segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lula diz que países fariam escândalo com vazamento de petróleo no Brasil

Lula vistoria caminhão em feira no Rio de JaneiroLula vistoria caminhão em feira no Rio de Janeiro


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez críticas nesta segunda-feira (31) às ações de combate ao vazamento de petróleo no Golfo do México e afirmou que problema semelhante no Brasil seria motivo para um escândalo internacional. "Os grandes não sabem parar o vazamento. Acho engraçado, se fosse a Petrobrás, na Baía de Guanabara, seria um escândalo o que o mundo desenvolvido faria contra nós", disse.

A declaração de Lula sobre o desastre ambiental foi motivo de aplausos da plateia que participa da abertura do Michelin Challenge Bibendum no Riocentro, no Rio de janeiro.
saiba mais

* Nova operação contra vazamento de óleo começará em breve, dizem EUA

Em seu discurso, Lula criticou ainda os países ricos dizendo que o Brasil mostrou ao mundo, "humildemente", como se faz política econômica com seriedade. "O Brasil aprendeu que o que acontece no mundo hoje é de uma irresponsabilidade muito grande. O mercado não é Deus e o estado não é o diabo. Aprendemos que se os dois funcionarem bem juntos é um tanto melhor", disse. "No Brasil, não vacilamos", disse.

O presidente ainda defendeu o biodiesel como importante matriz energética do país e disse que vai incentivar a produção de combustível a partir da palma do dendê. "Além de fornecer combustível, vai dar para recuperar uma área degradada de mais de 30 milhões de hectares no Pará", disse.

Renovação da frota
O evento do qual o presidente participou apresenta uma série de soluções para mobilidade rodoviária sustentável como veículos que usam energia limpa. O presidente defendeu a renovação da frota brasileira. Lula chegou ao pavilhão da abertura da feira em um ônibus movido a hidrogênio desenvolvido pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe/UFRJ, apontado como oção de transporte sustentável para o Rio na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

Segundo Lula, há algum tempo o Brasil tomou consciência de que era preciso renovar sua frota de automóveis, que segundo ele, tinha a idade média avançada. Ele destacou que essa renovação ocorrida nos últimos anos aumentou o nível de emprego e ajudou na redução da emissão de gases do efeito estufa. "Hoje, praticamente 100% dos carros produzidos no país são flex fuel, sendo que 60% da preferência dos motoristas desses carros é pelo etanol na hora de encher o tanque. Isso reafirma o etanol como importante matriz energética brasileira", disse.

O presidente afirmou ainda que houve renovação da frota de caminhões e tratores. Ele lembrou que foram realizados avanços no programa de financiamento para prefeituras para que tenham possibilidade de renovar sua frota de ônibus. "Temos ônibus com mais de 20 anos de uso rodando, ou seja, não só poluindo, mas colocando a vida das pessoas em risco. Vamos aumentar a produção para atender não só o Brasil mas a América do Sul, a América Latina e o continente africano", disse.


Fonte: G1

terça-feira, 25 de maio de 2010

Ficha Limpa como início da reforma política

Tema foi consenso em debate com participação com participação de representantes de 10 partidos que defenderam o financiamento público de campanha

O projeto Ficha Limpa deve ser parte de uma reforma política mais ampla que inclua o financiamento público de campanhas. Este foi o principal consenso entre os representantes de dez partidos políticos paulistas com assento na Câmara que participaram de debate no Estado na sexta-feira, 21. Ouça o debate na íntegraO encontro discutiu o Ficha Limpa e sua aplicação prática já para as eleições de outubro.

O projeto – aprovado na semana passada pelo Senado – foi enviado para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que deve ocorrer nos próximos dias.Outro tema que dominou o debate foi a possibilidade de haver um compromisso dos pré-candidatos à Presidência em fazer uma reforma política logo no início do governo. "Vamos levar este compromisso ao nosso pré-candidato José Serra (PSDB)", afirmou o presidente do PPS, Roberto Freire. O deputado Carlos Sampaio, do PSDB, disse não ter dúvidas de que o tucano levará adiante a proposta. O presidente do PT estadual, Edinho Silva, afirmou que a reforma política também é uma prioridade da pré-candidata Dilma Rousseff (PT), assim como a tributária.

"É necessário, entretanto, que a sociedade seja mobilizada nesse sentido", ponderou.A secretária executiva do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, já havia dito ao Estado em entrevista há 15 dias que a reforma política será a nova luta das 44 entidades – entre as quais a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – que fizeram o Ficha Limpa ."Caso o Congresso não faça a reforma, esse será o próximo tema de uma lei de iniciativa popular", assegurou. O MCCE já aprovou, além do Ficha Limpa, a Lei 9.840, que pune venda de votos e foi responsável pela cassação de 600 políticos desde 2002.Dúvidas. Embora a reforma política seja vista como um tema fundamental para debate no Congresso, os discursos demonstraram que não há consenso sobre como ela deve ser.O financiamento público de campanhas com a criminalização do financiamento privado parece ser a única questão consensual. Praticamente todos os representantes dos partidos disseram considerar que o financiamento privado das campanhas é a maior fonte de corrupção do Legislativo brasileiro."A empresa que financiou o candidato, depois vai colocar argolas e dizer o que o parlamentar deve fazer.

O financiamento público garante autonomia ao deputado", defendeu Ivan Valente, do PSOL. O ex-senador Roberto Freire concordou com o deputado. "Até por uma questão numérica o financiamento público é melhor. Hoje são milhares de candidatos para a Justiça fiscalizar. Com financiamento público, serão apenas 30 partidos", afirmou. "Claro que pode haver caixa 2, mas o controle é maior."Dúvidas. De resto, há dúvidas sobre votação em lista ou distrital e até mesmo sobre a forma de se fazer a reforma política, se com o Congresso atual ou por meio de Constituinte exclusiva. "Não há consenso nem nas legendas sobre o tema. O deputado do nosso partido, Ronaldo Caiado, um ardoroso defensor do financiamento público, apresentou a proposta, que não seguiu adiante. Mas nem ele próprio ou suas ideias são consenso no partido. Afinal, qual reforma queremos?", questionou o deputado paulista Guilherme Campos, do DEM.

Representante do PMDB, o advogado Ricardo Vita Porto resumiu discordâncias sobre o assunto. "Voto em lista tira a liberdade de escolha do eleitor. O financiamento público, por sua vez, não impede o privado. O ideal é o voto distrital", argumentou. Constituinte. Pedro Bigardi, do PC do B, disse que o tema é controverso: "Há enorme conjunto de polêmicas." Marco Antonio Mroz, representante do PV, defendeu uma Constituinte exclusiva para tratar da reforma. "Com esse grau de contaminação que o atual Congresso tem, não dá para se discutir a reforma", disse. O tucano Carlos Sampaio também apontou questões polêmicas no financiamento público. "Há uma visão dúbia sobre o assunto.

A sociedade pode ficar indignada porque pode considerar que pagará (as campanhas), mas continuará existindo o (financiamento) privado, como imaginam alguns mais céticos."Fórum. Edinho Silva, do PT, sugeriu que o Estado organize um fórum permanente dos partidos para discutir a reforma política. "O Estado, que demonstrou liderança em todo o processo do Ficha Limpa, assim como a Rádio Eldorado, poderia usar sua força para levar adiante essa proposta".

quarta-feira, 5 de maio de 2010

No destino profissional o sucesso é genético?

Entre homens e mulheres o que pode determinar o fator sucesso vem ele apenas de aptidões e predisposição ao desenvolvimento durante a vida ou advém da genética do ser humano. É o que explica a autora do recém-lançado O Paradoxo Sexual (Editora Best-Seller), a psicóloga canadense Susan Pinker, coloca pimenta na tradicional discussão da guerra dos sexos. Para ela, a disparidade entre os gêneros pode ser explicada a partir de fatores biológicos: por ter hormônios e genes diferentes, homens e mulheres fazem escolhas diferentes na carreira. De acordo com o livro, se elas não chegam ao topo não é apenas por preconceito ou falta de oportunidades oferecidas pela empresa.

O organismo, afirma Susan, também influi no destino profissional. "A genética pode orientar as decisões de carreira de qualquer pessoa", diz. “Um jogador de basquete pode ter decidido entrar nessa profissão por causa de sua estrutura corporal. Minha proposta é usar a biologia como ponto de partida para analisar também as diferenças de gênero”, escreve Susan.

Munida de pesquisas científicas e anos de experiência clínica, a psicóloga afirma que, por terem conexões cerebrais e hormônios distintos, os homens são mais propensos à rivalidade e a atividades que envolvam sistemas padronizados (como a engenharia e elas predispostas a ter empatia e sensibilidade e a trabalhar em áreas que estimulem a linguagem e o cuidado com o próximo.

“É por isso que profissões como recursos humanos e comunicação atraem mais mulheres”, afirma a autora. Mas ela alerta: os comportamentos padrões podem variar de acordo com a personalidade de cada um. “É claro que os traços individuais e o ambiente influenciam muito.”

De acordo com Susan, os cargos de alta chefia atraem hoje mais os homens do que as mulheres porque eles desenvolvem melhor as conexões cerebrais que estimulam a competitividade — característica importante para quem quer subir até a presidência. Apenas 3% das 500 maiores empresas americanas, segundo a revista Fortune, possuem mulheres na alta liderança. Educação financeira para as crianças A BM&F Bovespa acaba de lançar o programa Turma da Bolsa, que é composto por seis personagens que estão presentes nas atividades e brincadeiras oferecidas no site www.turmadabolsa.com.br. O sucesso do portal é a dupla “O Porco e o Magro”. O Magro é um personagem que segue as orientações do porquinho rosa, que é um especialista em economia e tem a missão de ajudar o amigo a adotar um comportamento financeiro saudável. Estágio para curso de engenharia paga mais O ranking dos melhores salários pagos para estagiários é encabeçado por engenharia, pelo terceiro ano consecutivo, segundo levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágio (Nube). Ainda na faculdade, o futuro engenheiro recebe por volta de R$ 1.022,30, seguido de estudantes de relações internacionais que ganham, em média, R$ 1.008,38. Economia fica na terceira colocação com R$ 999,27.
Fim do IPI reduzido ocasiona queda nas vendas
O fim do benefício do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para carros e eletrodomésticos afetou as vendas em abril. O indicador de atividade do comércio medido pela consultoria Serasa Experian apresentou queda de 1,3% no mês passado, na comparação com o mês anterior. O setor de veículos, motos e peças foi o que mais sentiu a desaceleração nos negócios. Em abril, o movimento recuou 8,9%, como resultado direto do término das desonerações de impostos sobre carros e motocicletas, desde 31 de março.




UE diz que Espanha não precisa de socorro financeiro

Os temores de que a Espanha se veria forçada a pedir ajuda ao FMI derrubaram a Bolsa de Madri, que fechou com queda de 5,41%, apesar do premiê espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, ter afirmado publicamente que a idéia era uma "absoluta loucura". O comissário de Assuntos Econômicos da UE (União Européia), Olli Rehn, ao rebater os rumores fez declarações ao ser questionado em Bruxelas (Bélgica) sobre o boato espalhado de que Madri estava a ponto de pedir um grande empréstimo ao FMI (Fundo Monetário Internacional), porém afirmou que a Espanha não precisa de nenhum tipo de ajuda financeira externa para enfrentar os desequilíbrios orçamentários.




Cesta básica fica mais cara
Segundo o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) a cesta básica ficou mais cara em 16 das 17 capitais. O aumento da cesta básica refletiu principalmente a alta de produtos como o leite - que subiu em 16 capitais -, do tomate - também com alta em 16 capitais - e do feijão - que teve aumento em 15 das cidades pesquisadas. O maior valor em reais, no entanto, foi o registrado em Porto Alegre (RS), R$ 268,72 - o que representa um aumento de 4,53% no mês passado. Levando em conta esse valor, o menor salário pago no país deveria ter sido, em abril, de R$ 2.257,52, ou 4,42 vezes o valor atual do mínimo e é quase R$ 100 maior que o valor registrado para março (R$ 2.159,65). O salário mínimo, pela Constituição do Brasil, deveria suprir as despesas de um trabalhador e sua família com alimentação, moradia, saúde, educação, vestuário, higiene, transporte, lazer e previdência.

domingo, 2 de maio de 2010



O dom da comédia a arte em Chaplin


Charles Spencer Chaplin

Com apenas 7 sete anos, Charles Chaplin foi levado em uma carroça até um orfanato, iniciando a angustiante fase em que viveu separado da mãe Hannah e do meio-irmão mais velho Sydney. Aquele trajeto percorrido em 1896 foi tão marcante que, anos depois, já aclamado como um dos maiores comediantes da história do cinema, Chaplin inspirou-se na lembrança para a criação de cenas clássicas de seus filmes. Segundo o psicanalista e escritor americano Stephen Weissman mesmo hoje em favelas do Rio, nos bairros de Los Angeles ou nas favelas de Mumbai e Soweto, há crianças emocionalmente resistentes como Charlie Chaplin. Como psicanalista, as histórias de crianças carentes incrivelmente dotadas que, de alguma maneira, conseguem sobreviver às adversidades, evitando o papel de vítimas e crescendo para se tornar adultos de sucesso, que conquistam o que querem. Criado em meio a uma pobreza dickensiana no fim do século 19, Chaplin perdeu a mãe para a loucura e o pai para o alcoolismo. Às vezes dormia nas ruas e, com fome, buscava comida na lata do lixo. Durante um período de 18 meses que passou em um orfanato, quando tinha 7 anos, Charlie lidou com seu medo e solidão interpretando papéis em um mundo de fantasia no qual ele já era "o maior ator do mundo". O livro foi escrito para tentar descobrir como uma criança de imaginação incrível conseguiu levar à vida adulta e adaptar a ela aquele sonho acordado da infância. Chaplin literalmente foi da pobreza ao status de mais famoso ser humano de todo o mundo. Ou, como um resenhista do livro colocou, "Chaplin não era apenas grande, era gigantesco. Em 1915, ele irrompeu em um mundo marcado pela guerra oferecendo o dom da comédia, do riso e do alívio. Ao longo dos próximos 25 anos, durante a Grande Depressão e a ascensão de Hitler, continuou seu trabalho. É difícil que outro indivíduo tenha dado tanto entretenimento, prazer e alívio para os homens quando eles mais precisaram”, completa o psicanalista americano Stephen Weissman, que estudou durante anos a vida e obra do comediante para escrever Chaplin - Uma Vida (tradução Alex Martins, 322 páginas, R$ 44,90), lançado agora pela Larousse do Brasil.


Os melhores no Enade terão bolsas de pós-graduação.

Agora o MEC, Ministério da Educação vai conceder bolsas de estudos em cursos de pós-graduação para estudantes universitários concluintes que apresentaram as melhores notas em cada curso do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 2007 e 2008. A medida foi publicada no Diário Oficial da União. O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, por meio da Diretoria de Avaliação da Educação Superior, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, será responsável pela implementação das bolsas de estudo. O prazo estabelecido foi de 12 meses para o ingresso dos estudantes em programas de pós-graduação. Para ter direito ao benefício, o estudante concluinte deverá apresentar ao Programa de Pós-graduação no qual foi selecionado, cópia do Boletim de Desempenho do estudante emitido pelo Inep, para que esse solicite a implementação da bolsa de estudos. As bolsas terão prazo máximo de duração de 24 (vinte e quatro) meses para o mestrado e de 48 (quarenta e oito) para o doutorado.




MEC prevê Banda larga em 92% das escolas no Brasil em 2010.
Carlos Bielshowsky, secretário de Educação à Distância do Ministério da Educação (MEC), disse que até o final deste ano 92% das escolas brasileiras terão acesso à internet. Ele apresentou as ações do governo brasileiro para promover o acesso à inclusão digital e a capacitação de professores na área de tecnologia durante a Conferência Internacional - O Impacto das Tecnologias da Informação e da Comunicação na Educação. "Fizemos um acordo com as operadoras de banda larga e até o final do ano 92% das escolas brasileiras terão acesso à internet, isto significa a inclusão digital de cerca de 35 milhões estudantes", afirma Bielshowsky.Segundo o secretário, o trabalho desenvolvido pelo MEC busca a "alfabetização digital de professores e alunos, além de estimular a autonomia dos estudantes na formação do conhecimento através dos laboratórios de informática e de promover novas estratégias pedagógicas com o uso de conteúdos digitais na sala de aula."Queremos tornar a sala de aula menos aborrecida, mais atraente. Até o momento, implantamos laboratórios em 42.688 instituições, mas é idiotice fazer isso sem capacitar o professor e é isto que estamos fazendo. “Em 2009 capacitamos 332.184 professores e faremos mais este ano”, destaca.

Pesquisa mostra que alunos melhoraram em Português e Matemática.

Através de Dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), alunos, pais e professores de todo o país já podem comemorar. Pois a pesquisa prova e avalia bienalmente estudantes em língua portuguesa e matemática, mostrando que o desempenho de alunos nestas duas disciplinas vem melhorando consideravelmente desde o ano de 2003. O aumento das médias quebra uma tendência de queda que vinha desde 1995, ano a partir do qual as médias do Saeb são comparáveis. Os melhores números foram registrados em 2007. Segundo a pesquisa, em 2001, as crianças obtiveram as piores notas de toda a série registrada para a quarta série: 178,99 em matemática e 168,34 em língua portuguesa. Mas, em 2003, na primeira etapa do ensino fundamental, o cenário começou a mudar. A média em Língua Portuguesa aumentou para 173,13, no biênio. Desde então, edição após edição, os resultados nessa disciplina só têm melhorado. Em 2005, os estudantes atingiram a média de 175,52 e, em 2007, obtiveram 175,77. Em Matemática, o resultado também tem sido positivo. Em 2003, os estudantes da quarta série obtiveram média de 180,65 e, nas edições seguintes da prova a melhora foi constante. A nota obtida em 2005 foi igual a 185,66 e, em 2007, 193,48, a maior já registrada em toda a série histórica da prova de matemática.

Presidente da UNE diz que a reconstrução da sede é uma “reparação à democracia”

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Augusto Chagas, disse esta semana que a reconstrução da sede da entidade, destruída durante o regime militar, representa uma reparação à democracia brasileira. O prédio fica situado na Praia do Flamengo no rio de janeiro. Com isso, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), do Senado aprovou o projeto para a reconstrução da sede da UNE. Os próximos passos são a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e a sanção do presidente da República. “Várias gerações lutaram por isso, a reconstrução da sede. A medida mostra respeito à instituição e ao que ela representa. Após 36 anos de espera, é uma reparação da historia estudantil e uma honra em nome dos que lutaram pela democracia.