sexta-feira, 2 de julho de 2010

Holanda vira 2º maior algoz do Brasil em Copas.

Curiosidades

Com a vitória desta sexta-feira, a Holanda passa a ser o segundo maior responsável pelas eliminações do Brasil na história da Copa do Mundo, atrás apenas da França. Pela segunda vez, os holandeses mandaram os brasileiros para casa em um Mundial e, assim como em 1974, a Seleção vestia a camisa azul, cor com que perdeu em apenas dois jogos.

Essas são apenas duas de uma lista de 10 curiosidades a respeito da queda brasileira no Mundial da África do Sul. Kaká, Lúcio e Felipe Melo são personagens que também participam da relação. Confira:

Holanda, o segundo maior algoz
Com a vitória desta sexta-feira, a Holanda se tornou o segundo maior algoz do Brasil na história das Copas. Em 1974, uma derrota diante dos holandeses já havia determinado a eliminação brasileira. Agora são duas quedas diante da equipe laranja. Mais que isso só a França, que eliminou a Seleção em 1986, 98 e 2006.

A maldição dos 2 a 1
Essa foi apenas a terceira vez que o Brasil foi derrotado em um jogo de Copa do Mundo realizado fora da Europa. As outras haviam sido contra o Uruguai, em 1950, e contra a Iugoslávia, em 1930. Todas foram pelo mesmo placar: 2 a 1.

Em Copas, tudo igual
A vitória de 2010 igualou o placar de brasileiros e holandeses em Copas do Mundo: agora está 2 a 2. Somente França e Noruega têm mais triunfos que derrotas diante do Brasil em Mundiais.

Uma virada improvável
O Brasil só havia sofrido duas viradas na história das Copas do Mundo. As outras foram contra o Uruguai, em 1950, e contra a Noruega, na fase de grupos do Mundial 1998. Esse também foi apenas a o terceiro triunfo de virada nesta Copa: as outras haviam sido em Grécia x Nigéria e Camarões x Dinamarca.

De novo vestindo azul
Assim como em 1974, o Brasil vestia azul e foi eliminado pela Holanda: foi apenas a segunda derrota brasileira com a cor em Copas do Mundo. Além disso, são sete vitórias e dois empates. Em 94, também de azul, os brasileiros eliminaram os holandeses nas mesmas quartas de final.

Campeão de expulsões
O cartão vermelho de Felipe Melo não serviu apenas para prejudicar as ambições dos brasileiros na Copa do Mundo. O Brasil se tornou o país com mais expulsões na história dos Mundiais: 12 no total.

Camisa 10 que passa em branco
Kaká se tornou o quarto camisa 10 brasileiro a não marcar gol em Copas. Antes dele, só Silas (90), Zico (86) e Rivelino (78). Nos quatro primeiros mundiais da história, os jogadores não atuavam com números às costas.

O primeiro gol contra
Nunca antes na história das Copas o Brasil havia sido vazado por um gol contra. Felipe Melo foi o primeiro.

O recorde de Lúcio
Lúcio se igualou a Roberto Carlos e chegou a 17 jogos em Copa do Mundo. Se o Brasil tivesse vencido, provavelmente chegaria a 19, ultrapassando Taffarel, Ronaldo e Dunga, que têm 18. Cafu é o líder com 20 participações.

Atrás da ArgentinaEsta será a sétima vez em 19 Copas que argentinos terminarão à frente dos brasileiros, o que não acontece desde 1990. Mesmo se o time de Maradona for eliminado pela Alemanha, ficará em melhor posição que o Brasil por conta da campanha na primeira fase. Isso ocorreu nos seguintes Mundiais: 1930, 34, 66, 78, 86 e 90.

A estrela de Sneijder
Sneijder marcou o gol da vitória nos dois jogos holandeses neste mata-mata na Copa. O meia, aliás, se tornou o primeiro jogador da Holanda a marcar em jogos consecutivos de um Mundial desde Kluivert, em 98, contra Argentina e Brasil.


Monterrey entra em colapso após passagem de furacão Alex


Monterrey, a terceira maior cidade do México, entrou em colapso por causa das chuvas causadas na quarta e quinta-feira pelo furacão Alex que abateu a região noroeste do país. Estas foram as chuvas mais intensas da história da cidade, superando inclusive as do devastador furacão "Gilberto" de 1988. A zona metropolitana de Monterrey, com 3,8 milhões de habitantes, e municípios próximos estão "colapsados", reconheceu nesta sexta-feira Rodrigo Medina, governador do estado de Nuevo León, em um reunião de avaliação liderada pelo presidente do México Felipe Calderón.
Até o momento, 7 mil pessoas foram evacuadas, 230 mil fora afetadas pela falta de água potável e 140 mil por cortes da energia elétrica. Mais de um milhão de alunos do ensino fundamental e secundário ficaram sem aulas no estado desde quarta-feira, e 25 mil trabalhadores não puderam sair de casa em Monterrey. Medina disse que mais de 60 pontes foram danificados e quatro na área metropolitana de Monterrey terão que ser reconstruídas. Em um só dia choveram 400 em frente aos 300 mm do furacão "Gilberto" de 1988, com categoria cinco, que ocasionou a morte de282 pessoas.