sábado, 30 de julho de 2011

Marcelo Jeneci busca suas origens

Músico grava videoclipe na cidade onde nasceu


Entre os municípios de Bezerros e Bonito, uma pequena cidade atende pelo nome de Sairé. Foi lá que morou quando ainda era criança o cantor, compositor, sanfoneiro e tecladista Marcelo Jeneci e onde nasceu seu pai, Manoel. O local foi escolhido como cenário para a gravação do primeiro videoclipe do artista.
Desde a última segunda-feira até este sábado (30), o músico e sua equipe tornaram Sairé a protagonista do clipe da faixa Felicidade, parceria com o paraibano Chico César, que integra o álbum de estreia, Feito pra acabar. Além de resultar no videoclipe, o material gravado no local vai ainda gerar um minidocumentário que será veiculado pela MTV.


Inscrições abertas para o projeto O Solo do Outro

Selecionados vão criar espetáculos baseados na poética do coreógrafo Ivaldo Mendonça


Bailarinos e coreógrafos com mais de 18 anos e alguma experiência em dança contemporânea podem participar da seleção do projeto O Solo do Outro, promovido pelo Centro Apolo-Hermilo (da Prefeitura do Recife). O prazo termina no dia 5 de agosto. O tema deste ano é “Um em três: um pensamento de dança para três solos”.

As inscrições são gratuitas e realizadas no Centro Apolo-Hermilo (sala 3, com Izolda Barreto). Os candidatos precisam preencher uma ficha de inscrição e entregar um currículo resumido com dados sobre a formação e atividades na área de dança. Será feita uma análise de currículos e o grupo de pré-selecionados vai participar de uma aula com o próprio Ivaldo Mendonça antes da última etapa do processo seletivo (uma audição).

Inspirados na poética do coreógrafo Ivaldo Mendonça, e com a orientação do coordenador do projeto, Arnaldo Siqueira, os três selecionados vão criar solos de dança. A infraestrutura e o suporte financeiro são oferecidos pelo Centro Apolo-Hermilo da concepção à realização da temporada. O público poderá assistir a estes espetáculos em dezembro.

Copa do Mundo começa neste sábado com sorteio das eliminatórias

203 países se inscreveram para a Copa no Brasil



Dono da maior festa do futebol, a Copa do Mundo, o Brasil recebe o sorteio das Eliminatórias para o Mundial de 2014 na tarde deste sábado (30), na Marina da Glória, Rio de Janeiro, a partir das 15h. São 203 países inscritos, dos quais apenas 31 terão direito às vagas. Só quatro países - Butão, Brunei, Guam, Mauritânia - e o Brasil, por sediar o evento, não se inscreveram.

A festa definirá os grupos para a disputa nos seguintes continentes: Europa, Ásia, África, Oceania e Concacaf (Américas do Norte e Central. A América do Sul fica de fora, pois manterá o atual formato, onde todas as seleções se enfrentam em jogos de ida e volta.

» Governo com estande para divulgar Pernambuco

A Europa, com 53 países tem direito a mais vagas (13), o que representa 41,9% das seleções no torneio - levando em conta um total de 31 vagas, já que o anfitrião, no caso o Brasil, está automaticamente classificado. A disputa europeia tem os times divididos em nove grupos, sendo oito com seis seleções e um com cinco.

O ranking da Fifa serviu para a definição dos cabeças de chave: Espanha, Holanda, Alemanha, Itália, Inglaterra, Portugal, Noruega, Grécia e Croácia.

Os primeiros colocados de cada grupo estão classificados. Os oito melhores segundos fazem mata-matas para preencherem as quatro últimas vagas.

Na Ásia são 46 países. Os piores qualificados no ranking da Fifa já estão se enfrentando em partidas eliminatórias. Na fase seguinte, sobram 20 equipes, a serem divididas em cinco grupos de quatro. Os dois melhores de cada chave formam mais dois grupos, com os dois primeiros de cada um se classificando. Os terceiros se enfrentam em mata-mata para saber quem vai para a repescagem.

A África também tem 53 inscritos, com direito a cinco vagas diretas. As 24 piores serão sorteadas para se enfrentarem em mata-mata. Os 12 vencedores se junto aos 28 melhores ranqueados. Eles serão divididos em dez grupos de quatro. Os campeões de cada chave disputam as vagas em mata-matas.

REPESCAGEM - Um dia antes do sorteio das Eliminatórias, o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 realiza sorteio para definir os duelos da repescagem intercontinental. Nela jogarão as equipes que foram bem nas competições locais, mas que não conseguiram a classificação direta para o torneio. Apenas os países da Conmebol, Concacaf, AFC e OFC têm chances de participar dos jogos que definirão as últimas seleções na disputa da Copa de 2014. A Uefa possui a sua própria repescagem, enquanto a CAF classifica cinco seleções diretamente.

Na repescagem, as equipes fazem dois jogos, de ida e volta, em seus respectivos países. Classifica-se a equipe que sair vencedora em cada um dos duelos. Conseguir a vaga na repescagem nem sempre é sinônimo de insucesso em uma Copa do Mundo. Em 2010, por exemplo, o Uruguai foi uma das últimas seleções a garantir presença na África do Sul e terminou a competição em quarto lugar.

AUMENTO
- Os números impressionam. São três nações a mais do que nas prévias para a Copa da África do Sul (2010). Serão 824 jogos. O tempo de disputa é de dois anos e cinco meses. As primeiras partidas começaram a ser disputadas no dia 15 de junho deste ano e as últimas previstas para 19 de novembro de 2013. Ao longo da história foram disputados 5.630 partidas de eliminatórias. Elas começaram a ser disputadas para o Mundial de 1934, que teve a Itália como sede. O melhor retrospecto nos preliminares é da Alemanha, com apenas duas derrotas em 74 confrontos.

Convidado por Dilma, Pelé cutuca Ricardo Teixeira

Rei do futebol é convidado do governo federal no sorteio das Eliminatórias


Foto: ABr

RIO - A um dia do sorteio das Eliminatórias da Copa, primeiro grande evento que antecede o Mundial que será realizado no Brasil em 2014, as figuras mais representativas da organização demonstram que não se entendem. Nesta sexta-feira (29), na apresentação de Pelé como embaixador da Copa, as desavenças entre governo federal e CBF foram mais uma vez declaradas.

Ao lado de Pelé, o ministro do Esporte, Orlando Silva, disse que a presidente Dilma deseja que o Mundial tenha "a cara de Pelé". Na Copa da França, o Comitê Organizador Local (COL) ficou a cargo de Platini. Na Alemanha, com Beckenbauer. No Brasil, Pelé foi preterido, já que Ricardo Teixeira fez questão de assumir as rédeas. O posto de embaixador, dado a Pelé por Dilma, foi a forma encontrada de capitalizar a imagem do Rei do Futebol em prol do Mundial.

Em entrevista coletiva, Pelé mostrou-se chateado por não ter sido convidado por Teixeira para o sorteio das Eliminatórias, que acontecerão neste sábado, na Marina da Glória. "Só vou a uma festa se for convidado. Eu não vou na casa de ninguém se não for chamado", comentou. "A CBF tem um presidente e ele decide quem convida ou não. Se não me chamou, não vou."

No começo da semana, o presidente da CBF garantiu que Pelé havia sido convidado pela Fifa para participar do sorteio. O ex-craque vai estar na cerimônia, mas por interferência direta de Dilma. Mais tarde, o COL e a Fifa divulgaram nota parabenizando Pelé pelo cargo e revelando que, em abril, o ex-jogador foi convidado a ser uma das estrelas do sorteio. Por e-mail, teria recusado alegando outros compromissos. "O evento agora está completo", diz a nota.

Ainda em sua coletiva, Pelé foi perguntado sobre a discussão entre o presidente da CBF e um jornalista inglês, mais cedo, na Marina da Glória. Teixeira teria chamado o repórter de corrupto. "Isso não é bom para o Brasil. Infelizmente, as pessoas falam mais do que sabem. A controvérsia é desnecessária", lamentou Pelé. Depois, amenizou o discurso e fez questão de ressaltar que o presidente da CBF e do COL pode ter sido mal interpretado pela imprensa.

Estado avalia situação de 340 prédios-caixão

Projeto para solucionar problemas está sendo realizado com prefeituras e Caixa Econômica



Nos últimos 15 anos, dez prédios de alvenaria resistente, popularmente conhecidos como prédios-caixão, desabaram no Grande Recife, deixando 12 mortes. Atualmente, outros 125 estão interditados e 215 apresentam risco muito alto de desabamento. Diante desse quadro, o governo do Estado, as Prefeituras do Recife, Olinda, Paulista e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, e a Caixa Econômica Federal estão elaborando um projeto para tentar solucionar os problemas relacionados a este tipo de construção.

A princípio, 340 imóveis (153 no Recife, 107 em Olinda, 46 em Jaboatão e 34 em Paulista) serão analisados. De acordo com o secretário-executivo de planejamento e monitoramento da Secretaria das Cidades, Nelson Menezes, segunda-feira será feita a publicação do edital para escolha da empresa que ficará responsável pelos estudos técnicos de cada prédio. “O laudo detalhado desses 340 imóveis vai nos dar a noção do que está acontecendo ou aconteceu com essas edificações”, explicou o secretário. O valor estimado do projeto foi avaliado em R$ 10,848 milhões. O Estado entrará com 63% do valor e a Caixa com 23%.

A estimativa do Estado é que no início de 2012 o laudo técnico esteja finalizado e as soluções sejam apontadas. Entretanto, não há um posicionamento sobre quem ficará responsável pela execução do serviço. “Será feita uma nova rodada de conversas para saber quem vai arcar com a demolição ou recuperação dos prédios, se o município, o Estado, a seguradora ou os antigos proprietários ”, afirmou Menezes.

O engenheiro civil e coordenador do grupo para recuperação de prédios-caixão de Olinda, Eduardo Monteiro, explica que além dos laudos sobre as condições desse tipo de construção, o objetivo é providenciar o mais rápido possível a demolição dos prédios (quando necessário) para evitar primeiro o risco de desabamento, depois o perigo das ocupações irregulares. “Não existiam normas no momento em que foram levantados os edifícios. As construções foram erguidas de maneira empírica. Não havia amarrações nas edificações. Agora faremos um estudo desde a estrutura, passando pelo solo até a fundação”, afirmou o engenheiro.


sexta-feira, 29 de julho de 2011

Família quer participar de investigação sobre queda de avião da Noar

Parentes cobram que a Anac e o Cenipa elejam representante das vítimas para acompanhar as apurações


A família de Roberto Gonçalves, 60 anos, copiloto do avião da Noar Linhas Aéreas que caiu no Recife no último dia 13, vai solicitar nesta sexta-feira (29) à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) que elejam um representante dos familiares das 16 vítimas do voo 4896 para acompanhar as apurações do acidente. Segundo um dos irmãos de Roberto, o piloto Jairo Gonçalves, 50, o objetivo da iniciativa é dar transparência ao processo, evitando a boataria que ronda as investigações.

"Não estamos contestando a idoneidade do trabalho dos órgãos competentes. Queremos acompanhar o que está sendo feito porque toda hora surgem histórias diferentes por aí", ressalta Jairo. Segundo ele, a família, com várias pessoas ligadas à aviação, tem como prioridade descobrir as causas do acidente. As questões legais que definirão as indenizações concedidas aos familiares das vítimas serão examinadas posteriormente. "Não estamos com pressa, mas pretendemos nos articular com parentes de outros ocupantes do avião", afirmou.

Pouco mais de duas semanas após a tragédia, o Cenipa, que realiza a apuração técnica do acidente, com fins de prevenção, informou que as investigações ainda estão em andamento e não têm prazo definido para terminar, podendo levar o tempo que for necessário para esclarecer os fatos. Em nota emitida pelo Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o órgão garantiu que não houve a divulgação do áudio do registrador de voz, conhecido como caixa-preta. "O conteúdo divulgado hoje (ontem), por veículo de imprensa não é a transcrição do conteúdo daquele dispositivo", diz a nota. Segundo o Cenipa, as informações "devem ser preservadas pela investigação técnica e utilizadas exclusivamente para a prevenção de acidentes aeronáuticos" para estar de acordo com o Anexo 13 da Convenção de Chicago, da qual o Brasil é signatário.

Inspetores da Anac terminaram na última segunda-feira a auditoria realizada na companhia aérea Noar, iniciada no dia 17, quatro dias após o acidente. De acordo com a assessoria da agência, o relatório final contendo os resultados da análise deve ficar pronto e ser apresentado à imprensa na próxima semana. A Noar continua impedida de operar por tempo indeterminado.

Única responsável pela investigação criminal da queda do avião desde o dia 20, quando a Justiça Federal decidiu que a competência da apuração é de âmbito federal, a Polícia Federal em Pernambuco, aguarda a chegada de todas as respostas das solicitações enviadas aos órgãos envolvidos com o acidente, tais como Anac, Cenipa, Infraero, Noar e Polícia Civil, cujo inquérito realizado até o dia 20 ainda não chegou à sede da PF. "Temos apenas as cópias dos autos. O original ainda se encontra no Ministério Público Federal", informou o assessor de comunicação da PF, Giovani Santoro.

Pernambuco ganhará novo presídio em Tacaimbó

Estado liberou verbas para construir unidade no Agreste e comprar tornozeleiras para monitorar detentos





A Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres) anunciou a liberação de recursos do governo do Estado para dois projetos que vão contribuir para diminuir a superlotação do sistema carcerário de Pernambuco: a construção de um presídio para 600 detentos em Tacaimbó, no Agreste pernambucano, e a aquisição de duas mil tornozeleiras para monitoramento remoto de presos.

As obras do Presídio de Tacaimbó devem ser iniciadas em outubro. A construção utilizará pré-moldados e deve ficar pronta em seis meses. Com a inauguração da nova unidade, a situação crítica do Presídio Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, será minimizada.

"O governador Eduardo Campos assinou a liberação dos recursos e a construção será feita nos moldes dos novos presídios do Espírito Santo. A expectativa é inaugurar a unidade até março de 2012", afirmou o secretário-executivo de Ressocialização, Romero Ribeiro.

A população de Tacaimbó está dividida com relação à obra, orçada em R$ 25 milhões. O presídio ficará às margens da BR-232, num trecho localizado a três quilômetros da principal via de acesso ao município, que tem 12 mil habitantes.

As opiniões convergem com relação aos benefícios que o presídio pode trazer. Muitos acreditam que desde a fase de obras até quando a unidade estiver em funcionamento existirá uma grande oferta de empregos. No entanto, a questão da segurança é a mais polêmica.

Nos últimos três anos, Tacaimbó registrou seis casos de homicídio. Em 2008, foram dois assassinatos, o ano seguinte teve três casos e 2010, uma execução. A polícia indiciou os culpados em todas as ocasiões. No primeiro trimestre de 2011, a Secretaria de Defesa Social anotou um homicídio na cidade.

Em 2009, a Seres chegou a divulgar que os recursos para construção do presídio em Tacaimbó seriam do governo federal e que a unidade abrigaria 400 jovens de 18 a 24 anos. O dinheiro não chegou e o perfil do presídio também mudou. Agora, os recursos serão estaduais, não haverá limite de idade para os presos e a capacidade ganhou mais 200 vagas.

TORNOZELEIRA - Na próxima semana, a Seres inicia a fase de testes das tornozeleiras eletrônicas para monitoramento de presos. Inicialmente, 30 detentos do regime semiaberto vão utilizar os equipamentos para que a Gerência de Segurança da secretaria avalie a viabilidade dos aparelhos.

Caso o resultado dos testes seja positivo, o governo de Pernambuco irá aderir à licitação feita pelo governo de Rondônia para aquisição dos equipamentos. A expectativa é que duas mil tornozeleiras sejam ativadas no Estado.

"Queremos monitorar os presos dos regimes aberto e semiaberto e possibilitar ao Poder Judiciário a adoção da vigilância eletrônica para novos casos, como previsto na Lei 12.403 que entrou em vigor no início deste mês", concluiu o secretário-executivo, Romero Ribeiro.

Atualmente, o sistema carcerário de Pernambuco tem cerca de 23 mil detentos. A capacidade real, somando presídio, penitenciárias e cadeias públicas é de apenas oito mil vagas.

O Pacto pela Vida, programa de Segurança do governo do Estado, previa a construção de quatro novas unidades carcerárias até o fim de 2010, mas os projetos não saíram do papel. O único presídio concluído nos últimos quatro anos foi a Colônia Penal Feminina de Abreu e Lima, Grande Recife, obra iniciada em 2006.

terça-feira, 26 de julho de 2011

PERNAMBUCO LITERARIO:FAIXA INDEPENDENTE

Série Poetas e Prosadores Pernambucanos na TV Universitária


Domingos: 20:30

Reapresentação: Quartas: 19 horas

A série de documentários Poetas e Prosadores Pernambucanos terá exibição inédita em TV aberta a partir do dia 24/07/20011 na TV Universitária. A emissora inaugura, nessa data, um novo espaço denominado Faixa Independente, para exibição de conteúdos realizados por produtores independentes. Segundo o diretor de programação Luiz Lourenço, diferentemente do Curta Pernambuco que exibe produtos unitários de até 20 minutos, Faixa Independente será adequado para exibição de séries como Poetas e Prosadores, Releitura, Rodízio Cultural e Olaria Cultural.

Poetas e Prosadores Pernambucanos consta de seis documentários, cada um sobre a obra de um escritor pernambucano ou radicado no estado: Mundo Raimundo (Raimundo Carrero), A Luz de uma Mulher (Luzilá Gonçalves Ferreira), Bandeira de Ronaldo (Ronaldo Correia de Brito), Jornada de Sarmento (Lourdes Sarmento), Liêdo do Povo (Liêdo Maranhão). O documentário “Mudo Raimundo”, com Raimundo Carrero, foi escolhido para a estréia.

Documentários que integram a série já foram exibidos no cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Festival de Inverno de Garanhuns, no Cine Fliporto, no Conselho Estadual de Cultura, na Livraria Cultura, em Fortaleza, Salgueiro e Aliança. “Agora é a vez do grande público ver de perto o resultado do nosso trabalho e principalmente ter a oportunidade de mergulhar no universo encantador e envolvente de alguns dos nossos mais importantes escritores”. Revela Valdir Oliveira, autor e diretor da série, lembrando que "a literatura precisa ter mais visibilidade, não apenas entre os que consomem livros, mas também entre os que consomem cinema, televisão e outras formas de manifestação artística. O conceito trabalhado foi o da expressão do pensamento pelo próprio autor, em torno dos aspectos que contextualizam suas obras”.

Em 2008 a equipe de produção viajou cerca de três mil quilômetros pelas cidades de Salgueiro, Taquaritinga, Aliança, Garanhuns, Olinda, Cabo de Santo Agostinho e Recife. Entre as locações escolhidas para a gravação das cenas, estão as casas dos autores, o Mercado de São José, o Poço da Panela, o Rio Capibaribe, Calhetas, além de ambientes rurais e urbanos das cidades do interior. Em alguns momentos, os autores leem ou recitam trechos de suas obras. Em outros, seus textos são interpretados pelos atores Adriano Cabral, Arílson Lopes, Marília Mendes, Renata Phaelante e Valdir Oliveira.

A trilha sonora original foi composta por Henrique Macedo especialmente para a série. Músicos convidados executam as músicas em instrumentos como violino, violão, sax, flauta, sanfona e piano. Toda a composição foi inspirada e reproduz aspectos do trabalho de cada um dos escritores.

Fazem parte da equipe de Poetas e Prosadores Pernambucanos, além de Valdir Oliveira, Alba Azevedo, diretora de produção, Ilana Oliveira, produtora, Maria Pessoa, diretora de fotografia, Henrique Macedo, produtor musical e Rafael Sagátio, editor.

O projeto foi inscrito no segmento de literatura do edital de cultura (Funcutura), através da Fundação do Patrimônio Histórico e Cultural de Pernambuco (Fundarpe).

Outros projetos na Faixa Independente

A Faixa Independente da TVU terá 30 minutos de duração, sempre aos domingos, no horário das 20:30 e reprise nas quartas, 19 horas. Além de Poetas e Prosadores Pernambucanos, a série Releitura, dirigida por Hana Godoi, trás 12 programas também sobre literatura. Olaria Cultural consta de 5 programas sobre “patrimônios vivos de Pernambuco”, realizados também por Hana Godoy e Márcia Mansur. Já o Rodízio Cultural reúne 4 programas produzidos por alunos de Comunicação Social da UFPE. Para o diretor de programação da TV Universitária, Luiz Lourenço, trata-se de uma janela para a produção independente. “Esse é um papel de grande importância para a emissora , em sintonia com a política nacional de TV pública, preocupada em dar espaço aos diversos olhares sobre a cultura local.”


Poetas e Prosadores Pernambucanos

Valdir Oliveira (diretor) – 9251.3787

Alba Azevedo (diretora de produção – 88415775)

Faixa Independente

Luiz Lourenço - 34234000











PT estadual vive momento de especulação

Crescem rumores de que o ex-prefeito e deputado federal João Paulo pode deixar o partido


Em função do clima de acirramento político entre o prefeito João da Costa e o ex-prefeito e deputado federal João Paulo, que não foi amenizado apesar dos apelos feitos pelo ex-presidente Lula em sua passagem pelo Estado, na semana passada, crescem as especulações em torno de um possível desligamento de João Paulo do PT. A temperatura atingiu um grau tão elevado ontem que o ex-prefeito chegou a conversar, por telefone, com o presidente regional da legenda, o deputado federal Pedro Eugênio, sobre o assunto. João Paulo negou que esteja se preparando para sair do PT para se lançar candidato a prefeito em 2012. Atualmente, o candidato “natural” do PT é João da Costa, que pode se reeleger.

Oficialmente, João Paulo nega qualquer movimentação, ressaltando que pretende permanecer na Câmara dos Deputados. Nos bastidores, comenta-se que o ex-prefeito poderia desembarcar no PSB. Essa possibilidade teria sido tratada em duas ocasiões. Em uma reunião que ocorreu, semana passada, entre o ex-prefeito e a deputada federal Ana Arraes, mãe do governador Eduardo Campos (PSB), e em um encontro reservado mantido, quinta-feira (21), entre Lula e Eduardo. João Paulo e o governador descartaram.

O fato é que o PT segue dividido. A postulação de João da Costa não é consensual por conta da imagem negativa da gestão. No PT, hoje, existem três grupos: os que acreditam em uma reabilitação do prefeito; os que apoiam João da Costa mas duvidam desse reabilitação junto à opinião pública; e os que estão descontentes e preferem lançar outro nome. Alguns petistas falaram em reserva que estavam recebendo ligações do presidente da executiva do PT no Recife, Oscar Barreto, que pedia para eles assinarem um manifesto em prol de João da Costa. Pessoas próximas de João Paulo teriam sido sondadas.

O documento em defesa da reeleição do prefeito seria levado ao encontro do diretório nacional do PT, marcado para agosto, no Rio, quando os petistas irão traçar as estratégias para 2012. Contudo, Oscar Barreto disse ao JC que não está coordenando nenhum movimento nesse sentido, mesmo apoiando João da Costa. Enquanto as especulações sobre a saída de João Paulo cresciam, o prefeito cumpria a sua agenda administrativa. Ontem, tomou café da manhã com os motoristas da prefeitura que comemoravam o Dia de São Cristovão, padroeiro da categoria.

Gotan Project é a primeira atração confirmada na Mimo

Grupo argentino se apresenta na Praça do Carmo no dia 8 de setembro

A organização da 8º Mostra Internacional de Música em Olinda (Mimo), que acontece de 5 a 11 de setembro, confirmou a participação do trio Gotan Project no evento. As informações são da assessoria de imprensa. O grupo toca no dia 8 de setembro, no palco da Praça do Carmo. A apresentação faz parte da turnê latino-americana do trio, que também passa pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre (o show de Olinda é o único com entrada gratuita).

O Gotan Project mistura a música eletrônica com elementos do tango argentino. Em abril de 2010 a banda lançou seu terceiro álbum, Tango 3.0. O grupo é formado pelo francês Philippe Cohen Solal, o argentino radicado em Paris Eduardo Makaroff e o músico e programador suíço Christoph Muller.