúdos. Confira alguns textos:

O banquete (1977)

sentem-se convivas

hoje como prato principal

lhes servirei minha língua

ao molho de versos

Epitáfio (1980)

aqui

jaz

maria

que em dias vermelhos

deu a todos com sorriso

azul

O bar (2004)

aqui

no fim do dia

rumino a alma

e espeto a dor

com o palito de azeitona

Prazo para consolidação de débitos de pessoas físicas termina nesta quarta

É a segunda vez em que a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional abrem o prazo


BRASÍLIA - As pessoas físicas que optaram pelo Refis da Crise, programa de renegociação especial de dívidas com a União, têm prazo até esta quarta (31) para fazer a consolidação dos débitos. É a segunda vez em que a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional abrem o prazo.

A primeira etapa foi entre os dias 2 e 25 de maio, quando 103 mil optantes fizeram a consolidação, totalizando R$ 8,7 bilhões. No prazo que se encerra hoje (de 10 a 31 de agosto), estima-se que 137 mil façam a opção, embora o último balanço indique que apenas 41,1% tenham negociado os valores. No segundo grupo, a dívida consolidada pode chegar a R$ 4,7 bilhões.

Para fazer a negociação, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federalou o da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e indicar os débitos para consolidação. Segundo a Receita, todos os integrantes desse grupo de pessoas físicas foram notificados por carta sobre a reabertura do prazo. O prazo para as pessoas jurídicas terminou no dia 29 de julho.

O programa ficou conhecido como Refis da Crise porque foi criado pelo governo durante as turbulências provocadas na economia brasileira, em 2008, após séria crise de credibilidade que atingiu o mercado financeiro internacional.

Dilma sanciona com veto lei que corrige tabela do IR

Com isso, a faixa de rendimentos isenta do IR passou de R$ 1.499,15 mensais para R$ 1.566,61 mensais em 2011


Foto: Ricardo Labastier/JC Imagem

A presidente Dilma Rousseff sancionou com veto o projeto de lei de conversão da Medida Provisória 528, que corrige a tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O dispositivo vetado era o que permitia a dedução no Imposto de Renda de valores relativos a plano de saúde privado pago aos empregados domésticos.

A nova lei reajusta em 4,5% ao ano os valores da tabela do IRPF até 2014. Com isso, a faixa de rendimentos isenta do IR passou de R$ 1.499,15 mensais para R$ 1.566,61 mensais em 2011.

Parlamentares ausentes também ajudaram a absolver Jaqueline Roriz

Com as faltas, ficou mais difícil alcançar o número de 257 votos necessários para decretar a perda de mandato de Jaqueline


Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Há uma regra não escrita no Congresso: quem falta às sessões de cassação vota pela absolvição do parlamentar investigado. A deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF) se beneficiou de 61 ausências. O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), por exemplo, foi um dos parlamentares que ajudaram a filha do ex-governador Joaquim Roriz a escapar da cassação.

Com as faltas, ficou mais difícil alcançar o número de 257 votos necessários para decretar a perda de mandato de Jaqueline. João Paulo é réu no processo do mensalão. Caso o precedente de se cassar um parlamentar por fato anterior ao mandato fosse uma tese vencedora, seriam muito maiores as chances de que ele, no futuro, viesse a ser alvo de processo semelhante.

Esta não foi a única vez que João Paulo tentou ajudar Jaqueline no processo. Com a cassação recomendada pelo Conselho de Ética, a deputada recorreu à Comissão de Constituição e Justiça para tentar reverter a decisão.

Presidente do colegiado, ele escolheu Vilson Covatti (PP-RS) para relatar o recurso. O deputado do PP era o único da comissão que tinha votado a favor de Jaqueline no Conselho de Ética e, como se esperava, ele apresentou um parecer em defesa da colega.

O temor do futuro levou outra deputada a ajudar Jaqueline com sua ausência. Fátima Pelaes (PMDB-AP) é a autora da emenda parlamentar que deu origem às supostas fraudes investigadas pela Operação Voucher da Polícia Federal, na qual foram presas 35 pessoas, algumas da cúpula do Ministério do Turismo. Fátima faltou à sessão em que foi selado o futuro de Jaqueline. Como também deverá ser alvo de investigação por quebra de decoro, ela poderá esperar, com seu gesto, a retribuição da colega.

A lista dos ausentes traz outros parlamentares conhecidos. O corregedor, Eduardo da Fonte (PP-PE), é um deles. O secretário de comunicação do PT, André Vargas (PR), é outro. Primo do ex-senador Jader Barbalho, o deputado José Priante (PMDB-PA) também não votou e ajudou a salvar a colega.

Oposições discutem em seminário "soluções" para o Recife

Encontro terá a participação do ex-prefeito Luiz Paulo Vellozo Lucas, de Vitória (ES)


Agrupados na chamada Mesa da Unidade do Recife, o campo de articulação e definição de estratégias de mídia e de luta, os partidos de oposição (DEM, PSDB, PMDB, PPS e PMN) promovem, nesta segunda-feira (29), na Livraria Cultura, Bairro do Recife, às 16h, o primeiro debate do Fórum Soluções para a Cidade. Trata-se de um espaço criado para discussões dos problemas da Capital, preparando o terreno para as eleições do próximo ano.

Depois de uma blitz na área de saúde e outra na de assistência social, apontando problemas da gestão do prefeito João da Costa (PT), a oposição começa agora a fase paralela de discussões, com a palestra-debate do economista e ex-prefeito de Vitória do Espírito Santo, Luiz Paulo Vellozo Lucas. O tema será “O presente e o futuro da cidade: soluções e caminhos para o Recife”.

A ideia é promover outros debates sobres temas específicos, como educação e mobilidade urbana, trazendo experiências consideradas bem sucedidas em gestões de cidades no Brasil.


Dilma anuncia Plano Nacional de Educação Médica

Presidente ministra aula inaugural do curso de medicina em Garanhuns e promete fortalecer a interiorização dos serviços de saúde no País


Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem

Ao ministrar, agora há pouco, a aula inaugural para os 40 alunos da primeira turma do recém-criado curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE), em Garanhuns, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou o lançamento, em outubro, do Plano Nacional de Educação Médica, elaborado pelo Ministério da Educação para amenizar as dificuldades enfrentadas hoje pelo sistema público de saúde com a escassez de médicos em várias áreas do País. Citando o Nordeste como exemplo, Dilma afirmou que a região abriga, atualmente, 28% da população brasileira. Mas só conta com 17% dos médicos do País, e mesmo assim, mal distribuídos no interior. A intenção do novo plano é formar mais 4.500 médicos por ano. "Não vamos medir esforços para assegurar a participação dos centros de excelência do país na garantia de qualidade da graduação e também da residência médica, focando na solução desse grave problema que é a insuficiência de médicos", afirmou, citando Garanhuns como exemplo do que pretende fazer em todo o País. Embora pertença à universidade estadual, a nova faculdade de medicina só foi concluída graças ao apoio do Ministério da Educação, conforme ressaltou o governador Eduardo Campos (PSB), anfitrião de Dilma Rousseff e de mais quatro ministros na solenidade de hoje em Garanhuns. Eduardo também agradeceu publicamente à bancada federal pernambucana, que destinou verbas de emendas parlamentares para a execução do projeto.



sábado, 27 de agosto de 2011

Racha no PT expõe Humberto Costa

Descontentes criticam a forma como a tendência tem sido conduzida no Estado


Um racha na principal tendência do PT em Pernambuco, a Construindo um Novo Brasil (CNB), expõe a liderança do principal nome do grupo: o senador Humberto Costa. Sem querer fulanizar, os descontentes criticam a forma como a tendência tem sido conduzida no Estado e, consequentemente, o próprio PT, já que a CNB controla mais da metade do diretório estadual.

Esses filiados passam a atuar de forma independente. Não quer dizer que estejam criando uma nova tendência. Até porque continuam se reportando às lideranças da CNB nacional. Apoiam, contudo, um movimento dentro do partido que quer ampliar os espaços de poder do PT. E isso passa pela defesa do lançamento de candidaturas próprias nas eleições municipais de 2012.

Esses petistas, mesmo ressaltando que integram a administração do governador Eduardo Campos, não querem ficar à reboque do PSB, uma vez que os socialistas estão se movimentando para lançar candidatos majoritários na maioria das cidades. O PSB e o PT sabem que o quadro político para a eleição estadual de 2014 está atrelado ao espaço conquistado em 2012.

“Temos consciência de que o PT não é o único ente político comprometido com as transformações sociais. Temos preciosos aliados, desde partidos políticos até organizações, movimentos sociais e instituições, que precisam ser considerados. Porém, o PT não pode descuidar do reconhecimento do seu próprio potencial político, de qualificar e estimular seus quadros, de preparar sua militância para esse próximo período da conjuntura”, diz um trecho do manifesto lançado ontem pelo grupo em um ato público.

No Recife, esse núcleo independente apoia, em tese, a reeleição do prefeito João da Costa, mas ressalta que o debate político sobre o quadro terá que acontecer. Em 2008, o nome de Costa foi imposto pelo então prefeito, o hoje deputado federal João Paulo – os dois Joões, porém, estão rompidos politicamente.

O manifesto é assinado por 113 filiados, a maioria dirigentes partidários. No grupo estão o ex-presidente regional do PT Jorge Perez, a deputada estadual Teresa Leitão e o vice-prefeito de Olinda, Horácio Reis. Em Olinda, base política de Horácio e Teresa, o atual prefeito Renildo Calheiros (PCdoB) é candidato à reeleição com o apoio do PSB e dos líderes da CNB.

Além de Humberto Costa, estão no comando da CNB: o presidente regional e deputado federal Pedro Eugênio, o também deputado federal Maurício Rands (secretário estadual de Governo) e os estaduais Isaltino Nascimento (secretário estadual de Transportes), Sérgio Leite e Izabel Cristina. Horácio e Teresa defendem, internamente, a candidatura própria em Olinda em função do desgaste da imagem de Renildo. O nome que tem sido trabalhado por essa ala independente é o de Teresa.

DEBATE - Os “independentes” reforçam que o PT tem nomes fortes para as disputas em Paulista, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Moreno, só para citar algumas cidades do Grande Recife. Esse grupo descontente acredita que o manifesto vai estimular a prática coletiva do debate.

Em outro trecho do documento, o grupo enumera os problemas internos que levaram ao racha: o distanciamento dos movimentos sociais, a ausência de debates estratégicos, a fulanização dos projetos políticos e a tomada de decisões que representam a vontade individual ou a de um pequeno grupo.

Jorge Perez acredita que essa posição não vai fragilizar a agremiação, que, no Recife, já enfrenta problemas com o embate entre os Joões. “Não temos objetivo de fragilizar ninguém nem o partido. Não estamos rompendo. Estamos chamando a militância para recuperar o debate estratégico. Pernambuco está em um momento de desenvolvimento extraordinário. Sabemos que contribuímos. Qual é a posição do PT? Sentimos falta desse debate”, falou Perez.

Teresa lembrou que o PT já passou por outros momentos como este. “Se a opinião pública analisar nossa postura, vai perceber que sempre estivemos com o PT nos bons e maus momentos. Nunca abandonamos o barco”, frisou.

Diplomáticos, Perez e Teresa não debitaram a Humberto a decisão pelo racha. “Não podemos responsabilizar uma pessoa”, falou Teresa. Ele, contudo, é um nome importante porque é líder do PT no Senado e vice-presidente nacional da sigla. “Não somos contrários ao fortalecimento de lideranças, mas desejamos que essas lideranças atuem para fortalecer o partido”, falou Perez. Humberto e Pedro Eugênio não foram localizados.

Governo vai liberar verba emergencial para a reforma agrária, diz representante do MST

De acordo com o MST, o orçamento do Incra para desapropriações este ano está esgotado


BRASÍLIA - O governo vai liberar um crédito emergencial de R$ 400 milhões para a reforma agrária. O dinheiro será repassado ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para obtenção de terras, disse na sexta=-feira (26) Valdir Misnerovicz, membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

A liberação é resultado de uma negociação entre o governo e os movimentos sociais ligados à terra, que estiveram em Brasília esta semana para uma série de mobilizações que fazem parte da Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária. De acordo com o MST, o orçamento do Incra para desapropriações este ano está esgotado. Com o crédito suplementar, a entidade estima que será possível assentar cerca de um terço das 60 mil famílias acampadas atualmente. Os recursos serão usados para assentar famílias acampadas em diversos estados.

“Esta semana foi fundamental na luta dos trabalhadores camponeses. O governo recolocou a reforma agrária no núcleo central da política. A reforma agrária passou a ser um tema da agenda da presidenta Dilma Rousseff”, disse Misnerovicz.

Em relação ao refinanciamento da dívida da agricultura familiar, segundo Plínio Simas, representante da Via Campesina, o governo ofereceu créditos de até R$ 20 mil por família para refinanciamento e novos investimentos com juros de 2% ao ano e prazo de sete anos para quitação da dívida. No entanto, de acordo com ele, os movimentos sociais querem a garantia de um bônus para os pagamentos em dia. “Não fechamos o acordo. Queremos que haja um bônus de adimplência para os agricultores, se não a dívida será apenas arrastada”, declarou.

Salário de servidor é pago a partir desta sexta-feira

Os inativos são os primeiros da lista. A folha de pagamento do governo deste mês corresponde a 220 mil contracheques e vai injetar R$ 542 milhões na economia


Os servidores públicos estaduais começam a receber seus salários a partir desta sexta-feira (26), conforme o calendário de pagamento divulgado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração. Os servidores aposentados e os pensionistas são os primeiros da relação (veja tabela completa ao lado). A folha de pagamento do governo deste mês corresponde a 220 mil contracheques, o que injetará na economia R$ 542 milhões, como divulgou a Secretaria de Administração.

Pelo calendário, os próximos a receberem seus salários são os servidores ativos da Secretaria de Educação, na segunda-feira. Estão inclusos nesse grupo os funcionários do Conservatório Pernambucano de Música. Os demais servidores receberão na terça-feira. Estão nesse grupo todos os funcionários ativos da administração direta e indireta.

A divulgação antecipada da tabela do funcionalismo público estadual ocorre desde 2007. A proposta é que o servidor possa organizar sua vida financeira, programando o orçamento. A iniciativa faz parte da política de valorização do funcionalismo estadual. A cada mês, três dias são destinados ao pagamento do funcionalismo.

Consumo de energia elétrica aumenta 3,7% no País em julho

Principais aumentos no consumo de energia foram observados nos setores residencial e comercial


RIO DE JANEIRO - O consumo de energia elétrica no Brasil aumentou 3,7% em julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo no último mês alcançou 35.069 gigawatts-hora (GWh). No ano, a alta acumulada alcançou 3,6% e, nos últimos 12 meses, 4,5%.

Os principais aumentos no consumo de energia foram observados nos setores residencial e comercial. Nas residências, o crescimento chegou a 7,9% em julho. A alta acumulada no ano foi 4,6% e nos últimos 12 meses, 4,7%. Os resultados podem ser explicados por fatores como o aumento do emprego, da massa salarial e do crédito, que leva à aquisição de mais eletrodomésticos.

No comércio, o crescimento do consumo em julho alcançou 8,3%, o que, segundo a EPE, mostra “o bom desempenho” do setor. Os aumentos acumulados no ano e em 12 meses são, respectivamente, 6% e 5,3%.

Já o setor industrial teve crescimento de apenas 0,3% em julho, 1,7% no ano e 3% nos últimos 12 meses. De acordo com a EPE, a indústria vem reduzindo o ritmo de consumo de energia desde setembro de 2010, acompanhando a desaceleração da produção industrial. A crise econômica mundial é um dos motivos para o crescimento menor do consumo de energia neste ano.

Câmara barra projeto de gratuidade em estacionamentos

Projeto de lei tentava vetar cobrança por vagas para vários tipos de estabelecimentos. CCLJ vetou proposta


Uma proposta de lei federal que proibiria a cobrança pelo uso de estacionamentos em shoppings, hospitais e universidades foi enterrada na Câmara dos Deputados, na última quarta-feira. O tema gerou polêmica este ano com uma lei recifense. O projeto de lei federal tramitava há 14 anos no legislativo e foi considerado inconstitucional pela própria Câmara dos Deputados, na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ).

A proposta é de 1997, do deputado federal João Paulo Cunha (PT-SP). Para ele, a cobrança pelos estacionamentos em estabelecimentos comerciais seria abusiva, contra o Código de Defesa do Consumidor.

Os deputados resolveram juntar vários outros projetos sobre o assunto para que as propostas fossem avaliadas como se fossem um único documento. A Comissão de Defesa do Consumidor levantou sete dessas propostas, apresentadas até 2001, e aprovou todas. Mas a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio rejeitou o pacote.

Quando a papelada voltou para a CCLJ, a análise (o voto) do relator, o deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), foi pela aprovação do projeto. Uma nova discussão surgiu e outro deputado, Fábio Trad (PMDB-MS), resolveu apresentar um voto em separado com um entendimento totalmente oposto.

O resultado foi que Fábio Trad ganhou a briga. O deputado do PMDB lembra que o Supremo Tribunal Federal (STF) diversas vezes considerou inconstitucionais leis semelhantes feitas por Estados e municípios, como o Recife.

A questão fundamental, explica o parlamentar em seu voto, é que há um choque entre esse tipo de proposta com o direito à propriedade, garantido pela Constituição Federal. E todos os dispositivos previstos no projeto de lei 2.889/1997, do deputado Chico Lopes, buscavam disciplinar a exploração econômica de bens privados.

Em nota distribuída à imprensa, a Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) considerou o desfecho do projeto de lei uma vitória. A entidade ainda aguarda o desfecho de sua briga jurídica com a prefeitura do Recife. O que há até agora são múltiplas decisões temporárias favoráveis à cobrança por clínicas, hospitais, laboratórios, empresariais, shoppings e faculdades.

No Recife, a polêmica envolve a lei 17.657/2010. Mesmo aprovada, a regra passou seis meses sem ser aplicada, até o início de junho, quando o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) passou a exigir seu cumprimento. Em pouco tempo, porém, veio a suspensão da lei, e uma briga que ainda segue no Judiciário.

Reseva do Paiva agora com imóveis para a classe média

Terceira etapa do empreendimento tem apartamentos cujo metro quadrado custa, em média, R$ 5 mil


Foto: Helia Scheppa/JC Imagem

A luxuosa Reserva do Paiva, conhecida como novo endereço da alta classe pernambucana, deixou de ser um espaço só para ricos. Não que tenha virado popular. Mas abriu espaço para a classe média alta e também para escritórios, lojas e serviços. Instalado no Cabo de Santo Agostinho, o Paiva tenta ganhar vida própria, com moradia, lazer e trabalho. Um dos grandes inconvenientes do complexo, hoje, é a distância de supermercados e serviços, por exemplo.


Os novos apartamentos são uma das frentes da terceira fase do Paiva, complexo turístico e imobiliário de R$ 2,5 bilhões da Odebrecht com os grupos Cornélio Brennand e Ricardo Brennand. Na nova fase, ele terá terá também um conjunto de shopping, empresariais, hotel e centro de convenções.


O primeiro condomínio do Paiva foi o Morada da Península, com 66 mansões e preços de até R$ 4 milhões. Para compensar a distância de lojas e serviços, essa primeira fase nasceu com facilidades como a figura do concierge, profissional que executa tarefas designadas pelos moradores, como fazer compras. Todas as mansões foram entregues ano passado.

A segunda fase do Paiva, o condomínio Vila dos Corais, ainda em obras, também teve preços milionários e serviços exclusivos. Mas a terceira etapa surpreendeu por não trazer apartamentos avaliados em milhões de reais. Na nova fase, o preço de entrada, R$ 533 mil, tem áreas a partir de 112 metros quadrados (m²), na média de endereços como a Avenida Beira-Rio, na Torre. Assim, o metro quadrado pode sair abaixo de R$ 5 mil.


“Os imóveis custam em média R$ 600 mil. Naturalmente, esse valor hoje abrange uma parcela interessante da população”, comenta o diretor de incorporação imobiliária da Odebrecht Realizações, Luís Henrique Valverde.
O novo residencial é o Terraço Laguna, com apartamentos de 112 a 198 m² e preços de até R$ 733 mil. Serão sete torres com oito pavimentos e 24 meses de obras. Segundo Valverde, mesmo na fase das mansões, 45% dos clientes optaram por financiamento. A expectativa é de que o percentual seja maior com os apartamentos.
Ao lado do residencial será erguido o Novo Mundo Empresarial, com hotel, centro de convenções, seis empresariais e o shopping a céu aberto, a grande novidade do Paiva.

“O Novo Mundo Empresarial será um marco de serviços para o morador”, comenta Valverde. Ao final de sua implantação, dentro de mais 13 ou 14 anos, o Paiva terá 48 mil pessoas, entre residentes e trabalhadores.
A terceira etapa é um investimento de R$ 450 milhões.



sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Wall Street enfrentará furacão Irene e vários indicadores

Na semana, o Dow Jones subiu 4,32%, encerrando a sexta-feira a 11.284,54 pontos


NOVA YORK - A Bolsa de Nova York, que ganhou na últimas sessões uma nova injeção de ânimo após um mês de crise, terá pela frente, na próxima semana, uma série de indicadores importantes e poderá ter seus negócios interrompidos na segunda-feira (29) devido à passagem do furacão Irene por Nova York.

A semana começará com a avaliação dos danos na costa leste dos Estados Unidos, por onde o furacão deve passar durante o fim de semana. O New York Stock Exchange, no entanto, disse que fará todo o possível para que o mercado opere normalmente.

Já na segunda-feira serão publicados os gastos com moradias (julho), assim como as perspectivas de vendas de moradias (agosto), e na terça-feira será publicado o índice de confiança dos consumidores.

Na quarta-feira, serão conhecidas as cifras da atividade industrial na região de Chicago (agosto) e os pedidos industriais (julho); enquanto que na quinta-feira serão divulgadas as cifras de produtividade do segundo trimestre, assim como o índice ISM da atividade industrial para agosto.

Por fim, na sexta-feira será publicado o índice ISM de serviços e as estatísticas oficiais de agosto sobre o emprego, principal dado da semana.

Segundo especialistas, há expectativa de continuidade de ganhos após o discurso desta sexta-feira do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), que fez previsões mais otimistas que as anteriores sobre o crescimento americano.

"Claro que ainda é muito cedo para nos alegrarmos, mas vemos claramente que a confiança do mercado está sendo reconstruída", disse Hugh Johnson, da Hugh Johnson Advisors.

Na semana, o Dow Jones subiu 4,32%, encerrando a sexta-feira a 11.284,54 pontos. O termômetro da tecnologia, Nasdaq, subiu 5,89%, a 2.479,85 pontos, e o índice ampliado Standard and Poor's 500 obteve alta de 4,74%, a 1.176,80 pontos.

"Nos demos conta de que talvez tenhamos exagerado sobre os riscos de uma recessão", disse Gregori Volokhine, de Meeschaert Capital Markets. "A baixa foi tão exagerada que é normal que se registrem altas e que haja uma estabilidade a níveis mais altos", completou.

Os investidores passaram a semana à espera do discurso desta sexta-feira de Bernanke e especulavam sobre o anúncio de novas medidas de incentivo econômico, principalmente após dados ruins sobre crescimento.

Para muitos dos operadores, Bernanke deixou uma mensagem clara de que é a favor da adoção de novas medidas monetárias para reativar a economia, principalmente por anunciar o aumento de um para dois dias sobre a duração da reunião do banco central de setembro. Segundo Bernanke, "as bases do crescimento" seguem presentes nos Estados Unidos.